Sábado 20 de Abril de 2024

CRÔNICA

Eles podem até dormir bem, mas não sonham

17 Mar 2015 | Debate organizado pelo D.A. do Instituto de Geociências da UFMG, dia 11 de março, para o qual foram convidadas Flavia Vale, pelo Pão e Rosas e Maria da Consolação (Consola) pelo PSOL , na UFMG, sobre mulher, gênero e (...)

Pão & Rosas participa do Encontro de Mulheres Metroviárias

06 Mar 2015 | Importante participação das metroviárias do Pão e Rosas e do Metroviários pela Base no 9°Encontro de Mulheres Metroviárias

Jyoti, a filha da Índia

06 Mar 2015 | O documentário India's Daughter retrata a história do estupro e assassinato de Jyoti. Ele foi banido pelo governo indiano e tem sido criticado por ativistas de direitos humanos por dar voz aos assassinos de Jyoti.

"Não vou desistir das vagas nem das creches, o caminho é a luta"

28 Feb 2015 | O site Palavra Operária entrevistou Daniele Santana, 27 anos, mãe de Francisco, 2 anos e estudante do curso de Filosofia da USP. Ela é uma das mães que tiveram as vagas de seus filhos suspensas nas Creches da USP pela Reitoria. (Foto (...)

Bloco de Carnaval "Oh abre vagas" denuncia Reitoria da USP e exige abertura de vagas nas Creches

12 Feb 2015 | No dia 11/02 ocorreu uma importante manifestação de trabalhadoras, trabalhadores, mães, pais e crianças das Creches da USP. Foi o Bloco de Carnaval "Oh abre vagas".

Creches da USP: "Não queremos deixar nenhuma criança de fora"

04 Feb 2015 | O site Palavra Operária entrevistou Nani Lira, trabalhadora da Creche Oeste da Universidade de São Paulo sobre a crise abertas nas Creches da USP neste início de ano com a suspensão de matrículas de novas crianças e (...)

LANÇAMENTO ISKRA

Sobre o livro “A precarização tem rosto de mulher”

21 Mar 2011 | Neste mês de março, mês do dia internacional das mulheres, a Editora Iskra lança mais uma publicação da Coleção Iskra Mulher. Desta vez, relatamos a luta protagonizada pelos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados de uma das empresas de limpeza da Universidade de São Paulo. (...)

Um diálogo com a juventude do pstu a partir da luta contra o machismo na Fundação Santo André

21 Mar 2011 | Abrimos aqui um diálogo com todos os companheiros da juventude do PSTU, que se organizam na ANEL e em especial com as mulheres. Vivemos um momento especial no cenário mundial, veremos daqui pra frente profundas transformações e novos processos de luta de (...)

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Não somos uma no poder! Precisamos ser milhares nas ruas para arrancarmos nossos direitos!

21 Mar 2011 | Passamos pelo 8 de março em meio à insurgência dos povos árabes, e à eleição da primeira presidenta no Brasil. Lá, vemos as mulheres tomando em suas mãos o destino político de seu país. Aqui, muitas ainda têm esperança de melhora pelas mãos de uma mulher que lidera um governo burguês, (...)

Não somos uma no poder! Precisamos ser milhares nas ruas para arrancarmos nossos direitos!

20 Mar 2011 | Passamos pelo 8 de março em meio à insurgência dos povos árabes, e à eleição da primeira presidenta no Brasil. Lá, vemos as mulheres tomando em suas mãos o destino político de seu país. Aqui, muitas ainda têm esperança de melhora pelas mãos de uma mulher que lidera um governo burguês, (...)

NOVA PUBLICAÇÃO DAS EDIÇÕES ISKRA

"A precarização tem rosto de mulher"

16 Mar 2011 | No mês de março será lançado o livro "A precarização tem rosto de mulher" das Edições ISKRA, que conta a história da luta das trabalhadoras e trabalhadores terceirizados da USP. Organização de Diana Assunção, diretora do Sintusp e dirigente da LER-QI. Apresentação de Claudia Mazzei (...)

NESTE DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES:

Não adianta uma mulher no poder, precisamos ser milhares nas ruas para arrancar nossos direitos!

09 Mar 2011 | Ao contrário do que dizem, de que a vitória de Dilma é uma conquista para as mulheres no país ou que a chegada ao poder de uma ou meia dúzia de mulheres que mudará nossas vidas, a conquista de nossos direitos será obra das próprias mulheres, como vem dando exemplo às mulheres (...)

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Carta às companheiras da CSP-Conlutas, da Anel e à direção majoritária do Movimento Mulheres em Luta

08 Mar 2011 | Venha marchar com a LER-QI e o grupo de mulheres Pão e Rosas! Viva a primavera árabe! Sigamos o exemplo das egípcias, tunisianas e líbias! Por educação sexual nas escolas para decidir, contraceptivos gratuitos para não abortar, pelo direito ao aborto livre, legal, seguro e (...)

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Um dia revolucionário e de luta pelas mulheres da "primavera árabe"

07 Mar 2011 | Não nos deve parecer estranho que as mulheres dos países do norte da África e da Península Arábica se apresentaram com força e protagonismo junto aos milhões que tomaram as ruas diante das consequências da crise econômica e a ira contra os regimes ditatoriais e pró-imperialistas. (...)

Relato de uma ativista egípcia

03 Mar 2011 | "Em minha experiência, as mulheres desempenharam um papel crucial em todos os protestos e greves. Sempre quando a violência surge, as mulheres vão à frente e lutam contra a polícia, elas são espancadas tanto quanto os (...)

NACIONAL

Dilma: uma mulher no poder não muda o Brasil da precarização e da criminalização do aborto!

04 Feb 2011 | A realidade do Brasil e das mulheres trabalhadoras continua sendo uma realidade de muita opressão, criminalização e exploração, não do país de classe média mas do verdadeiro Brasil da precarização do trabalho e da vida, onde milhares de mulheres sofrem com a violência e com a (...)

PRONUNCIAMENTO DIANTE DO ASSASSINATO DE MARISELA ESCOBEDO E SUSANA CHÁVEZ NO MÉXICO

Basta de feminicídios! Nenhuma mulher morta mais!

11 Jan 2011 | No México os feminicídios tem aumentado sob o governo de Felipe Calderón. A imensidão do problema não é resultado da violência e do crime organizado em geral, mas sim de um estado com altos níveis de impunidade, no qual os direitos das mulheres estão entre as mais baixas (...)

Vídeos

11 Dec 2010 | Chamado ao I Festival Contra as Opressões Performance crítica sobre o “rodeio das gordas” Sobre o Rodeio das Gordas e a Ditadura da Beleza DEPOIMENTOS CONTRA O "RODEIO DAS GORDAS" E EM APOIO AO FESTIVAL Paulo Arantes, professor da Filosofia da USP Luiz Renato Martins, (...)

DEFORMAS

Sessão dupla com Ricardo Antunes e Diana Assunção encerra ciclo “Precarização Apartheid Desmanche” na USP

06 Dec 2010 | Com uma sessão dupla que contou com as apresentações de Diana Assunção, trabalhadora da USP e membro da Secretaria de Mulheres do Sintusp, e do prof. Ricardo Antunes, especialista em sociologia do trabalho da Unicamp, encerrou-se na sexta-feira 19.11 o seminário “Precarização (...)

MOVIMENTO ESTUDANTIL

Mais de 1000 pessoas participam do I Festival Interunesp Contra as Opressões numa grande resposta ao “rodeio das gordas” e à política repressiva da reitoria

04 Dec 2010 | Mesmo com o esforço da reitoria da UNESP para impedir que acontecesse, realizou-se com grande êxito nos dias 03 e 04 de dezembro no campus da UNESP de Marília o “I Festival Inter UNESP Contra as Opressões”.

ABAIXO A HOMOFOBIA, O RACISMO, O PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS E A VIOLÊNCIA CONTRA ÀS MULHERES!

A Igreja e seus senhores contra nossos direitos

03 Dec 2010 | Inúmeros episódios de violência contra as mulheres, homossexuais, negros e nordestinos tomaram espaço na mídia mostrando manifestações de grupos reacionários e o silêncio dos governos diante de tanta atrocidade.

PÃO E ROSAS

Somos as negras nos morros! Dor estampada nos rostos!

30 Nov 2010 | Nesses últimos dias, houve um estado de pânico instaurado nas ruas do Rio de Janeiro. O que antes eram alguns carros incendiados, culminou em uma verdadeira missão de guerra nos últimos dias, da qual sabemos que o verdadeiro alvo não é o (...)

TODOS À MARÍLIA CONTRA O MACHISMO, O RACISMO E A HOMOFOBIA

Festival InterUnesp contra a opressão

26 Nov 2010 | Frente aos recentes casos de machismo, homofobia e racismo que tem marcado a realidade brasileira, assim como em resposta ao absurdo "Rodeio das Gordas" ocorrido no Interunesp de Araraquara, em Marília-SP, nos dias 3 e 4 de dezembro, o DCE da Unesp Fatec organizará o festival (...)

Mais publicações: