Sexta 19 de Abril de 2024

Crise no governo

Aprovação do governo Dilma despenca, mas do Congresso também

19 Mar 2015 | Três dias após as manifestações massivas contra a corrupção e contra o governo Dilma, saiu uma nova pesquisa de avaliação da reprovação do governo Dilma e do Congresso.

Cai o primeiro ministro do governo Dilma

19 Mar 2015 | Em meio à crise política caiu o primeiro ministro no governo Dilma. Cid Gomes foi demitido após controvérsia com o parlamento. Notório inimigo dos educadores, seu curto mandato não deixa saudade em meio à crise nas universidades federais e nas particulares com as mudanças de regras (...)

Março e os caminhos abertos em Junho

19 Mar 2015 | Em menos de dois anos o Brasil passou por dois momentos de grandes manifestações de massas. Esse fato, por si só, mostra que vivemos uma nova etapa histórica. Uma etapa na qual a politização percorre todas as classes (...)

Os atos do dia 15 e a necessidade de uma resposta independente

18 Mar 2015 | Neste 15 de março, centenas de milhares saíram às ruas em diversas capitais do país para protestar pelo impeachment, contra o governo, o PT e a corrupção

O dia 15/3 visto pelos metroviários: até liberaram catraca!

17 Mar 2015 | Alckmin e a direção do Metrô atuaram a favor do ato do dia 15, o oposto do tratamento dado as manifestações de esquerda.

MANIFESTAÇÕES NO DIA 13

Atos do PT e da CUT em defesa de Dilma apresentam programa amplo para aglutinar apoios

14 Mar 2015 | O programa defendido pelos atos busca lidar com o desgaste que o governo petista sobre nas bases das próprias organizações que os apoiam. Sem isso, seguramente teriam muito maior dificuldade para levar pessoas ao ato e angariar apoios, já que é geral a insatisfação por Dilma (...)

O discurso e as panelas

12 Mar 2015 | Depois de mais de quatro meses, pela primeira vez Dilma falou sobre as medidas de ajuste que vem tomando desde o dia seguinte a reeleição. O conteúdo da sua fala foi abafado pelas panelas dos bairros nobres.

Organizar a insatisfação popular de forma independente do governo e da direita

10 Mar 2015 | A lista da Operação Lava-Jato atinge os principais partidos políticos burgueses, o que do ponto de vista do regime aponta uma tendência a mais acordos e pactos para livrar a cara de todos

Lendo nas entrelinhas dos grandes jornais

Muito “ajuste”, muito desgaste político e menos impeachment

09 Mar 2015 | Finalmente saiu a tão esperada “lista Janot”. A partir das denúncias de Youssef e Costa o partido que mais foi atingido foi o PP, um dos herdeiros do partido ARENA que era apoiador da ditadura. As figuras atingidas do PT, PMDB, e PSDB adotaram todas, com poucas exceções, o (...)

Nem com Dilma, nem com a direita. Pela mobilização contra os ajustes.

03 Mar 2015 | Para o dia 15 estão sendo convocados atos pelo impeachment de Dilma. Como resposta, a CUT e os movimentos sociais vão convocar no dia 13 um ato em defesa da Petrobras, dos direitos e da reforma política, que na verdade é um ato em defesa do governo Dilma. Nenhum dos atos (...)

Governo Dilma: a estabilidade política de um castelo de cartas

24 Feb 2015 | Se olhássemos uma fotografia do quadro político atual dá a impressão de uma conjuntura relativamente mais amena. As dúvidas que ficam são duas: qual o preço político e qual a durabilidade desse equilíbrio?

O PT SOB ANÁLISE

Reflexões sobre a crise do Partido dos Trabalhadores

24 Feb 2015 | Não é novidade que o PT está em crise. Não só os jornalistas da oposição e da direita partem da existência desta crise como um fato.

O aumento do desemprego: outro pilar da crise na economia

21 Feb 2015 | Os baixos índices de desemprego foram nos últimos anos um pilar fundamental de sustentação dos governos presidenciais petistas. No entanto, os indicadores recentes dos setores que mais empregam no país apontam que esta situação não poderá seguir como antes por muito (...)

Os debates sobre o Impeachment e a política dos trabalhadores

17 Feb 2015 | Já passamos por seu primeiro mês e o ano de 2015 mostrou que as previsões que se faziam estavam corretas; 2015 será um ano de crise, muitos diziam, e cada vez mais essa previsão reflete o que realmente está se dando nesse ano em que muita coisa ainda pode (...)

O país do questionamento

14 Feb 2015 | Segundo pesquisa realizada, no Brasil de hoje há uma acentuada queda na confiança da população em relação às instituições do regime político.

Opinião

O discurso de Lula e a crise do PT

11 Feb 2015 | No último final de semana o Partido dos Trabalhadores realizou sua comemoração de 35 anos de existência. Nessa ocasião, voltou à cena com um discurso o ex-presidente Lula.

NEM PT NEM PSDB

10 verdades e mentiras sobre o “impeachment” de Dilma

11 Feb 2015 | Qual deve ser a posição da esquerda sobre a convocatória do ato pelo "impeachment" de Dilma para o dia 15/03?

Insatisfação popular derruba a popularidade de Dilma e Alckmin

09 Feb 2015 | O último fim de semana foi marcado pelas estatísticas do DataFolha que indicam uma queda importante na popularidade de Dilma Roussef, além da queda de popularidade do governador de São Paulo Geraldo Alckmin e do prefeito de São Paulo Fernando (...)

Opinião

Pode Eduardo Cunha ser agente de um impeachment?

03 Feb 2015 | A partir das eleições na Camara e Senado abriu-se um amplo debate sobre como fica a situação dos poderes (executivo e legislativo) , um debate que pode dizer bastante sobre como vão se coordenar os futuros “escândalos de corrupção e até balizar as discussões de (...)