Quarta 24 de Abril de 2024

Debates

Chamamos a apoiar a candidatura de Mara do Hip Hop uma jovem mulher negra revolucionária!

10 Aug 2006 | Publicamos abaixo alguns trechos dos materiais que tem publicado a candidata à deputada estadual Mara do Hip Hop pela Corrente Operária do PSOL (ABC paulista) e pela Frente de Esquerda. Abrimos mais uma vez as páginas de nosso jornal para a companheira expressar suas posições frente às eleições, pois apesar de nossas divergências, apoiamos sua candidatura que vem se apresentando como uma pequena amostra de que é possível fazer a luta de classes se expressar nas eleições e não se adaptar à estratégia e ao programa de conciliação de classes dos setores que dirigem a Frente de Esquerda.   |   comentários

Um primeiro passo importante dado pela companheira Mara foi o de “Rechaçar o apoio de Garotinho e de qualquer outro burguês” à candidatura de Heloísa Helena em sua nota pública. Enquanto o PSTU dizia que “Inúmeras respostas foram dadas por Heloísa e outros companheiros, recusando qualquer tipo de acordo com o ex-governador. Somamo-nos a esta recusa” , Mara denunciava o “pragmatismo eleitoral” dizendo o oposto em sua nota: “A tentativa de negar importância a esse apoio veio da própria Heloisa, dizendo que se tratava de “uma declaração de voto como outra qualquer” (Estadão, 29/07). Mas não parou aí. Depois de dizer-se surpresa, afirmou que agradecia “humildemente” porque “todos os apoios são bem vindos” (Folha Online, 28/07). Seguindo o mesmo tom, o candidato a vice Cesar Benjamin disse na Folha de S. Paulo (28/07) “acolho e respeito o apoio dele” . O dirigente do PSOL e candidato a governador do Rio de Janeiro, Milton Temer, afirmou que “não haverá nenhum acordo com o pemedebista” mas esclareceu que “todo voto é bem vindo” (O Dia, 28/07). O deputado e candidato à reeleição Chico Alencar , do Rio de Janeiro, justificou com o argumento de que “se o apoio dele significa abrir uma porta para que a pequena multidão que gosta dele ouça as nossas propostas e vote nela, é muito bom” (Folha Online, 28/07) (...) Até o viés ético que a candidatura de Heloisa Helena utiliza foi deixado de lado, pois ninguém pode negar o festival de corrupção que marca a trajetória política de Garotinho (...) Ao contrário do que as declarações de Heloisa Helena e dos demais dirigentes e candidatos do PSOL querem fazer passar como coisa menor e até muito bem-vinda, este apoio de Garotinho deve ser rechaçado pública e enfaticamente” .

Nesse jornal, travamos um amplo debate sobre os processos que vem ocorrendo no movimento operário e sobre a necessidade de que esse seja o tema central nas eleições. É por isso que concordamos com Mara quando diz em seu material de campanha: “chamamos o conjunto da Frente de Esquerda a expressar a luta de classes em cada aparição pública dos candidatos. Devemos mudar o rumo que vem sendo tomado na campanha de Heloísa Helena que não coloca no centro do debate nacional os ataques capitalistas e as lutas dos trabalhadores. É necessário utilizar o espaço das eleições para impulsionar uma campanha nacional contra as demissões em massa na Volks, na GM e na Varig, além da importante luta contra a privatização da linha 4 do metró de São Paulo (...) A principal meta dos sindicatos da CUT, da Força Sindical, da Conlutas e das demais centrais sindicais deveria ser unir suas imensas forças para tomar as iniciativas urgentes e necessárias para debater e aprovar em assembléias e encontros um Plano Nacional contra as Demissões e por Emprego para Todos, definindo propostas de ações unitárias que aproveitem o momento político nacional para, com a força da luta operária, barrar as demissões e punir as empresas que demitem em massa. (...) Os candidatos da Frente de Esquerda deveriam dar o exemplo, propondo aos sindicatos que influenciam a aprovação desta campanha imediatamente, de forma a aproveitar seus horários eleitorais, comícios, materiais de campanha e, principalmente, a militância que participa apoiando as candidaturas. Os comitês eleitorais de todas as candidaturas da devem se transformar em Comitês de Ação para implementar esta Campanha nas fábricas, empresas, bairros, escolas e universidades.”

Mara coloca o devido peso na defesa das demandas do povo negro nas eleições e defende um programa principista. Na questão das cotas, que é um dos principais debates na atual situação, estamos de acordo que: “Há muito tempo já existem as cotas nas universidades públicas: são as cotas de quase 100% para estudantes brancos! Nós defendemos o fim do vestibular e o acesso à universidade pública para todos. Mas enquanto não houver vagas para todos, não aceitamos que as cadeiras da universidade e a produção de conhecimento permaneçam restritas aos estudantes brancos, em sua maioria filhos da elite que domina o país. Defendemos as cotas proporcionais aos índices da população negra de cada estado: nas universidades, nos concursos públicos e no mercado de trabalho.”

Combatendo o eleitoralismo de setores da Frente de Esquerda que acham que a luta de classes para nas eleições e tudo gira em torno do número de votos a ganhar, custe o que custar, Mara não cedeu às pressões oportunistas. É isso que se expressa quando diz que “buscaremos cada voto como um apoio efetivo a essas lutas em defesa dos interesses dos trabalhadores e contra os capitalistas. Cada voto será importante mas nosso objetivo maior é que cada um que concorde com nossas propostas se engaje como mais um lutador combativo que organize esta luta em seu local de trabalho ou estudo” .

Essas são algumas questões que nos fazem apoiar a candidatura de Mara. Seguiremos atuando junto aos companheiros da Corrente Operária que vem impulsionando uma luta séria contra as demissões e agora utilizam a campanha eleitoral para aprofundar a mesma tarefa.

Artigos relacionados: Debates , Questão negra









  • Não há comentários para este artigo