Sexta 26 de Abril de 2024

Thiago Flamé





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Março e os caminhos abertos em Junho

19 Mar 2015 | Em menos de dois anos o Brasil passou por dois momentos de grandes manifestações de massas. Esse fato, por si só, mostra que vivemos uma nova etapa histórica. Uma etapa na qual a politização percorre todas as classes (...)

O discurso e as panelas

12 Mar 2015 | Depois de mais de quatro meses, pela primeira vez Dilma falou sobre as medidas de ajuste que vem tomando desde o dia seguinte a reeleição. O conteúdo da sua fala foi abafado pelas panelas dos bairros nobres.

Nem com Dilma, nem com a direita. Pela mobilização contra os ajustes.

03 Mar 2015 | Para o dia 15 estão sendo convocados atos pelo impeachment de Dilma. Como resposta, a CUT e os movimentos sociais vão convocar no dia 13 um ato em defesa da Petrobras, dos direitos e da reforma política, que na verdade é um ato em defesa do governo Dilma. Nenhum dos atos (...)

Curso sobre a revolução russa reúne trabalhadores em São Paulo e Campinas

24 Feb 2015 | Mais de cem trabalhadores se reuniram nos dias 7 e 8 de fevereiro para refletir sobre essa grande revolução

O PT SOB ANÁLISE

Reflexões sobre a crise do Partido dos Trabalhadores

24 Feb 2015 | Não é novidade que o PT está em crise. Não só os jornalistas da oposição e da direita partem da existência desta crise como um fato.

Falta d’água e apagões: uma crise que está apenas começando

20 Feb 2015 | A crise que vemos agora foi produzida não pela seca, mas pela própria ação irracional do ser humano. A busca incessante por mais lucro pode levar agora a uma catástrofe social de grandes proporções.

Deputados aprovam aumento de salários para políticos e juízes

17 Dec 2014 | O aumento deste final de ano é o pagamento adiantado pelo ajuste que começa a ser implementado contra as condições de vida da maioria da população

Comissão da Verdade

Os pactos que Dilma defende

15 Dec 2014 | Foram esses pactos nacionais que hoje o PT reivindica abertamente, que abriram as portas para a aplicação dos planos neoliberais e as privatizações dos anos 90

Uma assembleia no mínimo incomum

10 Dec 2014 | A associação dos bancários da Caixa convoca. Não se trata dos direitos dos trabalhadores, mas da venda de ações de uma corretora de seguros.

5 pontos fundamentais no debate sobre a reforma política

08 Dec 2014 | Esse é um tema discutido há muito tempo no congresso, e se agora entra na agenda política, é pela pressão das manifestações de junho e do desgaste provocado pelo novo escândalo de corrupção da Petrobrás. Com medo da revolta popular, o congresso pode aprovar algumas mudanças na (...)

Reforma política? Lutemos para acabar com os privilégios

03 Dec 2014 | Aqui desmascaramos as distintas propostas de reforma política com as quais os partidos buscam maquiar o sistema político para manter sua essência antidemocrática. Criticamos o posicionamento da CUT e do PSOL sobre este tema, e apresentamos o que para nós seriam as medidas (...)

ATO 1º DE NOVEMBRO

Como combater a direita?

12 Nov 2014 | Quem viu os vídeos do ato na Avenida Paulista no dia 1 de novembro não pode mais que se indignar com essa direita reacionária que coloca a cabeça para fora defendendo a volta da ditadura. Vê-se o deputado federal recém eleito Eduardo Bolsonaro (PSC-SP) ao microfone do carro de som (...)

Nem PSDB, nem PT: voto nulo por uma alternativa dos trabalhadores

15 Oct 2014 | O governo Dilma não é garantia do “menos pior”. Frente a uma piora do cenário econômico ela levará adiante os ajustes que os empresários exigem. A única garantia é a organização e a disposição de luta dos trabalhadores e da (...)

Eleições em São Paulo

Giro à direita ou falta de alternativas ao PT?

09 Oct 2014 | Campanha petista nas redes sociais agita suposta "direitização" do eleitorado paulista para alentar voto útil em Dilma. Mentem para esconder e remediar seu debilitamento no estado.

As eleições e a falta de alternativas

05 Oct 2014 | Como eco das manifestações, a palavra mudança está em todas as campanhas. Apesar disso, é geral o sentimento de falta de alternativas. As demandas de junho e a grande insatisfação com o sistema político não encontram expressão nestas (...)

Metalúrgicos de São Paulo fazem dia de luta unificado e ameaçam com greve

30 Sep 2014 | A mobilização foi convocada por três centrais sindicais, a CUT, a Conlutas e a Intersindical. Houve paralisações no setor de autopeças. Os sindicatos ameaçam com greve unificada a partir do dia 3/10, se as patronais não derem aumentos acima da inflação. O dia de luta dos (...)

As campanhas salariais e a crise do pacto lulista

26 Sep 2014 | Pela primeira vez em muitos anos os sindicatos metalúrgicos da CUT (central sindical ligada ao PT) em São Paulo estão tendo dificuldades de conseguir reajustes salarias acima do índice oficial de inflação. A patronal alega que existe recessão na economia, enquanto a CUT e o PT (...)

Em defesa da saúde pública, contra o sucateamento e a gestão privada

06 Sep 2014 | Só a luta e a organização unificada dos trabalhadores da saúde com o conjunto da população que depende do SUS ou que sofre nas mãos dos planos de saúde pode dar uma resposta ao caos da saúde pública

Eduardo Campos só virou uma grande novidade depois da sua morte

25 Aug 2014 | Com sua morte, Eduardo Campos está tendo mais audiência do que jamais havia tido em vida. Os grandes jornais e canais de televisão o converteram em uma espécie de mito. Era o representante de uma nova geração de políticos que estaria a caminho de renovar a política (...)

O PT nos sindicatos e fundos de pensão

10 Aug 2014 | Não apenas no governo, mas por via do controle de sindicatos e fundos de pensão, o PT tem sido uma peça fundamental para manter a democracia dos ricos.

CRISE DA ÁGUA

Uma resposta dos trabalhadores para a crise da água

30 Jul 2014 | O verão sem chuvas e o longo período de estiagem estão mostrando a falta de eficiência do sistema de abastecimento no principal polo industrial do país. Apesar do governador Geraldo Alckmin negar, já existe falta de água em muitas (...)

Crise sindical e a luta pela construção de um partido revolucionário no Brasil

26 Jun 2014 | Este ano marca o início de um forte processo da classe trabalhadora brasileira, que teve como antessala as grandes jornadas de junho de 2013. Trata-se da maior onda de greves em vinte anos. Para os revolucionários analisar os processos de ruptura dos trabalhadores com o (...)

POR UMA POLÍTICA INDEPENDENTE DO GOVERNO E DA BUROCRACIA SINDICAL

A esquerda frente a reforma política

03 Jul 2013 | Todos os militantes do PSOL que se opõe a essa farsa de “democratização” que propõe o governo federal, e que desejam lutar realmente pelo desenvolvimento independente das mobilizações que tomaram as ruas, precisam vir a público para denunciar a política de desvio das mobilizações que (...)

SÃO PAULO

Haddad: um prefeito a serviço dos interesses capitalistas

09 Feb 2013 | Desde a reeleição de Lula em 2006, São Paulo tem sido o principal ponto de apoio para a aliança PSDB e DEM, que se debilitam cada vez mais na oposição ao governo federal. A vitória de Haddad do PT, candidato apoiado pelo ex-presidente Lula, abre a perspectiva de que em 2014 o PSDB (...)

OPORTUNISMO ELEITORAL DO PSTU

O mau exemplo que vem de Belém

11 Jul 2012 | No dia 2 de julho, a direção nacional do PSTU publicou uma nota intitulada “Por que estamos em uma frente com o PSOL e o PCdoB em Belém?”. É uma boa pergunta. O que faria um partido que se reivindica revolucionário numa frente eleitoral com um dos principais partidos da base de (...)

Mais publicações: