Quarta 24 de Abril de 2024

Rafael Del





TODAS AS PUBLICAÇÕES

ESTADUAIS PAULISTAS

Trabalhadores da Unesp – Marília decidem estender o indicativo do Sintusp às três universidades

24 Mar 2010 | Reunidos em assembléia no dia 22 de Março, os trabalhadores do campus de Marília da UNESP decidiram propor ao Fórum das Seis (reunião dos sindicatos e DCE’s da USP, UNESP/FATEC e UNICAMP) que amplie o chamado a paralisação no dia 30 de Março do Sindicato dos trabalhadores da USP às (...)

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Universidade: conhecer para transformar

16 Feb 2008 | Em mais um começo de ano, é necessário desmascarar para o conjunto dos estudantes como funciona a universidade para lutar conscientemente para transformá-la.

PLENÁRIA DO MOVIMENTO A PLENOS PULMÕES

As lições de 2007 e as perspectivas para as próximas lutas

11 Dec 2007 | No último dia 24 o Movimento a Plenos Pulmões realizou uma grande plenária na nova Casa Socialista da Vila Madalena, que contou com mais de 90 estudantes da PUC, Fundação Santo André, USP, Unesp, Unicamp, outras universidades e um companheiro do DCE da Federal de Juiz de (...)

Nas universidades...

Em defesa do marxismo

20 Sep 2007 | A ofensiva ideológica dos 90 diminuiu os já poucos e débeis nichos marxistas sobreviventes ao expurgo da caça às bruxas na ditadura. Quanto mais se aprofunda o modelo educacional em que a produção de conhecimento serve aos interesses capitalistas, menos terreno há às teorias que (...)

Surge um novo movimento estudantil

É necessária uma coordenação nacional democrática e combativa que responda aos problemas reais dos estudantes

08 Aug 2007 | Após anos de paralisia a greve das estaduais paulistas marcou o surgimento de um novo movimento estudantil, com assembléias massivas, métodos radicalizados e rechaço às direções burocráticas tradicionais. Nossas ocupações e greve despertaram uma vanguarda em todo o país ao colocar (...)

Pela revogação imediata de todos os decretos!

07 Jun 2007 | O “Decreto declaratório” publicado quarta-feira, dia 30 de maio, por Serra, além de não ter força de lei (pois é meramente uma “interpretação” da lei) nem mesmo retorna às condições da autonomia de gestão financeira da universidade à situação em que se encontrava antes dos (...)

Veto ao aumento de verbas, contingenciamento, corte de gastos e ataque à autonomia universitária

Serra declara guerra às universidades

09 Feb 2007 | As recentes medidas do governo tucano em relação ao ensino superior mostram um primeiro ato dos vários ataques que estão por vir. No último dia de seu mandato, o ex-governador Cláudio Lembo (PFL) vetou a pedido de Serra (PSDB) o mísero aumento de verbas à educação que estava (...)

Eleições DA Unesp de Marília

Uma vitória infeliz para o movimento estudantil combativo

10 Dec 2006 | O campus de Marília da Unesp tem uma histórica tradição combativa no movimento estudantil. Concorreram ao todo nestas eleições cinco chapas, duas ao Diretório Acadêmico e três à congregação da faculdade. Construímos junto a estudantes combativos a chapa “A Las Barricadas”, com o objetivo (...)

O Movimento Estudantil combativo frente às Eleições

10 Aug 2006 | Milhões de trabalhadores e estudantes estão recebendo em suas casas doses cavalares de campanha. A grande mídia publica diariamente notícias a respeito da corrida eleitoral.

O movimento estudantil e a greve dos trabalhadores

05 Jul 2006 | Enquanto funcionários da USP e UNESP davam um exemplo de mobilização, construindo uma importante greve mesmo sem os professores, no movimento estudantil (ME) infelizmente primou a passividade, diferentemente do ano passado em que uma vanguarda tomou em suas mãos a luta por mais (...)

O governismo avança nas eleições estudantis

Um primeiro balanço para retomar o espaço

05 Jun 2006 | Há dois anos, o DCE da UFRJ convocava o “I Encontro Nacional Contra a Reforma Universitária”, a partir de então, começava a construção de uma Coordenação Nacional de Lutas dos Estudantes.

Perseguição política na UNESP

05 May 2006 | Desde Agosto do ano passado, a reitoria da UNESP vem avançando em sua política repressiva ao movimento estudantil já tendo expulsado sete estudantes do campus de Franca. Em seguida, novas sindicâncias foram abertas em outros campi. Destes, o campus de Marília é o caso mais claro (...)