Sábado 20 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº110 - versão eletrônica

CONTATO [email protected]

Nacional

Dilma defende “diálogo” com o que até ontem era o “retrocesso”

Por: Daniel Matos Em seu primeiro discurso depois de reeleita, Dilma se dedicou especialmente a chamar a unidade e o diálogo com o PSDB. Até ontem, os petistas andavam alucinados dizendo que com um eventual triunfo de Aécio Neves viria um golpe de estado.

Sobre o discurso de Dilma Rousseff diante da reeleição

Por: Iuri Tonelo Depois de uma campanha incisiva contra “o candidato dos retrocessos” e a ameaça de uma “onda conservadora” no país, muitos petistas ou eleitores, influenciados pelo clima de polarização, esperavam um discurso em defesa dos direitos sociais, dos trabalhadores e das minorias oprimidas. Mas o tom do discurso foi outro: diálogo, conciliação, unidade nacional.

Apesar da vitória de Dilma, PT é derrotado nos principais polos industriais do país

Por: Leo Andrade A derrota de Dilma e do PT em importantes centros industriais do país, que já havia ocorrido no 1º turno, se repetiram no 2º turno. Mais que um questionamento momentâneo, vimos uma perda de hegemonia do PT em seus históricos bastiões operários, algo mais estrutural.

Dilma ganha em Minas Gerais, mas PT mantem desgaste na capital e regiões operárias

Por: Flávia Vale, de Minas Gerais Apesar da evidente derrota da direita do PSDB, depois de 12 anos de ataques aos trabalhadores e escândalos de corrupção no estado, não é possível afirmar, como faz a análise petista, que o PT angariou apenas vitórias em Minas Gerais. Os votos na capital e nas principais regiões operárias mostram, mais que um fortalecimeto do PSDB, um desgaste importante do PT.

Silvana fala sobre onda de preconceito contra nordestinos nas redes sociais

Por: redação do site Palavra Operária "Se enganam aqueles que acreditam que Dilma representa os nordestinos. O PT governa para a mesma elite racista e discriminadora que os tucanos representam. É por isso que eu votei nulo e defendo que os trabalhadores se organizem de forma independente dos governos e dos patrões para lutar por nossos direitos".

Eleições em Brasília

Derrota das velhas oligarquias locais ou mais do mesmo?

Por: Gilson Dantas O novo governador dito “moderno” e “terceira via” na verdade é mais do mesmo em termos de que apenas ganhou por ter se aliado à velha oligarquia política local. Só governará através da mais fisiológica composição política com ela. De “novo”, portanto, ele só tem a aparência.

Os ventos da crise global e o fim das ilusões no falso progressismo petista

Por: Santiago Maribondo Para ativar a militância em defesa de Dilma na reta final do segundo turno, foram alentadas e exacerbadas as ilusões numa continuidade melhorada do gradualismo lulista. Entretanto, as primeiras sinalizações da presidente e ainda mais o decorrer das medidas que será obrigada a tomar para se alinhar ao capital financeiro para enfrentar a crise se chocarão de forma ainda mais dura com essas ilusões exacerbadas. Esse é o cenário que prepara fortes instabilidades política se novos acontecimentos da luta (...)

Rio de Janeiro

A grande debilidade do governador eleito no Rio de Janeiro

Por: Leandro Lanfredi Dilma vence dependendo mais fortemente de sua expressiva votação em cidades e bairros operários e populares. No governo do estado, Pezão (PMDB), herdeiro de Cabral, é reeleito tendo menos votos que as abstenções, votos nulos e brancos. A debilidade de sua vitória é uma clara marca da debilidade do regime no estado que foi palco das maiores manifestações de junho.

Editorial

O que expressa o resultado eleitoral?

Por: Daniel Matos Por que o PT saiu debilitado? Por que o PSDB se fortaleceu? Como se expressou nas eleições a separação entre representantes e representados que vem atravessando o país desde as jornadas de junho de 2013? É necessário responder a essas perguntas para compreender o que o resultado eleitoral nos diz sobre a situação do país.

O choque entre as expectativas e a agenda de ajustes

Por: Daniel Matos Por um lado, para associar a Aécio a imagem de uma direita reacionária, o PT teve que exageram em promessas demagógicas. Por outro lado, ao alimentar ilusões, o novo governo potencializa a frustração que existirá quando atender às exigências do empresariado de implementar uma série de ajustes para enfrentar a crise econômica.

Mulher

Operação Herodes

Escancara hipocrisia do Estado em negar direito ao aborto

Por: Rita Frau, professora e militante do Pão e Rosas RJ Na última semana foi divulgada pela mídia nacional a maior operação policial contra uma quadrilha que mantinha sete clínicas clandestinas no município do Rio de Janeiro. Foram presas 57 pessoas e mandados de prisão e apreensão foram despachados em vários municípios do estado.

Diana Assunção: "Já são mais de 950 mulheres na fila do papanicolau"

Por: redação do site Palavra Operária Neste mês de novembro será organizado o V Encontro das Mulheres Trabalhadoras da USP, organizado pela Secretaria de Mulheres do Sintusp. Uma das campanhas que a Secretaria vem levando adiante este ano diz respeito ao exame do papanicolau.

Crise da água

A crise da água em Campinas e no interior paulista

Por: Chico Nery, professor de Campinas A crise da água se intensifica no interior paulista. Já são mais de 14 milhões de pessoas atingidas em mais de 68 cidades. Um planejamento eficiente por parte de Alckmin e do PSDB para que as gotas começassem a faltar após o fechamento das urnas do primeiro turno.

Professores e estudantes em defesa da água e da saúde dos trabalhadores

Por: redação do site Palavra Operária Na manhã dessa quinta, dia 26, ocorreu um ato no Terminal Ouro Verde em defesa da água em Campinas. Organizado pelo Movimento Professores Pela Base e contando com o apoio e participação do Centro Acadêmico de Ciências Humanas(CACH) da Unicamp, professores da região e estudantes desmentiram as afirmações da prefeitura e governo de que não vem faltando água em Campinas.

CRISE DA ÁGUA

Brandão chama todos ao ato contra a falta de água dia 1 no vão do MASP

Por: redação do site Palavra Operária Brandão defende ato contra a falta de água na plenária da Conlutas que convocou manifestação para o dia 01/11 (sábado), às 15hs, no vão do MASP, na Avenida Paulista.

Movimento Operário

Governo, Justiça e Metro demitem novamente 10 metroviários

Por: Marília Rocha, delegada sindical e demitida política dos operadores de trem da Linha 3 Três dias após a reeleição de Alckmin no primeiro turno, 08/10, o governo tucano e o Metro conseguiram suspender a liminar na justiça do trabalho (TRT-2) que garantia a reintegração de 10 (primeiro grupo do julgamento) dos 42 metroviários demitidos na última greve.

Demissões na GM de São Caetano

Eis a questão: lutar ou se curvar

Por: D. trabalhador da industria de autopeças do ABC A General Motors de São Caetano do Sul, cidade localizada no Grande ABC, anunciou a intenção de demitir cerca de 200 funcionários imediatamente. No dia 16, a montadora tinha deixado claro que queria demitir pelo menos 500 trabalhadores e colocar em lay-off outros 500 ainda neste ano.

Pablito Santos: "Exigimos a abertura imediata de todas as contas da USP"

A imprensa acaba de divulgar que a Reitoria da USP soltou comunicado dizendo que irá publicar os valores dos salários de todos os trabalhadores e professores da universidade.

Silvana conta sobre a aula que foi convidada a dar na Faculdade de Direito da USP

O site Palavra Operária ouviu Silvana Ramos, linha de frente da luta dos trabalhadores e trabalhadoras terceirizadas da USP e militante do grupo de mulheres Pão e Rosas que nesta última quinta-feira esteve na Faculdade de Direito da USP a convite do professor Jorge Luiz Souto Maior

Entrevista com Fábio Roberto, o motorista que levou um caminhão-pipa ao bairro Jardim Novo Pantanal

O site Palavra Operária entrevistou por telefone o motorista Fábio Roberto Santos que estampou manchetes de vários jornais esta semana por ter “fugido” do trabalho para levar um caminhão-pipa para o bairro Jardim Novo Pantanal, na Zona Sul de São Paulo, que estava há 4 dias sem água.

Liberdades democráticas

Grande ato relança campanha pela reintegração de Brandão

Por: redação do site Palavra Operária No dia 16 de outubro cerca de 300 trabalhadores da USP se reuniram para relançar a campanha pela reintegração do companheiro Claudionor Brandão. O ato contou com uma ampla mesa de juristas, professores e intelectuais

Advogado Luis Carlos Moro fala sobre a luta pela reintegração de Brandao, do SINTUSP

"Tenho orgulho de ser advogado da pessoa mais importante da USP, o técnico de ar-condicionado Claudionor Brandão", Luis Carlos Moro

Internacional

Crise Global: Por que esta vez pode ser pior?

Por: Juan Chingo, de Paris Os Fantasmas de outro outubro negro sobrevoam as bolsas mundiais. Mês fatídico para os especuladores e investidores, prelúdio outonal de um largo inverno de crise. Não mais óculos cor de rosa. A atmosfera começa a parecer perigosamente a do pré-crash do verão boreal de 2007.

Resistência curda na Síria altera a postura dos EUA

Por: André Augusto A alteração na postura da Turquia e dos EUA, pela primeira vez entregando armas aos milicianos curdos, responde aos temores de que esta guerra reacionária desate forças desestabilizadoras muito além da guerra civil síria no Oriente Médio.

Sobre o destino da China e da economia mundial

Por: Paula Bach Os olhares sobre as tendências fundamentais da economia mundial se pousam em três focos. Estados Unidos, Europa – com Alemanha como ato principal – e China. Coloquemos as coisas da seguinte maneira: o agravamento das tendências deflacionárias na Europa e dados sobre a debilidade da economia alemã se combinaram com os recentes mal resultados da economia norte-americana.

Rádio CBN entrevista Simone Ishibashi no consulado do México sobre desaparição dos 43 estudantes

No dia 22 de outubro ocorreu uma jornada internacional de manifestações, contra o desaparecimento dos estudantes de Guerrero, no México. A principal exigência das mobilizações internacionais é que os 43 estudantes normalistas da escola rural de Ayotzinapa, desaparecidos desde o dia 26 de setembro, reapareçam com vida.

Mobilização massiva no México

Por: redação do site Palavra Operária Mais de 100 mil saíram às ruas no México no Dia de Ação Global para Ayotzinapa, estremecendo o país a partir das bases, exigindo a aparição dos 43 normalistas desaparecidos.

Repressão em Lear na Argentina

Nicolás del Caño denunciou a Polícia Nacional e a Justiça

Por: redação do site Palavra Operária Na manhã do dia 27 de outubro o deputado nacional Nicolás del Caño (PTS/FIT) junto aos advogados Myriam Bregman e Matías Aufieri denunciaram a Polícia Nacional Argentina e seu responsável Sergio Berni pelos graves atos repressivos da semana anterior, quando essa força desalojou os trabalhadores da Lear de um ato na Panamericana e organizações solidárias utilizando métodos de repressão violentos e (...)

China: de Giovanni Arrighi ao General norteamericano Clark

Por: Paula Bach Há alguns poucos anos o já falecido economista e sociólogo italiano Arrighi publicava seu célebre trabalho Adam Smith em Pequim. Em uma reinterpretação explícita da teoria de Adam Smith, o trabalho supunha que o economista escocês não haveria, na realidade, teorizado sobre o capitalismo, mas sobre um suposto sistema de mercado “não capitalista”.