Quinta 25 de Abril de 2024

CRÔNICA

Eles podem até dormir bem, mas não sonham

17 Mar 2015 | Debate organizado pelo D.A. do Instituto de Geociências da UFMG, dia 11 de março, para o qual foram convidadas Flavia Vale, pelo Pão e Rosas e Maria da Consolação (Consola) pelo PSOL , na UFMG, sobre mulher, gênero e (...)

UFMG anuncia que está imersa na crise orçamentária das IFES. Qual o caminho para barrar os ataques à educação?

10 Mar 2015 | Contas de água e luz atrasadas, demissões de terceirizados, cortes na área administrativa, bolsas de iniciação científica atrasadas, cortes no mestrado e nos intercâmbios, cursos sem importantes disciplinas por falta de equipamentos em (...)

Lei 100

Pimentel prepara demissão em massa de professores em Minas Gerais

05 Mar 2015 | Nesta quinta feira, 05/03, ocorreu o julgamento no STF do recurso do governo de Minas Gerais sobre a Lei Complementar 100/2007, a chamada “Lei 100”. Considerada ilegal pelo STF em abril do ano passado, o recurso pede a extensão do prazo que define o próximo dia 1 de abril como (...)

OPINIÃO

O discurso de Patrus Ananias e a crise do PT

19 Feb 2015 | O ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, afirmou em entrevista para o jornal “O Tempo”, publicada em 16 de fevereiro , que “a essência do PT permanece” após 35 anos de sua fundação.

Designação de professores em Minas Gerais

Na volta às aulas, humilhação dos professores para exercerem a profissão

12 Feb 2015 | A busca de escolas e aulas no início do ano é uma jornada cada vez mais extenuante para todos os professores, em especial os designados, em busca de emprego ou de preenchimento de cargo. Os professores ficam à mercê de inúmeras situações humilhantes e constrangedoras para (...)

CONTAGEM

Curso sobre a Revolução Russa para Trabalhadores em MG

12 Feb 2015 | No último domingo aconteceu em Contagem (MG) o curso sobre a Revolução Russa para trabalhadores. FOTO: Lenin discursa para trabalhadores e soldados, na foto também está Trotski.

Minas Gerais

Governo de Pimentel em Minas Gerais esconde debilidades estruturais da vitória petista

09 Feb 2015 | As principais debilidades do governo petista que vão além dos limites orçamentários e da “herança maldita” do PSDB. O PT no poder em Minas Gerais carrega contradições profundas.

RACISMO CONTRA FABIANA DO VÔLEI

Até Quando?

03 Feb 2015 | Aqui em Minas Gerais a Fabiana Claudino Atleta da do SESI-SP e capitã da Seleção brasileira de vôlei foi chamada de macaca pelo senhor Jefferson Gonçalves de Oliveira, durante a partida do Sesi –SP contra a equipe do Minas, o Jogo da super liga aconteceu na Arena do Minas Tênis (...)

DENÚNCIA EM CONTAGEM - MG

Assédio Moral na Vallourec/Mannesmann

01 Feb 2015 | Os casos mais recentes de assédio moral feita pela patronal na Vallourec estão deixando os trabalhadores à flor da pele. As perseguições e humilhações vividas pelos operários de vários setores da empresa fazem parecer que estamos de volta na Ditadura Militar, quando o único direito (...)

Quando há conflito entre Guarda e PM, quem paga o pato é a população trabalhadora, negra e pobre

24 Jan 2015 | No dia 15 de janeiro, conflito entre guardas municipais e policiais militares em frente à rodoviária de Belo Horizonte foi estopim para articulação da Guarda Municipal exigir da prefeitura o armamento da corporação com arma de (...)

SOBE O PREÇO DAS PASSAGENS EM BH E REGIÃO METROPOLITANA

Confiar na força da luta unificada!

16 Jan 2015 | A média do aumento nas linhas de BH é de 8,5%. Enquanto a média do aumento da região metropolitana é de 12,8%. FOTO: UOL

AUMENTO DA TARIFA EM BELO HORIZONTE É SUSPENSO POR LIMINAR DO STJ-MG

Unidos a juventude e os trabalhadores podem barrar o aumento da tarifa!

10 Jan 2015 | Em pelo menos três das maiores capitais brasileiras aconteceram importantes manifestações contra o aumento das passagens de ônibus, Belo Horizonte foi uma delas.

ELEIÇÕES 2014

Pimentel encontra caminho livre para governar para os ricos

02 Oct 2014 | Frente à sede de mudança após três mandatos consecutivos do PSDB no estado, o PT encontra caminho livre para seu projeto de governo para os ricos. E as demais candidaturas da oposição mostram-se incapazes de aparecerem como alternativas ao PT. As demandas das manifestações de (...)

ELEIÇÕES 2014

Intenção de votos em Aécio e a crise do projeto tucano

02 Oct 2014 | O que antes era apostado como uma candidatura forte encabeçada por frações da burguesia paulista e mineira, agora está voltada para novas configurações e crises no PSDB e suas relações com outros partidos do regime.

REBELIÕES PRESÍDIOS

País da impunidade, para quem?

02 Oct 2014 | No último dia 13 de setembro, ao mesmo tempo em que os presidenciáveis Aécio Neves do PSDB e de Dilma Rousseff do PT estavam no palanque em suas campanhas por Belo Horizonte, acontecia mais uma rebelião no Complexo Penitenciário de Piraquara, no Estado do Paraná. Já foram outros (...)

TRAGÉDIA EM MINAS GERAIS

Mais dois jovens mortos em obras da Copa: a prefeitura e a Cowan são as responsáveis

05 Jul 2014 | Mais dois jovens morreram em consequência das obras da Copa em Belo Horizonte: Hanna Cristina Santos, motorista de ônibus, de 24 anos, e Charlys Frederico Moreira do Nascimento, servente de pedreiro, de 25 anos. Prestamos nossa solidariedade no luto das famílias de Hanna e (...)

BELO HORIZONTE

CONTRA O AUMENTO E PELA GRATUIDADE NO ÔNIBUS, UNIR A JUVENTUDE AOS TRABALHADORES!

17 Apr 2014 | Desde o dia 3 de abril foi oficializado o aumento de preço das passagens nos ônibus de BH, que ainda não foi implementado devido uma liminar do Ministério Público com validade de 30 dias.

29 ANOS DE DEMOCRACIA DOS RICOS E OS MILITARES SEGUEM IMPUNES

Há 50 anos do Golpe de 64: Punição aos militares e civis envolvidos com a ditadura militar!

21 Mar 2014 | No dia 1 de abril será realizado em Belo Horizonte o ato contra o golpe militar de 1º de abril de 1964, organizado pela Frente Independente pela Memória, Verdade e Justiça de Minas Gerais.

DEBATE

Mesa sobre opressões na UFMG, organizada pelo D.A. da Fafich na calourada de 2014

22 Feb 2014 | A mesa foi composta por diversos movimentos sociais de mulheres e negros, pela professora e coordenadora do Nepem, Marlise Matos. A seguir, leia na íntegra a fala de Flávia Vale, uma das convidadas para o debate, do grupo de mulheres Pão e (...)

GRANDE SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM MG

Trabalhadores e estudantes discutem em MG as concepções da Teoria da Revolução Permanente de Leon Trotsky

17 Feb 2014 | Durante dois finais de semana, cerca de vinte trabalhadores (professores e operários industriais) e estudantes (da UFMG e da PUC) se reuniram em Contagem-MG para discutir uma das principais contribuições teóricas de Leon Trotsky ao marxismo, a Teoria da Revolução (...)

UFMG

Por que comecei a militar na LER-QI

11 Dec 2013 | "Quero fazer um chamado para debater a importância da construção de um partido revolucionário a cada companheira e companheiro que compartilhou conosco a experiência de sair às ruas em junho com todos os debates que foram colocados e, em especial, àqueles que participaram das (...)

UNIVERSIDADE

No dia 21 de novembro a FAFICH/UFMG foi palco da mulher negra!

11 Dec 2013 | No último dia 21 de novembro, como atividade da semana da Consciência Negra e do dia de combate à violência contra a mulher, o grupo de Mulheres Pão e Rosas realizou conjuntamente às Secretaria de Mulheres e LGBTTI e de Questão Negra do CAFCA, pela gestão Jornadas de Junho, duas (...)

CAMPANHA SALARIAL METALURGIA BH/CONTAGEM

Unidade operária para derrotar a chantagem da patronal

09 Dec 2013 | A campanha salarial na metalurgia foi fechada na grande maioria do país com acordos em media de 2% de aumento real. Para conquistar esse aumento os trabalhadores fizeram paralisações. A mais importante foi a greve dos trabalhadores da SCANIA, em São Bernardo/SP, que paralisaram (...)

QUESTÃO DA MULHER

Por uma estratégia revolucionária na luta contra a opressão às mulheres

15 Oct 2013 | A chegada de Dilma à presidência foi reivindicada, para amplos setores do movimento feminista, como uma conquista das mulheres. (...) Ao contrário desse feminismo atrelado ao estado, buscamos atualizar as perspectivas de mulheres revolucionárias e socialistas que mostram toda a (...)

BELO HORIZONTE

A campanha contra a repressão continua em Belo Horizonte!

25 Sep 2013 | No dia 13 de setembro, ocorreu o ato contra a repressão e pela liberdade aos presos políticos das manifestações de sete de setembro.

Mais publicações: