Sábado 27 de Abril de 2024

Nacional

Varig

Nota sobre ato dos trabalhadores da Varig

15 Aug 2006   |   comentários

Hoje foi realizado um importante ato que contou com cerca de 300 trabalhadores da Varig nos arredores e dentro do aeroporto de Congonhas, SP. Dada a situação da categoria, pouca divulgação e dificuldade de locomoção ’ greve dos metroviários - , contou com um bom número de presentes.

Este ato foi chamado pela Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil) da CUT, e o Sindicato Nacional dos Aeronautas (CUT). Contou também com a presença de outros sindicatos do nosso setor também filiados a CUT e com uma representação de dois companheiros do SINTUSP (Sindicato dos Trabalhadores da USP) -CONLUTAS que muito contribuíram em nosso ato tendo muito panfletos em solidariedade a nós. Também estavam presentes, tal como estes trabalhadores da USP, outros militantes por uma Corrente Classista na Conlutas e militantes da LER-QI e do movimento A Plenos Pulmões. Ambos contribuíram colocando em cartazes e panfletos uma questão que para muitos trabalhadores da Varig é nova e interessante, que o leilão deveria ser anulado e a Varig estatizada como única forma de resolver a situação dos trabalhadores e dos usuários.

Neste ato pudemos sentir a importância da solidariedade entre os trabalhadores de outros setores. Achamos importante esta integração dos trabalhadores que se vêem na mesma situação, também se sentindo agredidos com o que aconteceu conosco. Os diretores do sindicato queriam impor uma apatia aos trabalhadores, porém a presença e fala dos companheiros da USP foi importantíssimo para que tivéssemos um ato de rua e não só uma assembléia .Também pudemos contar com o apoio da maioria dos usuários e passageiros que perceberam que quem paga com a crise da Varig são os trabalhadores.

Mesmo tendo sido um ato bem-sucedido temos que aumentar nossa luta, os trabalhadores da SATA (terceirizada da Varig ’ onde ocorreram 3mil demissões) têm que estar com a gente, os demitidos da SATA também. É necessário ter um material onde nós solidarizemos com os demitidos da SATA e lutemos pela unidade dos trabalhadores ainda trabalhando e demitidos da VARIG e da SATA.

Seria importante que estivéssemos ligados aos metalúrgicos da Volks, GM, a situação é a mesma lá. Demissão e demissão.A força dos trabalhadores juntos é muito maior. Nosso sindicato, o dos metalúrgicos, a CUT são fortíssimos e poderiam mas não estão usando sua força para aumentar nossa mobilização. Também seria importante que outros sindicatos e a própria CONLUTAS também se solidarizasse conosco, tal como o SINTUSP. Também seria importante que a Frente de Esquerda, Heloísa Helena, estivessem presentes ’ nenhum de seus candidatos ou militantes estava presente ’ suas candidaturas, horário político, santinhos poderiam ajudar a nós e os trabalhadores da Volks, GM a lutar por nossos empregos e fazer com que os trabalhadores vejam que há uma opção dos trabalhadores. Que existe quem usa as eleições para fortalecer as mobilizações dos trabalhadores.

E será só com a mobilização e luta que garantiremos nossos salários, direitos e empregos

R., G., e O. trabalhadores demitidos da Varig

Artigos relacionados: Nacional









  • Não há comentários para este artigo