Quinta 25 de Abril de 2024

Nacional

Varig

Manifesto dos Trabalhadores da Varig em defesa do emprego e dos direitos

10 Aug 2006   |   comentários

Durante mais de três meses acreditando em uma falsa promessa de que tudo se resolveria a partir da venda da empresa, nos submetemos aos maiores sacrifícios, trabalhamos sem salários, sem benefícios, e sob imensa pressão... Hoje após a venda para Varig Log, o que era uma novela, se transformou em drama. A situação fica pior a cada dia. Enquanto a “nova Varig” se pronuncia publicamente para dizer que não se responsabilizará por nenhum direito trabalhista, e que não pagará nada a ninguém, os funcionários que ficaram continuam trabalhando de graça e os demitidos seguem sem nenhuma garantia.

Os 5.500 funcionários da Varig (Viação Aérea Rio-Grandense) que foram demitidos a partir do dia 28/07/2006 já estavam há mais de quatro meses sem receber salário integral, há mais de dois anos sem reajustes de dissídio, vale-refeição, vale-alimentação e sem a atualização do FGTS. Agora além de não ver a cor desses direitos, estão na rua.

É uma vergonha saber que os trabalhadores aceitaram todos os sacrifícios para salvar a companhia e foram demitidos com desdém. No entanto não iremos nos calar e aceitar esse golpe dos novos donos capitalistas, que vieram de fora do país só para utilizar a Varig para lucrar às custas dos trabalhadores. Tudo o que a marca Varig representa, e que acaba de ser vendido a preço de “banana” , foi fruto do nosso esforço e trabalho. E avisamos aos “Srs.Capitalistas” , lutaremos para que não saiam impunes!!

É necessário que a população brasileira não aceite mais esse ataque aos trabalhadores, já que se esse plano de miséria se consolida, o que impedirá que outros trabalhadores não sofram na pele a mesma situação? Só nossa união poderá impedir esse ataque aos direitos básicos. Por isso convocamos através deste manifesto, a todos os trabalhadores, movimentos sociais, organizações sindicais, estudantis e de direitos trabalhistas, partidos políticos, personalidades públicas, a juntos nos manifestarmos e a lutar a favor dessa causa.

Devemos exigir a garantia de todos os direitos, salários, benefícios, férias, reajustes, FGTS, enfim, tudo que é direito reconhecido, e travar uma luta maior contra o “direito” das empresas de demitir em massa.

Esse manifesto foi aprovado na reunião do Conselho Diretor de Base do Sintusp – Sindicato dos Trabalhadores da USP, realizada no dia 04/08/2006 em apoio aos trabalhadores da Varig.

Artigos relacionados: Nacional , Movimento Operário









  • Não há comentários para este artigo