Sexta 29 de Março de 2024

Repressão na USP

Greve dos 100 dias nas universidades estaduais paulistas em momento decisivo

07 Sep 2014 | Na última semana os trabalhadores das três universidades estaduais paulistas, USP, Unesp e Unicamp, junto a professores e estudantes deram uma enorme demonstração de forças.

É preciso derrubar a estrutura de poder da USP!

25 Aug 2014 | Está ganhando cada vez mais peso a luta pelo “Fora Zago!”, conforme vai ficando cada vez mais claro que ele é um inimigo da universidade! Mas o que queremos em seu lugar? O vice, que está ao seu lado? Algum outro reitorável, ou membro da burocracia universitária que o apoia? Um (...)

Alckmin e Zago mandam polícia e bombas, mas trabalhadores resistem e mostram força da greve

23 Aug 2014 | Completando quase 90 dias, enfrentando a intransigência da Reitoria com apoio do Governo Alckmin, os trabalhadores organizaram um novo trancaço. Fechamos a USP por um dia pra denunciar uma universidade que é fechada todos os dias pra população pobre e (...)

Resposta ao editorial do Estado de S. Paulo

22 Aug 2014 | Hoje fui informada, junto aos meus colegas de trabalho que estão protagonizando quase 90 dias de greve, que o jornal O Estado de São Paulo havia feito um editorial atacando nossa luta. Não foi só isso: em uma posição escandalosa, essa imprensa encontrou argumentos para justificar (...)

Zago, Alckmin e fundações: tirem as mãos da USP!

19 Aug 2014 | A máscara da Reitoria caiu. Para os que ainda tinham dúvida a Reitoria apresentou oficialmente propostas para o reequilíbrio financeiro da USP. O pacote de maldades da traz um Plano de Demissão Voluntária para demitir cerca de 3.000 funcionários do quadro (...)

GREVE DA USP

Em dia histórico, trabalhadores da USP fecham a universidade inteira e Fábio Hideki é libertado

07 Aug 2014 | Diante da intransigência da Reitoria da USP cortando os salários dos trabalhadores em greve, só havia uma resposta: radicalizar. Os trabalhadores da USP lançaram mão dos métodos da classe operária, como os piquetes, mas dessa vez em formato inédito na universidade: um trancaço (...)

LIBERDADE IMEDIATA PARA TODOS OS PRESOS POR LUTAR

Chega dessa farsa! Liberdade imediata para Fabio Hideki!

06 Aug 2014 | Saiu finalmente o resultado da perícia sobre os “artefatos explosivos” que serviram como justificativa para a prisão de Fabio Hideki e também para a negação de seu Habeas Corpus, o que faz com que ele esteja há mais de 40 dias preso em Tremembé. Foram duas perícias, que demoraram (...)

Alckmin acentua campanha de repressão e criminalização aos movimentos sociais

Lutemos pelo direito de manifestação!

26 Jun 2014 | É necessário que todos os sindicatos, entidades estudantis, movimentos populares e organismos de direitos humanos ligados à esquerda – em primeiro lugar a CSP-Conlutas e a Anel – impulsionem uma ampla campanha contra essa ofensiva repressiva e criminalizadora do governo do (...)

Uma reflexão sobre a greve do metrô e desafios atuais dos trabalhadores

Greves tradicionais ou “batalhas de classes”?

26 Jun 2014 | Nos distintos embates teóricos em que a vanguarda da classe operária está inserida, na disputa de concepções para dar rumo à luta pela emancipação dos trabalhadores, existe sem dúvida, para retomar as palavras de Marx, um critério que define a realidade das teorias: é a prática, como (...)

USP

Fortalecer a campanha contra a repressão aos lutadores na USP e no país!

13 Dec 2013 | O SINTUSP é um dos sindicatos mais atacados do país, toda sua diretoria, além de muitos ativistas, está sendo processada.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Abaixo a repressão na USP! Liberdade imediata aos estudantes presos!

13 Nov 2013 | Estamos em frente à 93a DP, onde a polícia mantém presos dois estudantes que saiam de uma festa e passavam próximos à reitoria.

LUTA CONTRA A REPRESSÃO - ÚLTIMO MOMENTO

Importante vitória: Justiça rejeita denúncia do MP contra os 72 estudantes e trabalhadores da USP!

30 May 2013 | A Justiça rejeitou no dia 28/05 a denúncia da promotora Eliana Passarelli contra os 72 estudantes e trabalhadores presos na ocupação da reitoria da USP em 2011 lutando contra a PM no campus e os processos e perseguições de (...)

DEBATE

As mentiras e o sectarismo do PCO estão na contramão da defesa dos processados. É preciso uma campanha ampla, rumo à mobilização!

06 Mar 2013 | O PCO divulgou no site do seu jornal “USP Livre” uma matéria em que afirmam que a LER-QI boicotou o ato-debate realizado na manhã do dia 27, em frente ao bandejão, sobre os processos aos 72 que foram presos na reintegração de posse da reitoria da USP. Em primeiro lugar, pode causar (...)

EDITORIAL

Criminalização dos que lutam na USP. Criminalização dos que lutam no país.

26 Feb 2013 | Nas últimas semanas vários ataques aos lutadores sociais vieram à tona. Assassinato de Cícero Guedes e Regina dos Santos Pinho, dois trabalhadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ameaça de despejo por força policial no Assentamento Milton Santos. Suspensões (...)

SOLIDARIEDADE

Nota da Corrente Professores pela Base

15 Feb 2013 | A Corrente Professores Pela Base se dirige aos trabalhadores de conjunto e aos professores em especial para denunciar e veementemente repudiar a ação do Ministério Público de Estado de São Paulo, que denuncia por crime de formação de quadrilha, entre outras coisas, 72 estudantes (e (...)

REPRESSÃO NA USP

Transformar as manifestações de apoio em uma campanha nacional unificada

09 Feb 2013 | Em apenas dois dias já são centenas de apoios dos mais diversos setores aos estudantes e trabalhadores da USP. Ao mesmo tempo, enquanto na USP permanecêssemos em luta contra as suspensões de Grandino Rodas e a denúncia de Eliana Passarelli do Ministério Público, no país inteiro (...)

REPRESSÃO NA USP

USP é palco da maior tentativa de punição em massa a estudantes e trabalhadores desde a ditadura

09 Feb 2013 | Rodas tenta “lavar a cara” com penas de suspensões de 5 a 15 dias, deixando para a promotora Eliana Passarelli a “tarefa suja” de atacar frontalmente os 72 estudantes e trabalhadores, numa clara divisão de tarefas entre a Reitoria, o governo do Estado e o Ministério Público. – (...)

ENTREVISTA COM DIANA ASSUNÇÃO

"Vamos trabalhar e estudar normalmente nos dias da suspensão”

08 Feb 2013 |

DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA

ESCANDALOSA DENUNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO É UM HISTÓRICO ATAQUE AOS ESTUDANTES E TRABALHADORES DA USP

06 Feb 2013 | Todo o apoio democrático de centenas de professores, estudantes, intelectuais, jornalistas, artistas, juízes, trabalhadores, movimentos sindicais, de direitos humanos, devem se fazer sentir neste momento para rearticular uma enorme campanha democrática contra a criminalização (...)

POR UMA AMPLA CAMPANHA CONTRA A REPRESSÃO

Governo do estado de São Paulo e Reitoria da USP alinhados para reprimir

17 Dec 2012 | Neste mês de dezembro aumentam as possibilidades de que a Reitoria da USP e o governo preparem um novo ataque a estudantes e trabalhadores. Diante disso, é necessária uma análise da conjuntura estadual e na universidade, bem como discutir na vanguarda desde já quais são as (...)

REPRESSÃO NA USP E MOVIMENTO ESTUDANTIL PAULISTA

Sob ameaça imediata de demissões e eliminações na USP, começa a ressurgir o movimento estudantil no estado de São Paulo

17 Sep 2012 | Na USP São Carlos, na EACH-USP e na Unesp de Franca, os estudantes dão mostras de disposição de luta e tendem a se unificar com a luta contra a repressão na USP como parte de um só combate contra o mesmo projeto de (...)

REPRESSÃO NA USP

“Setembro deve ser um mês de forte campanha democrática em defesa dos processados, expulsos e demitidos da USP”

15 Sep 2012 | Entrevistamos Diana Assunção, diretora do Sintusp e Fernando “Pardal”, estudante da Pós-Graduação do curso de Letras da USP, ambos processados pela Reitoria