Terça 16 de Abril de 2024

Guto Rivera





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Governo Lula acoberta os assassinos de sem terra: Basta de massacre no campo!

24 Apr 2008 | No último 17 de Abril, considerado pelas principais organizações camponesas, a exemplo do MST, como Dia Nacional da Luta Pela Reforma Agrária, uma nova onda de ocupações de terra e bloqueios de estrada tomou as páginas dos principais jornais e meios de comunicação. Como principais (...)

VIOLÊNCIA

“PAC da segurança”: uma combinação de pequenas concessões com muita repressão

22 Mar 2008 | Nesse inicio de março, Lula visitou três favelas do Rio, a Rocinha, o Complexo do Alemão e Manguinhos, para anunciar o inicio das obras de urbanização que serão realizadas nas três favelas. Ao todo, estão previstos investimentos de cerca de 1 bilhão nessas favelas, segundo o jornal (...)

Qual a posição dos revolucionários em relação aos organismos de repressão?

16 Feb 2008 | A atual conjuntura de escalada repressiva contra os trabalhadores e o povo pobre, em particular os últimos episódios da violência policial nas periferias das grandes cidades, mas também a perseguição política ao movimento estudantil e aos lutadores do campo e da cidade, não somente (...)

Revolta popular contra o racismo e a brutalidade da polícia na terra do carnaval

16 Feb 2008 | Às vésperas do carnaval, um dos mais famosos do Mundo, a violência da burguesia contra os trabalhadores e o povo pobre ganha abertos contornos de violência racial e aparthaid na Bahia, justamente o Estado com maior proporção de negros do (...)

A ideologia que se esconde por trás do BOPE como "herói nacional"

"Tropa de Elite" da burguesia contra os trabalhadores e os negros

09 Nov 2007 | É impressionante como se criam "heróis" nesse país. Na verdade, poucos lugares hoje seriam mais férteis para o surgimento de um "Salvador da Pátria" do que o Brasil, que vive uma situação marcada pela frustração crescente das massas com os partidos e políticos (...)

Pela revogação da Lei de Anistia "Ampla, Geral e Irrestrita"!

20 Sep 2007 | Há duas semanas o Governo do ex-preso político da ditadura militar, Luís Inácio Lula da Silva, se viu frente a novo desentendimento com a alta cúpula das Forças Armadas, ao anunciar a publicação de “Direito à Memória e a Verdade”, livro-relatório oficial sobre os mortos e desaparecidos (...)

Frente às ocupações militares nos bairros cariocas

Basta de repressão ao povo pobre e negro!

08 Aug 2007 | Desde antes do início dos jogos do Pan, o governador do Rio, Sérgio Cabral, vem lançando uma nova ofensiva de ocupação militar dos morros e favelas da cidade, em especial no Complexo do Alemão e na Rocinha.

Crise aérea

Mais uma tragédia causada pela ganância capitalista

08 Aug 2007 | O que assistimos hoje na aviação civil brasileira é a substituição do velho modelo “glamouroso” que acompanhava os ares na época de ouro de empresas como Varig, Vasp e Transbrasil, de caráter semi-estatal, pelo modelo calcado no duopólio de duas novas empresas muito maiores e mais (...)

Dissolução da polícia, uma questão vital para os trabalhadores!

07 Jun 2007 | Em meio ao ressurgir da luta de setores importantes do proletariado brasileiro, à exemplo dos funcionários públicos, desde a greve das universidades federais e de órgãos públicos, como o IBAMA, surge uma questão importantíssima para as organizações que se colocam no campo da (...)

Não ao PAC da segurança!

Abaixo a violência contra negros e pobres!

07 Jun 2007 | A questão da violência urbana segue com tudo dentre aqueles problemas de maior destaque no país. O governo federal, e os estaduais, tentam resolver da maneira mais reacionária como não poderiam deixar de fazer, de acordo com os interesses de classe da (...)

Nos levantemos contra a polícia reacionária da burguesia

Contra a redução da maioridade penal e a militarização das cidades

29 Apr 2007 | O Governador Sergio Cabral pediu socorro a Lula para tentar conter a explosão do crime e do tráfico na Cidade Maravilhosa. A polícia, o Governo Estadual e também Lula parecem ter chegado ao acordo reacionário de que é preciso militarizar as ruas da cidade. Depois de “inovar” com o (...)

É necessário dar uma saída classista para a questão da violência urbana!

24 Mar 2007 | Recentemente o caso da morte do menino João Hélio gerou um grande debate nacional em torno da questão da violência urbana. Os setores mais reacionários da burguesia com apoio da grande mídia se apressaram em utilizar a comoção para propagar suas propostas como a redução para 16 anos (...)

Alckmin, um “pulso firme” da burguesia

10 Oct 2006 | Diz o dito popular que o diabo se veste bem e fala manso. O candidato tucano, Alckmin, é desses tipos “bom moço”, por trás do qual se esconde a face odiosa dos burgueses mais reacionários.

Frente à ameaça de restauração capitalista defender Cuba e as conquistas da revolução

10 Aug 2006 | Assim como fazem no Iraque e no Oriente Médio, a receita de “liberdade” do Tio Sam é na verdade um plano contra-revolucionário. O objetivo é restaurar o capitalismo em Cuba.

Fora as tropas imperialistas do Haiti

20 Mar 2004 | A queda do presidente Jean Bertrand Aristide, no último dia 29 de Fevereiro, em meio a uma rebelião de massas e a guerra aberta entre as tropas que o apóiam e as tropas “rebeldes” lideradas por Guy Philippe - ex-oficial das extintas forças armadas - se confirma cada vez mais, como (...)

Governo Lula perdoa dívida da AES-Eletropaulo para o povo pagar

11 Oct 2003 | Na última semana assistimos a mais um assalto imperialista aos cofres públicos do país com a cumplicidade do próprio governo nacional, pois a maior companhia elétrica do Brasil, a Eletropaulo, privatizada durante o governo FHC – diga-se de passagem a preço de banana e com o (...)

A luta por uma moradia digna

04 Aug 2003 | Multiplicam-se as ocupações de terrenos e prédios abandonados nas cidades, como resposta do povo pobre aos brutais ataques às condições de vida, produto das crises econômicas capitalistas que preservam os lucros patronais e lançam milhões no desemprego e na (...)