Sexta 19 de Abril de 2024

Luta de classes

Os debates sobre o Impeachment e a política dos trabalhadores

17 Feb 2015 | Já passamos por seu primeiro mês e o ano de 2015 mostrou que as previsões que se faziam estavam corretas; 2015 será um ano de crise, muitos diziam, e cada vez mais essa previsão reflete o que realmente está se dando nesse ano em que muita coisa ainda pode (...)

O que a esquerda brasileira tem a aprender da vitória da luta de LEAR na Argentina?

22 Dec 2014 | Uma grande vitória da classe trabalhadora na Argentina marcou o final de 2014. Trata-se da conquista dos operários e operárias da Lear, empresa multinacional norte-americana.

Quando a barbárie se torna realidade (ou da necessidade de um mundo novo)

18 Dec 2014 | Leitor, penso que assim como eu você muitas vezes sente um estranhamento, uma angústia, frente à realidade que vivemos, uma realidade que por vezes parece irreal por sua brutalidade, a barbárie mesmo que vivenciamos; casos como o dos estudantes mexicanos desaparecidos, o (...)

“Carne Osso” – Um retrato da carne mais barata do mercado

10 Dec 2014 | O documentário Carne Osso retrata, na voz dos próprios trabalhadores e de especialistas, o nível absurdo de exploração que existe hoje nos frigoríficos brasileiros. Uma verdadeira máquina de moer gente.

As campanhas salariais e a crise do pacto lulista

26 Sep 2014 | Pela primeira vez em muitos anos os sindicatos metalúrgicos da CUT (central sindical ligada ao PT) em São Paulo estão tendo dificuldades de conseguir reajustes salarias acima do índice oficial de inflação. A patronal alega que existe recessão na economia, enquanto a CUT e o PT (...)

Assembleia de encerramento da greve da USP

22 Sep 2014 | Veja alguns momentos da assembleia do dia 19/09, que encerrou a vitoriosa greve dos trabalhadores da USP.

Sobre a morte de Antônio Ermírio de Moraes

A FIESP ilumina os céus em homenagem: nós não

26 Aug 2014 | Ontem, 24/08, morreu Antônio Ermírio de Moraes. Há décadas detentor do título de um dos homens mais ricos do país e membro constante da lista Forbes dos homens mais ricos do mundo. Presidente do Grupo Votorantim, maior grupo privado brasileiro, detentor de quase um monopólio na (...)

Racismo e brutalidade policial nos Estados Unidos

25 Aug 2014 | O assassinato do jovem afroamericano Michael Brown, pelas mãos da polícia da cidade de Ferguson há menos de duas semanas, reacendeu a chama da revolta contra a opressão racial nos Estados Unidos, e fez com que milhares se mobilizassem pelos quatro cantos do país. A resposta à (...)

Alckmin e Zago mandam polícia e bombas, mas trabalhadores resistem e mostram força da greve

23 Aug 2014 | Completando quase 90 dias, enfrentando a intransigência da Reitoria com apoio do Governo Alckmin, os trabalhadores organizaram um novo trancaço. Fechamos a USP por um dia pra denunciar uma universidade que é fechada todos os dias pra população pobre e (...)

Zago, Alckmin e fundações: tirem as mãos da USP!

19 Aug 2014 | A máscara da Reitoria caiu. Para os que ainda tinham dúvida a Reitoria apresentou oficialmente propostas para o reequilíbrio financeiro da USP. O pacote de maldades da traz um Plano de Demissão Voluntária para demitir cerca de 3.000 funcionários do quadro (...)

Lear: Novos Avanços na Luta

18 Aug 2014 | A luta de Lear já atravessa sua sétima semana. Nestes dias pudemos ver como a aliança entre a patronal, o governo e o SMATA lançaram uma dura campanha de mentiras e de machartismo. Mesmo assim, assim que iniciada a quinta jornada nacional, a popularidade e simpatia por (...)

GREVE DA USP

"O ’não tem arrego’ é pra mostrar a nossa força no Hospital Universitário"

30 Jul 2014 | A greve está se mantendo firme, o pessoal está muito confiante. Depois de 19 anos sem parar, o hospital estava uma calamidade estávamos revoltados. Muitos se rebelaram, saíram do armário, mostraram sua cara e entraram na (...)

COMBATE DE CLASSE

Lear: algumas lições de uma “escola de guerra” internacional

29 Jul 2014 | A dura luta dos trabalhadores da fábrica de autopeças Lear Corporation, na Argentina, contra as centenas de demissões e suspensões ilegais promovidas por esta multinacional norteamericana, já se prolonga por 2 meses.

Uma reflexão sobre a greve do metrô e desafios atuais dos trabalhadores

Greves tradicionais ou “batalhas de classes”?

26 Jun 2014 | Nos distintos embates teóricos em que a vanguarda da classe operária está inserida, na disputa de concepções para dar rumo à luta pela emancipação dos trabalhadores, existe sem dúvida, para retomar as palavras de Marx, um critério que define a realidade das teorias: é a prática, como (...)

GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS

Fortalecer e radicalizar a greve para derrotar o CRUESP e o governo

26 Jun 2014 | Para os trabalhadores o chamado “choque de gestão” capitalista do governo Alckmin, que teria como objetivo reduzir os gastos do estado se traduz em medidas de ataque aos trabalhadores.

Crise sindical e a luta pela construção de um partido revolucionário no Brasil

26 Jun 2014 | Este ano marca o início de um forte processo da classe trabalhadora brasileira, que teve como antessala as grandes jornadas de junho de 2013. Trata-se da maior onda de greves em vinte anos. Para os revolucionários analisar os processos de ruptura dos trabalhadores com o (...)

Declaração da Liga Estratégia Revolucionária – Quarta Internacional

Por que os metroviários não venceram?

19 Jun 2014 | A histórica greve de 5 dias dos metroviários de São Paulo se deu numa conjuntura favorável às vésperas da Copa, em meio ao maior ascenso de greves desde a década de 80, e num ano eleitoral.