Sábado 27 de Abril de 2024

Governo Syriza na Grécia

A Troika controla as contas do governo de Atenas

17 Mar 2015 | O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras salientou segunda-feira que o governo não vai recuar em suas promessas de campanha, mas legislará sobre as primeiras medidas "imediatamente". Enquanto isso, continuam as negociações com as instituições da Troika, que controlam as contas do (...)

Grécia sob vigilância da Troika

11 Mar 2015 | A Grécia apresentou sua lista de reformas ao Eurogrupo. As instituições (a “Troika”) pressionam por mais ajustes. O perigo da instabilidade econômica e política. O fantasma de Grexit e a carta do referendo.

A Grécia e o Syriza: onde está a força real de transformação?

05 Mar 2015 | Não resta dúvidas de que a experiência que vem ocorrendo na Grécia, a partir da ascensão do Syriza, tem uma importância internacional para os debates na esquerda e dos trabalhadores. No entanto, as lições que se podem extrair dessa experiência dividem águas e devem ser a base da (...)

O Syriza e a “realpolitik”: o novo adversário das massas gregas?

04 Mar 2015 | Neste final de semana, Alexis Tsipras falou pela primeira vez no Comitê Central do Syriza desde o acordo de extensão do resgate por quatro meses, que havia sido recebido com duras críticas por parte de membros dirigentes do (...)

Tensão na Europa pelo fogo cruzado entre Rajoy e Tsipras

03 Mar 2015 | Neste fim de semana houve fogo cruzado entre Atenas e Madri. Num discurso diante do comitê central do Syriza, Tsipras acusou ao presidente espanhol, Mariano Rajoy, de fazer um complô com Portugal para levar as negociações do Eurogrupo “ao abismo”. Sobe a tensão na Europa em um ano (...)

Pela anulação da dívida grega, envie sua “selfie” de solidariedade!

02 Mar 2015 | Depois do dia 25 de janeiro e a vitória do Syriza na Grécia, a Troika (Comissão Europeia, FMI e BCE) com a Alemanha à frente, vem protagonizando uma verdadeira cruzada internacional contra o povo grego. Contra a campanha reacionária de periódicos como o Bild alemão, que chama os (...)

O diário alemão Bild e sua reacionária campanha contra o povo grego

27 Feb 2015 | O Bild, o diário de maior tiragem na Europa, lançou na quinta-feira uma campanha contra as negociações para aceitar uma extensão do resgate à Grécia, chamando seus leitores a enviar "selfies" dizendo "NEIN" ("Não") para o periódico. Uma campanha reacionária que imediatamente teve (...)

Eurogrupo aceita as reformas do Syriza, que retrocede suas promessas eleitorais

26 Feb 2015 | Esta terça-feira a Grécia aprovou uma prorrogação de quatro meses de seu resgate financeiro. A Troika e o Eurogrupo deram “sinal verde” ao plano de reformas redigido pelo próprio governo do Syriza, que apesar de retroceder em grande parte de suas promessas eleitorais e causar (...)

Syriza, a chantagem da Troika e os limites do neo-reformismo

24 Feb 2015 | A Troika (BCE, Comissão Europeia, FMI) com a Alemanha à cabeça, vem protagonizando uma verdadeira cruzada internacional contra o povo grego. O Syriza vem facilitando passo a passo a extorsão. Enquanto isso, o capital financeiro girou à "ação direta" mediante o golpe de mercado da (...)

Alemanha e Grécia, "coautores" do livro do ano

23 Feb 2015 | Esta semana houve um evento importante: sexta-feira, o ministro Varoufakis finalmente cedeu à pressão dos credores e chegou a um pré-acordo, para assim firmar um novo plano com os ministros das Finanças da Eurozona, que aprofunda as medidas regressivas, privatizações e o (...)

MES/PSOL: o que o acordo grego diz sobre a estratégia do Syriza?

22 Feb 2015 | O acordo entre o Eurogrupo e a Grécia, embora siga indefinido quanto às concessões concretas a que o Syriza se submeteu, tem cláusulas claras: a Grécia aceita o resgate e as condições alemãs, comprometendo-se com a “finalização com êxito do atual programa”, apresentando uma lista de (...)

Aceitando as reformas, a Grécia acorda extensão do resgate com o Eurogrupo

22 Feb 2015 | Depois de longas discussões durante duas semanas entre "estender o atual resgate sobre as condições atuais" (Alemanha) e a "extensão técnica de um empréstimo por seis meses, como passo a um acordo mais sólido" (Grécia), Atenas e seus credores da eurozona atingiram um acordo para (...)

Grécia cede, Alemanha não

20 Feb 2015 | O governo grego de Tsipras solicitou à zona do euro a prorrogação da ajuda financeira, mas, a Alemanha pressiona por mais concessões.

Por uma campanha de solidariedade internacional ativa ao povo grego

20 Feb 2015 | A “Troika”, conformada pelo FMI, a UE, e o Banco Central Europeu, aprofunda a chantagem sobre o governo grego para que aceite continuar com o ajuste e utilize os recursos para o pagamento da dívida pública. A solidariedade com os trabalhadores e o povo grego é mais necessária do (...)

Solidariedade à Grécia na França, pela anulação da dívida

20 Feb 2015 | Após uma série de atos e reuniões nas semanas anteriores, no último domingo foram organizadas nas principais cidades da França manifestações de solidariedade com os trabalhadores e o povo grego e em rechaço à chantagem da Troika. A maior aconteceu em Paris e reuniu a aproximadamente (...)

Ações pela anulação da dívida grega na Inglaterra

20 Feb 2015 | Desde a formação do governo do Syriza, vieram-se destacando distintas ações e comícios solidários com o povo grego. Sob as consignas “Cancelamento da dívida!”, “Deixem respirar a Grécia!”, 2000 pessoas se congregaram na famosa Trafalgar Square em Londres neste domingo, 15/2, para (...)

Mais que nunca, com o povo grego pela anulação da dívida

18 Feb 2015 | A “Troika”, conformada pelo FMI, a UE, e o Banco Central Europeu, aprofunda a chantagem sobre o governo grego para que aceite continuar com o ajuste e utilize os recursos para o pagamento da dívida pública. A solidariedade com os trabalhadores e o povo grego é mais necessária do (...)

Grécia rechaça proposta de ajuste do Eurogrupo

17 Feb 2015 | A reunião dos ministros da Economia e Finanças do Eurogrupo na segunda-feira terminou em desacordo entre a Grécia e o restante dos sócios do euro sobre o futuro da ajuda financeira ao país, depois que a Grécia rechaçou a proposta de continuar com o plano atual de (...)

Manifestação em Berlim em solidariedade à Grécia

13 Feb 2015 | Na quarta-feira desta semana se manifestaram centenas de pessoas diante da embaixada da União Europeia em Berlim. Ao mesmo tempo em que na Grécia 15000 pessoas se manifestavam na praça Syntagma em Atenas, em Berlim protestaram contra a chantagem da Troika encabeçada pela (...)

Dezenas de milhares voltam às ruas da Grécia

12 Feb 2015 | Como na semana passada, em que o povo grego acudiu aos milhares à praça Syntagma diante do Parlamento em rechaço ao anúncio do Banco Central Europeu de deixar de aceitar os títulos gregos como garantia de financiamento dos bancos desse país, 15.000 gregos se manifestaram contra as (...)

O Syriza poderia acelerar a fase “política” da crise mundial?

12 Feb 2015 | Depois das conversas entre o Executivo grego e o Eurogrupo, a reunião de seis horas não foi capaz de levar as negociações adiante e acabou sem acordo.

O governo grego diz que está pronto para aplicar reformas, mas sem ultimato

10 Feb 2015 | O governo grego está pronto para aplicar um grande programa de reformas mas não está disposto a negociar sob a ameaça de “nenhum ultimato”, assegurou hoje seu porta-voz, Gavriil Sakelaridis.

Pela anulação da dívida e contra os planos de austeridade

10 Feb 2015 | A 25 de janeiro a grande maioria do povo grego votou pelo Syriza, expressando dessa maneira sua vontade de não seguir pagando com desemprego e miséria o “resgate” do capitalismo grego e dos grandes bancos imperialistas, através dos “memorandums” impostos pela tristemente celebra (...)

Grécia: a chantagem do BCE e a necessidade de retomar a mobilização operária e popular

06 Feb 2015 | A decisão do Banco Central Europeu (BCE) de cortar financiamento aos bancos gregos aparece como uma posição de "marcar terreno" na negociação e para obrigar o governo grego a aceitar piores condições. A praça Syntagma em Atenas reuniu ontem milhares de manifestantes ao grito de "não (...)

Mais publicações:
  • 1
  • 2