Sexta 26 de Abril de 2024

A União Europeia atravessada por múltiplas crises

20 Mar 2015 | A cúpula da União Europeia em Bruxelas nesta semana tem múltiplas frentes abertas. A crise da Grécia, as tensões com a Rússia e uma Ucrânia que é uma ferida aberta, e a ameaça do Estado Islâmico, depois do atentado da Tunísia. As manifestações em Frankfurt mostram como pode reaparecer (...)

Protestos na Alemanha: 20.000 manifestantes em Frankfurt

20 Mar 2015 | Na quarta-feira, abriu-se a nova sede do Banco Central Europeu em Frankfurt, a capital financeira da Alemanha. Mario Draghi, presidente do BCE, havia convidado apenas 100 pessoas à cerimônia. Mas umas 20.000 pessoas chegaram à manifestação “Blockupy” contra a política de (...)

18 pessoas presas em Frankfurt na jornada contra a austeridade

19 Mar 2015 | A polícia alemã prendeu nesta quarta-feira 18 pessoas em Frankfurt por suposta perturbação severa da ordem pública nos protestos contra a inauguração oficial do Banco Central Europeu (BCE).

Pequim e Washington: quando as disputas financeiras penetram a geopolítica

18 Mar 2015 | Depois de meses de controvérsias sobre o lançamento por parte da China do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) e as resistências diplomáticas dos EUA contra a iniciativa, o apoio britânico ao projeto chinês agita a ordem financeira (...)

Alemanha: estoura paralisação de pilotos na Lufthansa

18 Mar 2015 | Neste 18 de março serão cancelados na Alemanha mais de 410 voos em razão da paralisação de 24 horas do sindicatos dos pilotos da empresa Lufthansa. O sindicato convocou uma nova paralisação nesta terça-feira, a décima segunda para pressionar nas negociações para manter o sistema de (...)

Grande marcha na Alemanha contra os planos de austeridade de Merkel

18 Mar 2015 | A capital financeira da principal potência europeia amanheceu com mais de dez bloqueios nas distintas áreas da cidade. Estas ações formam parte da marcha que concentrará dezenas de milhares de manifestantes contra o governo (...)

A Troika controla as contas do governo de Atenas

17 Mar 2015 | O primeiro-ministro grego Alexis Tsipras salientou segunda-feira que o governo não vai recuar em suas promessas de campanha, mas legislará sobre as primeiras medidas "imediatamente". Enquanto isso, continuam as negociações com as instituições da Troika, que controlam as contas do (...)

Pablo Iglesias, orgulhoso pelos militares, pela polícia e as guardas civis

17 Mar 2015 | O líder do Podemos, Pablo Iglesias, não deixa de surpreender próprios e alheios. Neste sábado, em um ato de campanha para as eleições andaluzas em Málaga, lançou vivas aos militares, aos policiais e guardas civis. Sentia-se "orgulhoso pelo trabalho que (...)

A batalha de Tikrit: um ponto decisivo na guerra?

14 Mar 2015 | A ofensiva sobre o Estado Islâmico na cidade iraquiana de Tikrit continua. Avançam as tropas governamentais e as milícias ligadas ao Irã com o apoio dos EUA. O que está em disputa na batalha de Tikrit?

A desaceleração chinesa como o “novo normal”

12 Mar 2015 | Grandes debates (e preocupações) sobre a economia mundial se abriram depois do discurso anual sobre o estado da nação do primeiro ministro chinês, Li Keqiang. O objetivo do discurso foi oficializar a meta de crescimento de 7% do PIB para a economia chinesa em 2015, que se (...)

A economia dos Estados Unidos volta a respirar, sugando o ar de quem?

11 Mar 2015 | Ano passado os Estados Unidos cresceram 2,4%, para esse ano a perspectiva é de uma melhora ainda maior, com investimentos que ultrapassam os 500 bilhões de dólares no ano. Na contramão dessa recuperação (que ainda seria insuficiente para puxar uma recuperação definitiva da crise (...)

Grécia sob vigilância da Troika

11 Mar 2015 | A Grécia apresentou sua lista de reformas ao Eurogrupo. As instituições (a “Troika”) pressionam por mais ajustes. O perigo da instabilidade econômica e política. O fantasma de Grexit e a carta do referendo.

EUA: Estudantes ocupam o Capitólio de Wisconsin

11 Mar 2015 | Mais de mil estudantes universitários abandonaram as aulas na segunda em Madison (capita do estado de Winsconsin) e ocuparam o Capitólio, edifício que abriga o poder executivo, ambas as câmaras legislativas e o poder (...)

Cuba apóia Maduro contra a escalada agressiva da Casa Branca

11 Mar 2015 | O governo de Cuba repudiou em duros termos a ordem executiva (decreto) do presidente norteamericano Barack Obama, que declara a Venezuela como uma “ameaça para a segurança nacional”, e manifestou um apoio “incondicional” ao governo de Nicolás (...)

Obama declara a Venezuela como uma “ameaça à segurança nacional”

10 Mar 2015 | O documento faz referência aos sete militares, jurídicos e policiais da Venezuela punidos por supostamente violar os direitos humanos e políticos no país. A ação suspende vistos e o congelamento de bens em território norte-americano destes (...)

Milhares nas ruas de Israel contra o governo de Netanyahu

09 Mar 2015 | O Oriente Médio segue sendo um grande caldeirão de instabilidades e incertezas. De um lado,está o Estado Islâmico que ocupou diversas regiões da Síria e Iraque, onde não contente em matar e oprimir os povos que ali vivem, ainda destroem relíquias das civilizações antigas (...)

Dois anos após a morte de Chávez, o país vive uma grande tensão política

09 Mar 2015 | Em 5 de março de 2014, no período da tarde, o então vicepresidente se dirigia ao povo anunciando o falecimento do presidente Hugo Chávez, causado pelo câncer diagnosticado em meados de 2011. Após dois anos da morte de Chávez, o país vive uma grande tensão (...)

Irã - EUA: As negociações que podem modificar o tabuleiro geopolítico do Oriente Médio

09 Mar 2015 | As negociações entre Irã e EUA têm estado no centro da agenda política internacional. Quarta-feira passada (4), Netanyahu se apresentava para o congresso dos EUA para impugná-las com o apoio dos republicanos contra Obama, que as defendeu como a única “alternativa (...)

O significado da proposta militar dos EUA contra o Estado Islâmico

07 Mar 2015 | Desde finais de 2014 os Estados Unidos vem protagonizando uma série de bombardeios ao Iraque e à Síria, alegando combater o Estado Islâmico. A brutalidade, o terror, as ações e ideologia fascista daquela organização possibilitaram o acordo geral da opinião pública doméstica e (...)

Argentina: a FIT apresentou seus candidatos para as eleições estaduais

06 Mar 2015 | A Frente de Esquerda e dos Trabalhadores do estado de Mendoza apresentou ontem (4) seus candidatos para estas eleições. Em uma coletiva de imprensa encabeçada pelo candidato a prefeito da cidade de Mendoza, Nicolás Del Caño (do PTS, Partido dos Trabalhadores Socialistas), junto à (...)

A queda do preço do petróleo e a teoria da renda da terra de Marx

06 Mar 2015 | Este artigo tem a pequena pretensão de se inserir no debate sobre as determinações mais estruturais que levam a formação do preço do petróleo, partindo dos elementos colocados por Marx no livro III do Capital, sua teoria da renda da terra. Fica claro que num pequeno texto como esse (...)

A Grécia e o Syriza: onde está a força real de transformação?

05 Mar 2015 | Não resta dúvidas de que a experiência que vem ocorrendo na Grécia, a partir da ascensão do Syriza, tem uma importância internacional para os debates na esquerda e dos trabalhadores. No entanto, as lições que se podem extrair dessa experiência dividem águas e devem ser a base da (...)

Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e França ameaçam a Rússia pela crise da Ucrânia

04 Mar 2015 | Estados Unidos, Alemanha, França, o Reino Unido e a Itália, advertiram a Rússia que se degenerar o processo de paz no leste da Ucrânia definido pelos acordo de Minsk, a comunidade internacional terá “uma forte reação”

Policia de Los Angeles assassina brutalmente jovem africano

04 Mar 2015 | No domingo passado torbou-se publico um video que mostra sete policiais agredindo um jovem em situação de rua e logo depois o assassinando com mais de cinco disparos.

Mais publicações: