Quinta 25 de Abril de 2024

Rodrigo Manne





TODAS AS PUBLICAÇÕES

SOBRE A CARTA ABERTA DA CONLUTAS

Por uma frente-única operária pra além do papel

29 Nov 2008 | Neste mês de novembro a Conlutas lançou uma carta aberta que termina com um “chamado à unidade para a luta”, dirigido a diversas organizações, entre elas a CUT, a CTB e Força Sindical.

REPÚDIO AO ATAQUE À SEDE DA CONLUTAS EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Formar uma comissão independente de investigação

23 Aug 2008 | No último dia 20, estivemos presentes ao ato repudiando o ataque à sede da Conlutas, ocorrido no dia 1º de agosto.

500 demissões na Avibras de Jacareí

Utilizar os métodos operários para garantir os empregos

23 Jul 2008 | Em nosso recente balanço do I congresso da Conlutas, dizíamos: “não podemos aceitar que se fale de estratégia socialista, fazendo discursos vermelhos, mas não se cumpra com o classismo mais elementar” e por isso nossos delegados operários e estudantis lutaram para que a Conlutas (...)

Propostas contra a burocratização dos sindicatos

02 Jul 2008 | 1. O PSTU, direção majoritária da Conlutas, propõe que este congresso discuta a luta contra a burocratização nos sindicatos. O caráter classista dos sindicatos se prova, em primeiro lugar, na sua postura perante o Estado dos capitalistas. A plena independência dos sindicatos (...)

OS CONTORNOS DA VITÓRIA NA GM

Fazer o balanço dessa importante luta e organizar o boicote às horas extras

01 Jul 2008 | Há poucos dias os trabalhadores da General Motors em São José dos Campos aprovaram o acordo feito entre o sindicato dos metalúrgicos e a GM. Depois de meses de disputa, a empresa teve que abrir mão do seu plano ideal, que era a implementação do banco de horas, dando uma vitória (...)

MTL ROMPE COM A CONLUTAS

Os conciliadores assumem sua verdadeira face

17 Jun 2008 | O MTL, Movimento Terra Trabalho e Liberdade, corrente interna do PSOL, acaba de sair da Conlutas. Ferrenhos defensores do governo venezuelano de Hugo Chávez, não rompem à toa.

HISTÓRIA DO MOVIMENTO OPERÁRIO

1º de maio de 2008: aprender com as lições do movimento operário brasileiro

24 Apr 2008 | Foi em 1924 que o dia 1º de Maio passou a ser feriado nacional, "... consagrando-se não mais a protestos subversivos, mas à glorificação do trabalho ordeiro...", como disse o presidente Arthur Bernardes. Naqueles tempos (em que era comum trabalhar até 14 horas por dia), a luta (...)

QUESTÃO AGRÁRIA

Todo apoio à luta dos sem-terras

22 Mar 2008 | No momento em que Lula tem um dos maiores índices de aprovação popular e que festeja o crescimento do PIB, os trabalhadores sem terra, os atingidos por barragens e desapropriados, assim como os moradores das periferias do país, enfrentam cada vez mais a repressão (...)

Greve dos Correios

A impotência da esquerda: adaptação à legalidade e falta de confiança na classe

27 Sep 2007 | O brilhante exemplo de combatividade e espírito anti-burocrático dos trabalhadores dos correios tem de ser um marco de reflexão para toda a esquerda. É o ar fresco que pode estar anunciando o ressurgir das lutas operárias e com isso, o ressurgir de uma luta à morte contra os (...)

Os novos ares da luta de classes

A revolta azul, amarela e vermelha contra a burocracia governista

22 Sep 2007 | O que aconteceu na assembléia de sexta-feira era também previsível. Com a carta do TST em uma mão, e a proposta do governo/empresa na outra, os burocratas da direção do sindicato, junto do advogado não menos traidor, faziam todo o tipo de ameaça aos trabalhadores, caso estes (...)

Ato classista em Congonhas

Transformar a comoção em protesto!

08 Aug 2007 | Fizemos um pequeno, mas muito importante ato, depois de uma semana de panfletagens e colagem de cartazes que aconteceram também nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos em Campinas. Foi um protesto contra os reais culpados pelo acidente, causado pela ganância de lucro e pelo (...)

Entrevista com um controlador de vôo

“Se pararmos uma semana o país quebra”

08 Aug 2007 | Já no início do contato, muitas precauções com segurança. Desde a queda do avião da Gol e da organização dos controladores para denunciar e lutar contra as terríveis condições em que trabalham, esses trabalhadores são tratados como (...)

Ato classista em Congonhas

Contra o descaso esse é o nosso manifesto: queremos transformar a comoção em protesto!

01 Aug 2007 | Foi com as palavras acima que na ultima quinta feira, 27 de Julho, dez dias depois do acidente com o Airbus da TAM, cerca de 50 militantes da LER-QI, estudantes do Movimento A Plenos Pulmões e trabalhadores da Previdencia, USP, Aeroviários, Judiciários, Metalúrgicos e (...)

Os trabalhadores e o acidente em Congonhas: uma noite no local da tragédia

17 Jul 2007 | Estivemos ontem no local do acidente com o Airbus da TAM, no aeroporto de Congonhas. Por volta das 22 horas uma coluna gigantesca de fumaça escura ainda tomava o céu da região e o fogo ainda ardia no prédio do terminal de carga da própria TAM, onde o avião bateu matando não só (...)

Sintomas de recomposição do movimento operário e a luta pela independência de classe

07 Jun 2007 | No dia 1º de junho último, a maioria dos operários da CSN (Companhia Siderurgica Nacional) votou entrar mais uma vez em greve por reivindicações salariais. A votação foi dividida e realizada em urna para impedir a repressão aos (...)

Exigir da CUT e da Força Sindical

Organizar uma greve nacional do funcionalismo público para derrotar os ataques do governo

07 Jun 2007 | Há um processo de greves em vários estados do país, concentrados no funcionalismo público. Ibama, Incra, Minc, DataSus e mais de 30 universidades federais estão paradas em todo o país. Além dos federais, professores estaduais do Ceará, Acre, Bahia, entre outros, servidores do (...)

Para desmascarar a direção governista da CUT

Apresentar um plano de guerra pelos direitos da classe trabalhadora

29 Apr 2007 | Que todos os setores do movimento sindical, incluídos os sindicalistas da CUT e da Força Sindical que nos últimos anos passaram muito mais tempo em negociatas com o governo e a patronal que ao lado dos trabalhadores, comecem a falar de unidade é um indicio (...)

O Cheiro do Ralo: dura vida

29 Apr 2007 | A VIDA É DURA! Essa é a frase que Lourenço repete cotidianamente para seus clientes. Lourenço é um comprador de peças usadas e diz isso para justificar aos clientes as injustiças que ele próprio comete. Falamos aqui de Lourenço, a personagem principal interpretada por Selton Melo no (...)

A direção da Conlutas não cumpre resoluções do Conat

Negociar emendas nas reformas do governo ou organizar a luta para derrotá-las?

10 Dec 2006 | O PSTU, que dirige a Conlutas, jogou no lixo o plano de ação do CONAT (Congresso Nacional dos Trabalhadores) que foi aprovado por mais de 3 mil delegados em maio deste ano.

Supersimples: Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

Fraude trabalhista "legalizada" e mais lucros para as empresas

10 Dec 2006 | No dia 8 de novembro foi aprovada no Senado a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, conhecida como Supersimples, que é apresentada pelo governo e pela burguesia como um "eliminador de burocracias" para "facilitar a vida dos donos de micro e pequenas (...)

Qual é a direção?

10 Oct 2006 | Para compreendermos a maneira como se apresentou a Frente de Esquerda nessas eleições e que conclusões temos de tirar agora, é preciso relembrar um processo muito anterior que se abriu em 2003.

Boicote ao PDV! Nenhuma assinatura! Nenhuma demissão!

10 Sep 2006 | As demissões em massa que vêm ocorrendo em grandes empresas do país, especialmente nas montadoras, são resultado de um processo mundial. As empresas buscam aumentar os seus lucros aumentando a exploração.

Zuzu Angel

Histórias do passado, interesses do presente

15 Aug 2006 | Stuart Angel Jones, ainda jovem, se tornou militante do MR-8, um grupo da esquerda que, saído do PCB, fazia guerrilha urbana contra a ditadura militar brasileira.

Fundamentos para a construção de uma corrente

05 Jun 2006 | Infelizmente, a experiência com o primeiro governo de Lula, apesar dos ataques neoliberais e do escândalo do mensalão, não foi suficiente para que uma massa mais ampla de trabalhadores (que no Brasil significa necessariamente centenas de milhares, ou milhões) rompesse com as (...)

As contradições da democracia dos ricos e os desafios da vanguarda

05 Jun 2006 | A campanha eleitoral se inicia no Brasil (ainda que não oficialmente) num momento marcado por fortíssimas contradições no cenário político. Por um lado um governo fortalecido, Lula com chances concretas de se eleger em primeiro turno e com apoio de um amplo setor das (...)