Quinta 25 de Abril de 2024

Daniel Matos





TODAS AS PUBLICAÇÕES

NEM PT NEM PSDB

10 verdades e mentiras sobre o “impeachment” de Dilma

11 Feb 2015 | Qual deve ser a posição da esquerda sobre a convocatória do ato pelo "impeachment" de Dilma para o dia 15/03?

ATAQUES AOS DIREITOSTRABALHISTAS

Centrais sindicais e Dilma2: amor e ódio

06 Feb 2015 | A relação entre o governo e as centrais sindicais frente ao pacote de ajustes e as leis que retiram direitos dos trabalhadores.

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE

Choro de Dilma lava a cara dos assassinos da ditadura militar

10 Dec 2014 | No dia 09/11 (terça-feira) foi anunciado o relatório da chamada “Comissão Nacional da Verdade”. Na cerimônia, Dilma celebrou o pacto que garante a impunidade dos responsáveis pelas torturas e assassinatos da ditadura (...)

FRENTE AOS DESAFIOS DE 2015

Por que construir um novo partido no Brasil?

10 Dec 2014 | Ao construírem uma organização de base em que todas as decisões eram tomadas em assembleias e os representantes eram permanentemente revogáveis, os garis do Rio e os trabalhadores da USP plantaram uma semente de como deve funcionar um governo dos trabalhadores e do (...)

Dilma ruma para a direita. E agora José?

03 Dec 2014 | A presidenta implementa as medidas que criticava em Aécio e Marina, num verdadeiro estelionato eleitoral, e a CUT ainda tem a cara-de-pau de fazer marchas em defesa da "governabilidade". O que fazer?

FRENTE À FALÊNCIA DA ESQUERDA

Por uma política revolucionária dos trabalhadores

02 Dec 2014 | Chamamos os trabalhadores e jovens que estiveram na linha de frente das manifestações de junho e das greves que sacudiram o país a construir uma organização revolucionária.

REFORMA MINISTERIAL

Diálogo entre Dilma e Kátia Abreu

27 Nov 2014 | Conflitos e entendimentos entre o PT e a mais nova ministra do governo "progressista".

REFORMA MINISTERIAL

Onde está a direita?

25 Nov 2014 | Apesar da campanha petista sobre um suposto “golpe de direita” contra o novo mandato de Dilma, a verdade é que a direita vem se fortalecendo dentro do próprio governo e é necessário buscar uma saída independente.

Ofensiva neoliberal, ações afirmativas e estratégia revolucionária

21 Nov 2014 | Este ensaio, que é parte do livro "Questão negra, marxismo e classe operária no Brasil", busca refletir sobre os impactos das derrotas da classe operária mundial sobre a questão negra, e particularmente como as ações afirmativas se constituíram como um instrumento a serviço das (...)

O ascenso negro dos anos 70-80 e a tradição petista

20 Nov 2014 | Este ensaio reflete sobre como o maior ascenso de lutas e organização do povo negro na história do país foi tratado pelas correntes da esquerda que estavam à frente da construção do PT e da CUT.

O PCB (velho "partidão") frente à questão negra

20 Nov 2014 | Este ensaio debate como a questão negra foi historicamente tratada no movimento operário brasileira, desde o anarco-sindicalismo até a hegemonia do PCB no processo revolucionário que culminou no golpe de 1964.

A estratégia de independência de classe frente às tarefas democráticas

19 Nov 2014 | Faz-se necessário resgatar os debates sobre a questão negra que atravessaram a III Internacional antes de sua degeneração burocrá- tica e a IV Internacional, confrontando esse legado com as concepções estratégicas stalinistas e petistas que até hoje moldam a prática política da (...)

Identidade negra e sujeito proletário

19 Nov 2014 | Para se constituir como sujeito político independente da burguesia, a classe trabalhadora deve aprender a reconhecer e afirmar a identidade negra que carrega em sua história e em sua composição social no sentido de não só reconhecer a luta negra desde a escravidão como parte de (...)

O racismo como pilar estruturante da formação do Brasil

17 Nov 2014 | Este ensaio, presente no livro "Questão negra, marxismo e classe operária no Brasil", contrapondo-se pelo vértice à teoria da "democracia racial de Gilberto Freyre, explica como o racismo cumpriu um papel fundamenta na formação do capitalismo (...)

PSOL E PT "JUNTOS"

A unidade da “esquerda” por mais direitos... junto com o governo do PT

17 Nov 2014 | Como "combater a direita" e lutar por mais direitos sociais junto com os que apoiam um governo e um partido financiado pelas empreiteiras envolvidas nos escândalos da Petrobrás e pelos investidores financeiros que lucram com a dívida pública do (...)

OLHAR ESTRANGEIRO

Quando um trabalhador desafia uma multinacional

06 Nov 2014 | Crônica de uma experiência junto aos trabalhadores de Lear, Donnelley e do Estaleiro Rio Santiago na Argentina.

6 motivos para que a desilusão com o PT não fortaleça o PSDB

03 Nov 2014 | É impossível negar que um setor de trabalhadores e jovens, ainda que minoritário, desaguou seu descontentamento com o PT num voto em Aécio. Como fazer para que as frustrações com o governo do PT não terminem em uma recomposição da velha direita encarnada no (...)

NOVO GOVERNO

Dilma: uma primeira tentativa de maquiagem frustrada

01 Nov 2014 | Dilma começou o novo governo tentando largar uma ofensiva de reforma política para responder aos questionamentos de corrupção na Petrobrás e desviar o foco da agenda de ajustes na economia que já começou a ser implementada em ritmo acelerado. Mas até mesmo a tímida é duvidosa (...)

O choque entre as expectativas e a agenda de ajustes

30 Oct 2014 | Por um lado, para associar a Aécio a imagem de uma direita reacionária, o PT teve que exageram em promessas demagógicas. Por outro lado, ao alimentar ilusões, o novo governo potencializa a frustração que existirá quando atender às exigências do empresariado de implementar uma série (...)

O que expressa o resultado eleitoral?

29 Oct 2014 | Por que o PT saiu debilitado? Por que o PSDB se fortaleceu? Como se expressou nas eleições a separação entre representantes e representados que vem atravessando o país desde as jornadas de junho de 2013? É necessário responder a essas perguntas para compreender o que o resultado (...)

Dilma defende “diálogo” com o que até ontem era o “retrocesso”

27 Oct 2014 | Em seu primeiro discurso depois de reeleita, Dilma se dedicou especialmente a chamar a unidade e o diálogo com o PSDB. Até ontem, os petistas andavam alucinados dizendo que com um eventual triunfo de Aécio Neves viria um golpe de (...)

Conversa entre o voto Dilma e o voto nulo

25 Oct 2014 | Um diálogo entre um trabalhador que cogita votar em Dilma como "mal menor" e outro trabalhador que defende o voto nulo para preparar as batalhas que teremos pela frente e apostar na organização independente da classe (...)

VOTO NULO

19 motivos para não votar no mal menor

21 Oct 2014 | Quanto mais votos tiver qualquer um dos dois candidatos eleitos, mais legitimidade terá para implementar medidas o novo governo. Quanto menos votos tiver o novo presidente, mais frágil estará para defender os interesses dos patrões, e em melhores condições estaremos para travar (...)

Debate da TV Bandeirantes

Dilma e Aécio ofendem a inteligência da população

15 Oct 2014 | O debate entre Dilma e Aécio televisionado pela TV Bandeirantes na noite de 14/10 mostrou bem para que servem as eleições e quem são os candidatos. As palavras que mais sobressaíram foram “mentira” e “leviandade” e sobraram (...)

Dinheiro na cueca, carne com larva e o voto útil

15 Oct 2014 | Por que o único voto útil possível é o foto nulo? Que todo político ganhe igual a um professor!

Mais publicações: