Sexta 26 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº 024

CONTATO [email protected]

Nacional

Contra sanguessugas, demagogia eleitoral e demissões em massa

Os trabalhadores precisam responder à altura

A crise política nacional é grave. Num estado, Rondônia, chegou a tal ponto que dos 24 deputados, 23 estão sendo cassados, além das acusações que envolvem o poder executivo e poder judiciário.

Frente à guerra do Oriente Médio

Mais uma vez Lula faz de tudo para não desagradar seu “patrão” EUA

Por: Simone Ishibashi A ofensiva criminosa que o estado terrorista de Israel executou no último mês sobre o Líbano com o patrocínio do imperialismo norte-americano, custou a vida de 1,1 mil libaneses, dentre os quais 1 mil civis.

Assembléia Constituinte Exclusiva: uma manobra de Lula para lavar as mãos

Por: Thiago Flamé Quando Lula afirmou, no dia 02/08, que vê com simpatia a instalação de uma Assembléia Nacional Constituinte Exclusiva para a votação da tão discutida “reforma política”, não fez menos que assumir o tamanho da crise política que afeta as instituições do regime brasileiro, em especial o Congresso Nacional. E o que quer dizer crise política?

A “democracia” dos mensaleiros e dos sanguessugas

Por: Domenico Moreti Manchete em todos os jornais, a corrupção se alastra pelo país e mostra a única face da democracia existente sob o capitalismo. Enquanto o conjunto dos trabalhadores e o povo pobre do país padecem com o desemprego estrutural, com saúde, educação e transporte precários, do Congresso Nacional saem rios de dinheiro para o bolso dos políticos burgueses.

O fenômeno Heloísa Helena

Por: Thiago Flamé Com mais de 10% das intenções voto, Heloísa Helena está se colocando como a terceira candidata “real” na disputa pela presidência da república. Não tem chances de ganhar, porém é significativo que num estado tão importante como o Rio de Janeiro esteja acima do candidato tucano nas pesquisas de intenção de voto.

Chamamos a apoiar a candidatura de Mara do Hip Hop uma jovem mulher negra revolucionária!

Um primeiro passo importante dado pela companheira Mara foi o de “Rechaçar o apoio de Garotinho e de qualquer outro burguês” à candidatura de Heloísa Helena em sua nota pública.

Uma crítica ao Manifesto da Frente de Esquerda

Por: Daniel Matos , Thiago Flamé No dia 25 de julho a Frente de Esquerda formada entre o PSOL, o PSTU e o PCB publicaram um Manifesto chamado “Por uma alternativa para o Brasil”, no qual expõem as bases do acordo que possibilitaram o bloco eleitoral entre estes três partidos.

PSTU: as palavras e os fatos

Por: Thiago Flamé Nas últimas edições do seu jornal, o “Opinião Socialista”, o PSTU começou a criticar muito corretamente a política e a estratégia de Heloísa Helena. Na maioria das vezes temos pouco a acrescentar às posições do PSTU, que coincidem em grande medida com o que também estamos escrevendo em nossos materiais. Porém, como dizia Lênin, os trabalhadores não devem acreditar nas palavras, somente nos (...)

Movimento Operário

Greve do Metrô contra a privatização da Linha 4

Uma greve política que pára a cidade e faz a patronal tremer

Por: Jaime Caribé Em protesto contra a privatização da Linha 4, metroviários de São Paulo paralisam o metrô deixando a cidade congestionada de automóveis e sem alternativas para aliviar o transporte, o que mostra a falência do modelo de transporte privatizado e a falta e investimentos dos governos nesse serviço essencial.

Alguns efeitos da privatização da Linha 4 do Metrô

O governo do Estado investirá mais de US$ 922 milhões, ou acima de 73% dos recursos. A iniciativa privada investirá menos de US$ 340 milhões, ou abaixo de 27% do total.

Varig

Manifesto dos Trabalhadores da Varig em defesa do emprego e dos direitos

Durante mais de três meses acreditando em uma falsa promessa de que tudo se resolveria a partir da venda da empresa, nos submetemos aos maiores sacrifícios, trabalhamos sem salários, sem benefícios, e sob imensa pressão...

Carta aos companheiros metroviários, ao nosso sindicato e aos trabalhadores brasileiros

As condições de trabalho se deterioram na manutenção do metrô: faltam mecânicos, ajudantes e eletricistas. O número de estações aumenta mas não aumenta o número de trens, fazendo com que a manutenção preventiva tenha menos tempo para trabalhar.

Varig

Lutemos em defesa dos trabalhadores da Varig

Como já era de se esperar, a venda da Varig se transformou em um verdadeiro drama para os trabalhadores e suas famílias. Tanto para a maioria dos 6 mil que foram sumariamente demitidos, quanto para os cerca de 2 mil que continuam tirando as aeronaves do solo, e que vivem da promessa de que serão recontratados pela marca "Nova Varig".

Varig

Nota sobre ato dos trabalhadores da Varig

Hoje foi realizado um importante ato que contou com cerca de 300 trabalhadores da Varig nos arredores e dentro do aeroporto de Congonhas, SP. Dada a situação da categoria, pouca divulgação e dificuldade de locomoção – greve dos metroviários - , contou com um bom número de presentes.

Relato da importante conquista de um organismo de democracia de base dos trabalhadores da USP

Um pequeno exemplo para a Conlutas e seus sindicatos

Por: Marcelo (Pablito) Santos, diretor do Sintusp A partir das lutas políticas travadas no Congresso Nacional dos Trabalhadores (CONAT) que reuniu cerca de 2,5 mil delegados sindicais de todo o país e formalizou a criação da Conlutas em maio de 2006; a partir das resoluções mais progressivas que foram aprovadas no IV Congresso de trabalhadores da USP em março deste mesmo ano.

Juventude

O Movimento Estudantil combativo frente às Eleições

Por: Rafael Del Milhões de trabalhadores e estudantes estão recebendo em suas casas doses cavalares de campanha. A grande mídia publica diariamente notícias a respeito da corrida eleitoral.

Entrevista

Ataque à educação no ensino municipal da Zona Oeste de São Paulo

"No último período nós estudantes do programa de educação de Jovens e Adultos estamos sofrendo com o fechamento de salas de aula. Isso implica tanto na diminuição do número de vagas oferecidas, como na piora da qualidade do ensino."

Internacional

Resolução 1701 da ONU: Um salva-vidas para o Estado Sionista

O primeiro fracasso militar de Israel em sua história

Por: Juan Chingo Em 14 de agosto o líder de Hezbollah, Hassan Nasrallah, declarou que essa milícia obteve uma "vitória estratégica" no conflito com Israel. "Saímos vitoriosos de uma batalha, enquanto o inimigo se viu imerso em debilidades", alegou pelo Al-Manar, canal do Hezbollah.

Cresce o descontentamento no México

O resultado das eleições presidenciais de 2/7 abriu um cenário de crise e polarização política no México. Isto se deu após a fraude eleitoral no mês passado, que declarou vencedor com uma margem ínfima de vantagem o candidato Felipe Calderón, que disputava com Andrés Manuel Lopez Obrador (AMLO).

Milhares marcham em Oaxaca contra a repressão

O conflito que começou em maio por demandas econômicas dos professores da Seção 22 do SNTE (Sindicato Nacional de Trabalhadores da Educação), rapidamente ganhou apoio do povo de Oaxaca produto da crise social e política, dando lugar à Assembléia Popular de Oaxaca (APPO) que aglutina o descontentamento contra o governo repressor de Ulises Ruiz do PRI.

Frente à ameaça de restauração capitalista defender Cuba e as conquistas da revolução

Por: Guto Rivera Assim como fazem no Iraque e no Oriente Médio, a receita de “liberdade” do Tio Sam é na verdade um plano contra-revolucionário. O objetivo é restaurar o capitalismo em Cuba.

Partido

Extrato de texto da Liga Comunista Internacionalista escrito em 1934

Ao Proletariado

A hora política atual é a da feira eleitoralista mais vergonhosa. Os partidos burgueses se arregimentam; os jornais, o rádio, o clero, tudo é comprado e mobilizado pela burguesia para fazer propaganda dos candidatos burgueses às próximas eleições e mistificar as massas trabalhadoras.

Sobre as origens do movimento trotskista no Brasil

Entre os anos de 1929 e 1940, a organização trotskista politicamente mais forte na América Latina é a do Brasil. Os pioneiros do trotskismo no Brasil, apesar de poucos, tinham uma forte capacidade intelectual, audácia política e expressiva inserção na classe operária.

Cultura

Zuzu Angel

Histórias do passado, interesses do presente

Por: Rodrigo Manne Stuart Angel Jones, ainda jovem, se tornou militante do MR-8, um grupo da esquerda que, saído do PCB, fazia guerrilha urbana contra a ditadura militar brasileira.