Quinta 25 de Abril de 2024

Palavra Operária Nº106

CONTATO [email protected]

EDITORIAL

ENTRE GOLS, GREVES, ENCHENTES E ELEIÇÕES

O ponto de vista dos que assistem à Copa demitidos ou embaixo d’água

Por: Daniel Matos Enquanto turistas viajam felizes pelos estádios que custaram rios de dinheiro, os alagamentos e enxurradas no Paraná afetaram quase 790 mil pessoas que literalmente assistem a Copa debaixo d’água. Assim como em Natal, uma das cidades sedes do megaevento, mais uma tragédia “natural” que poderia ser minimizada não fosse o descaso dos governantes.

Crise sindical e a luta pela construção de um partido revolucionário no Brasil

Por: Diana Assunção , Thiago Flamé Este ano marca o início de um forte processo da classe trabalhadora brasileira, que teve como antessala as grandes jornadas de junho de 2013. Trata-se da maior onda de greves em vinte anos. Para os revolucionários analisar os processos de ruptura dos trabalhadores com o lulismo e seus agentes – os burocratas sindicais – é exercício fundamental na reflexão sobre a construção de um partido revolucionário no (...)

Movimento Operário

GREVE DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS PAULISTAS

Fortalecer e radicalizar a greve para derrotar o CRUESP e o governo

Por: Pablito Santos, diretor do Sintusp e trabalhador do Restaurante da Física Para os trabalhadores o chamado “choque de gestão” capitalista do governo Alckmin, que teria como objetivo reduzir os gastos do estado se traduz em medidas de ataque aos trabalhadores.

FALAM OS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DA USP!

Depoimentos dos trabalhadores em greve

Histórica greve do Hospital Universitário da USP

Entrevistamos Dinizete Xavier que foi trabalhadora do HU e atualmente é membro do comando de greve do Centro de Saúde Escola do Butantã.

Ideologia

Uma reflexão sobre a greve do metrô e desafios atuais dos trabalhadores

Greves tradicionais ou “batalhas de classes”?

Por: Iuri Tonelo Nos distintos embates teóricos em que a vanguarda da classe operária está inserida, na disputa de concepções para dar rumo à luta pela emancipação dos trabalhadores, existe sem dúvida, para retomar as palavras de Marx, um critério que define a realidade das teorias: é a prática, como expressão de concepções que se materializam em ações políticas.

Nacional

Vale tudo por votos: a esquerda tradicional e sua crescente integração ao regime

Por: Leandro Ventura Os três grandes candidatos da burguesia alteram seus discursos conforme a necessidade, mas correm todos atrás dos mesmos interesses e financiadores, os bancos, fundos de investimentos, as multinacionais, as gigantes do agronegócio e as bilionárias empresas “campeãs nacionais”.

Internacional

SESSÃO ARGENTINA DA FRAÇÃO TROTSKISTA QUARTA INTERNACIONAL

Realizou-se o XIV Congresso do PTS

Por: André Augusto Entre os dias 20 e 22/6 realizou-se o XIV Congresso do PTS. Em relação ao congresso anterior, em abril de 2013, o PTS cresceu 40% em sua militância, fruto da intervenção política mais ampla nos principais fenômenos da luta de classes no país, o que permitiu o aprofundamento do trabalho no movimento operário e da inserção do partido na indústria

Juventude

Em apoio as greves operárias, emerge a Juventude às Ruas!

Assim como fizeram nossos camaradas cariocas durante a greve dos garis do RJ que, em meio ao feriado do carnaval, estiveram todos os dias nas assembleias e piquetes dessa greve histórica, desde São Paulo e Campinas, como parte da gestão do Centro Acadêmico de Ciências Humanas da UNICAMP (CACH), nos jogamos com todas as forças no apoio ativo a greve dos metroviários de SP.

Alckmin acentua campanha de repressão e criminalização aos movimentos sociais

Lutemos pelo direito de manifestação!

É necessário que todos os sindicatos, entidades estudantis, movimentos populares e organismos de direitos humanos ligados à esquerda – em primeiro lugar a CSP-Conlutas e a Anel – impulsionem uma ampla campanha contra essa ofensiva repressiva e criminalizadora do governo do estado.