Quinta 28 de Março de 2024

Juan Chingo





TODAS AS PUBLICAÇÕES

O dólar forte pode desencadear uma nova crise financeira internacional

17 Mar 2015 | A forte alta do dólar no começo da década de 1980 desencadeou a crise da dívida na latino-americana e a segunda alta, nos meados de 1990, a crise financeira asiática. O sabor de uma nova crise financeira aguda envolve a periferia (...)

Utilizando o clima de terror deixado pelo atentado

Unidade reacionária europeia: Merkel, Cameron, Rajoy e Renzi marcham no domingo em Paris

11 Jan 2015 | Os chefes de Estado da Alemanha (Angela Merkel), Reino Unido (David Cameron), Estado Espanhol (Mariano Rajoy) e Itália (Matteo Renzi) confirmaram sua participação neste domingo na manifestação convocada pelo governo de Hollande com todos os partidos do regime francês após o (...)

ESTADOS UNIDOS NA SÍRIA

Síria, como revelador da crise hegemônica norteamericana

02 Oct 2013 | As dificuldades que encontraram os projetos bélicos de Obama (e seu cãozinho Hollande) na atual crise síria atuaram como um revelador, forte, eloquente, da crise de hegemonia dos Estados Unidos, como principal potência que domina e controla as coordenadas políticas e (...)

O imperialismo alemão impôs condições humilhantes ao Chipre

05 Apr 2013 | A chanceler Angela Merkel, junto ao FMI e ao BCE conseguiram impor in extremis condições econômicas draconianas e humilhantes à soberania nacional do Chipre para que este evitasse uma bancarrota, que o tivesse afastado imediatamente da zona do euro. O plano é similar em sua (...)

ECONOMIA MUNDIAL

Uma nova fase da crise do euro

05 Apr 2013 | Ironicamente, um dos menores países da Europa [Chipre] com uma população de algo mais de um milhão de habitantes, e com um peso econômico de 0,2% do PIB da UE, poderia converter-se em um novo ponto de inflexão da crise da zona do euro. – Leia também: – O IMPERIALISMO ALEMÃO IMPÔS (...)

NOVAS INTERVENÇÕES MONETÁRIAS DO FED E DO BCE, PLANO DE ESTÍMULO CHINÊS

Um flashback de 2009, mas sem muito sucesso

19 Sep 2012 | As recentes decisões do FED(Banco Central dos Estados Unidos), do BCE(Banco Central Europeu) e das autoridades chinesas confirmam o estado perigoso da economia mundial.

RESULTADOS DA ELEIÇÃO NA FRANÇA

O triunfo do Partido Socialista na França

10 May 2012 | No domingo 6/5 se realizou o segundo turno das eleições presidenciais. Como colocaram nossos companheiros da Corrente Comunista Revolucionária no Novo Partido Anticapitalista (CCR), o povo teve que eleger entre duas caras do ajuste contra as massas trabalhadoras: François (...)

PERSPECTIVAS OBSCURAS

Europa: entre a desintegração ou maior domínio alemão

08 Dec 2011 | A crise da eurozona tem se acelerado, passando há tempos de ser um assunto da periferia para abarcar já decididamente os países centrais da União Européia (UE). Enquanto a Alemanha busca aproveitar a crise para impor seu (ou um maior) domínio sobre o resto dos países (...)

CRISE ECONÔMICA EUROPÉIA

Frente à decadência da Europa do Capital: pelos Estados Unidos Socialistas da Europa!

28 Nov 2011 | A crise na Europa entra em uma nova e perigosa fase. A possibilidade de uma moratória da Grécia, seja ela unilateral ou ditada pelos poderes da União Européia, é cada vez mais provável. Isto no marco da extensão do contágio no mês de agosto não só ao Estado Espanhol, como à Itália e (...)

DEBATE

Por que a extrema esquerda se nega a levantar os Estados Unidos Socialistas da Europa?

27 Nov 2011 | No meio da crise histórica do capitalismo a nível mundial, as diferentes burguesias européias tem levado a Europa a um novo impasse sem saída. Os estados burgueses são totalmente impotentes, buscando salvar-se por si mesmos e uns em detrimentos de outros. Suas opções de saída só (...)

LIÇÕES POLÍTICO-ESTRATÉGICAS DO OUTONO FRANCÊS

À luz do legado esquecido de Leon Trotsky na França

09 Nov 2011 | Durante pouco mais de dois meses, a França, país que é a quarta maior potência imperialista no mundo, foi sacudida por um movimento de massas cuja profundidade e amplitude não possuem paralelo desde 1968.

GRÉCIA E EUROPA

Os lideres da UE levam a Europa a catastrofe

04 Nov 2011 | Há cinco dias da ultima Cúpula da União Européia (UE) - que supostamente deveria pautar a crise grega e garantir a sustentabilidade do euro -, não só estão questionadas todas as suas medidas por seus limites intrinsecos e os dificeis problemas de aplicação, senão que o chamado a um (...)

DEPOIS DA APROVAÇÃO DO PACOTE DE AUSTERIDADE

Quais são as perspectivas da Grécia e União Européia?

20 Jul 2011 | Com a aprovação no parlamento do pacote qüinqüenal de cortes e aumentos de impostos, a Grécia escapou, por agora, do perigo de um default da sua dívida soberana e a conseguinte débâcle financeira e econômica. Porém, este custoso triunfo do PASOK pode ser de curta duração: nos próximos (...)

A MOBILIZAÇÃO AVANÇA NA LÍBIA

O regime de Gadafi está se fraturando

25 Feb 2011 | Hoje, segunda-feira, o levantamento das massas líbias instalou-se na capital, depois de ontem quando as massas se apoderaram mediante uma insurreição da segunda cidade do país, Benghazi, o coração do processo revolucionário em (...)

FRANÇA EM CHAMAS

Viva a luta dos trabalhadores e jovens franceses

20 Oct 2010 | O atual movimento na França testemunha, por um lado, a acumulação de experiências da classe operária francesa desde o ciclo da luta de classes aberto com os acontecimentos de 1995, que marcaram um ponto de inflexão expressando a resistência à ofensiva neoliberal na França, como em (...)

HISTÓRICA JORNADA DE MANIFESTAÇÃO NA FRANÇA

As tendências à radicalização sob a ameaça das direções sindicais traidoras

15 Oct 2010 | Depois de três jornadas de mobilizações contra a reforma previdenciária desde o final do verão europeu (7 e 23 de setembro e 2 de outubro), o governo apostava a favor de um retrocesso das manifestações, mais ainda levando em conta que o Senado terminou votando apressadamente os (...)

FLEXIBILIZAÇÃO DO TIPO DE CÂMBIO

China: muito ruído e poucas nozes

24 Jun 2010 | É por ora só uma medida simbólica, que pode ser usada eventualmente para controlar as tensões inflacionárias que assomam no país (a inflação aumentou em 3,1% em maio, superando os 3% fixados pelo governo) e que tem sido um dos motivos que deram vida à recente onda de lutas operárias (...)

UMA MUDANÇA FUNDAMENTAL NA LUTA DE CLASSES INTERNACIONAL

O surgimento do novo movimento operário chinês

17 Jun 2010 | Um novo batalhão da classe operária mundial, um dos mais fortes e poderosos estruturalmente, começa a entrar em cena. Estejamos atentos.

INTERNACIONAL

Europa, novo epicentro da crise mundial

06 May 2010 | A Alemanha alcança seus objetivos por enquanto, impondo à Grécia um ataque deflacionário inédito desde o pós-guerra. Porém, apesar da magnitude da ofensiva e do “resgate” as dúvidas sobre um possível default de sua dívida soberana não se fecharam, pelo contrário, se potencializaram, (...)

FRANÇA

Total: traição dos sindicatos. Greve de solidariedade em todas as refinarias

01 Mar 2010 | Na terça-feira 16 de fevereiro, os trabalhadores da refinaria Total de Dunquerque, em greve há um mês pela manutenção de empregos, romperam um cordão de segurança privada e ocuparam os escritórios administrativos da (...)

FRANÇA

Triunfo na Philips de Dreux

01 Mar 2010 | Na sexta-feira, 26 de fevereiro, depois do meio-dia, após o anúncio da vitória dos trabalhadores da Philips contra o seu proprietário houve uma explosão de alegria.

Tensões na reunião do G20

Quem paga o custo da crise?

02 Apr 2009 | "Com o terreno econômico fechado para pressionar, a próxima - Cúpula da OTAN que acontece a dias do G20 será provavelmente – como especulam alguns analistas – onde Obama irá pedir algo em troca das potências imperialistas euorpéias. Mas a resposta que a UE está disposta a dar pode (...)

Novo plano de resgate financeiro e de estímulo da economia

O novo governo de Obama sacudido pela crise

10 Feb 2009 | No calor da brutal crise econômica que destruiu 598.000 empregos no último janeiro, o entusiasmo entre a eleição de Obama e seus primeiros dias de governo se dissipou rapidamente.

ACELERAÇÃO DA RECESSÃO MUNDIAL E UMA NOVA FASE DA CRISE FINANCEIRA

O começo da Segunda Depressão?

23 Jan 2009 | A crise financeira entrou em uma nova fase. Nos EUA o governo teve que sair novamente em resgate do Bannk of America enquanto o Citigroup será dividido.

Mais publicações: