Quarta 24 de Abril de 2024

Qualquer semelhança entre Brasil e Estados Unidos é mera coincidência!

19 Mar 2015 | África, Cláudia Silva Ferreira, Mike Brown, Amarildo Dias de Souza, Eric Garner... E a pergunta que não cala: Por que o senhor atirou em mim?!

Entre a opressão e a exploração das mulheres negras

Mulheres negras: Raça, Gênero e Classe

13 Mar 2015 | Ao discutirmos a questão das mulheres, é importante que se perceba que existem vários fatores que se relacionam com a questão de gênero, como é o caso da classe, da sexualidade e a questão de raça. Nesse texto especificamente, quero iniciar a reflexão de como raça, gênero e classe (...)

EUA: Estudantes ocupam o Capitólio de Wisconsin

11 Mar 2015 | Mais de mil estudantes universitários abandonaram as aulas na segunda em Madison (capita do estado de Winsconsin) e ocuparam o Capitólio, edifício que abriga o poder executivo, ambas as câmaras legislativas e o poder (...)

Obama retoma Martin Luther King para conter a luta dos negros

09 Mar 2015 | O Presidente negro Barack Obama pede para que os afroamericanos retomem o espirito de Selma, tentado barrar a radicalidade de Ferguson usando a figura de Martin Luther King.

Policia de Los Angeles assassina brutalmente jovem africano

04 Mar 2015 | No domingo passado torbou-se publico um video que mostra sete policiais agredindo um jovem em situação de rua e logo depois o assassinando com mais de cinco disparos.

Há 50 anos do assassinato de Malcolm X

03 Mar 2015 | No último dia 19 de fevereiro, completaram-se 50 anos do assassinato de Malcolm X. Uma das figuras mais importantes do século XX, Malcolm X foi assassinado aos 39 anos, em um momento de profunda transformação política. De uma trajetória pessoal, política e cultural complexa e (...)

Uma discussão sobre Oscar, indústrial cultural e racismo

SELMA, O Oscar e Os Negros

24 Feb 2015 |

Os trabalhadores reivindicam redução no preço da gasolina e a renúncia do presidente Michel Martelly.

Greve geral no Haiti

11 Feb 2015 | Ontem dia 09 de fevereiro se iniciou uma greve geral no Haiti de 48 horas, chamada pelos setores de oposição, que tem como principais protagonistas os motoristas de ônibus. A cidade de Porto Príncipe, capital do país, amanheceu com vias da área metropolitana fechadas por (...)

RESPOSTA A COLUNISTA DO GLOBO

“O Lucro Cobre” ou “Metacrônica a Silvia Pilz”

09 Feb 2015 |

RACISMO CONTRA FABIANA DO VÔLEI

Até Quando?

03 Feb 2015 | Aqui em Minas Gerais a Fabiana Claudino Atleta da do SESI-SP e capitã da Seleção brasileira de vôlei foi chamada de macaca pelo senhor Jefferson Gonçalves de Oliveira, durante a partida do Sesi –SP contra a equipe do Minas, o Jogo da super liga aconteceu na Arena do Minas Tênis (...)

“É um dever da classe operária brasileira apoiar a organização de nossos irmãos haitianos”

02 Feb 2015 | No último domingo dia 01/02, no Auditório da APEOESP, foi lançada a União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH) no Brasil. Com o apoio da CSP-Conlutas, mais de 50 imigrantes haitianos, em sua maioria trabalhadores, deram um grande passo de organização na luta pelos seus direitos (...)

A Ku Klux Klan e o capitalismo

04 Jan 2015 | A Ku Klux Klan, organização racista e anti-operária dos EUA, não é apenas um grupo marginal, mas sim uma grande organização influente que conta entre seus membros ex-presidentes, senadores e juízes.

Carolina de Jesus – uma voz necessária

31 Dec 2014 | Em 2014 completa-se o centenário de Carolina Maria de Jesus, primeira escritora negra e moradora de uma favela a ser reconhecida no Brasil. Sua obra, envolta em muitas contradições, é uma herança fundamental para nós.

Rafael Braga e o retrato do racismo institucional do cárcere

27 Dec 2014 | Após um ano e meio, Rafael Braga, preso nas manifestações de junho com um Pinho Sol, segue atrás das grades. Como presente de Natal da justiça, Rafael foi condenado pela segunda vez à solitária e pode perder o direito a trabalhar fora do (...)

HAITI

Tropas da ONU não são de “paz”, são de repressão!

21 Dec 2014 | Na última semana mais vídeos foram ao ar onde mostra-se mais uma vez como o papel desta missão vergonha que o Brasil faz parte é de atirar nos haitianos, reprimir.

Ferguson é aqui!

20 Dec 2014 |

BASTA DE RACISMO

Em Mauá jovens realizam intervenção por Eric Garner

19 Dec 2014 | Nesta quarta-feira (17), cerca de 25 jovens realizaram em Mauá, no ABC Paulista, uma intervenção com duas faixas onde diziam "Eu não consigo respirar" em referência à Eric Garner, homem negro de 43 anos assassinato pela polícia nos EUA por suspeita vender cigarros de maneira (...)

As vidas dos negros importam: noite histórica em Nova Iorque

15 Dec 2014 | No sábado milhares tomaram as ruas em Nova Iorque exigindo justiça aos negros vítimas da brutalidade da polícia. O Washington Post fala em 25mil presentes, enquanto isto os organizadores da manifestação falam em 50mil. Estes milhares foram acompanhados por outros milhares em (...)

Mulheres negras: a Ferguson invisível

12 Dec 2014 | O assassinato de Michael Brown evidenciou o caráter racista da sociedade estadunidense. A brutalidade policial não distingue gênero, mas o assassinato de mulheres negras são invisibilizados na mídia.

Continuam os protestos pelos afroamericanos assassinados em Ferguson e em Nova Iorque

11 Dec 2014 | A onda de indignação provocada pela decisão do grande jurado de deixar livre de acusação os dois policiais (que assassinaram Mike Brown e Eric Garner) aumentou ao saber na quinta-feira do assassinato de outro afroamericano pelas mãos de um policial branco em Phoenix, Arizona. Os (...)

Mais publicações: