Sábado 27 de Abril de 2024

Teses sobre arte

17 Mar 2015 |

A queda do preço do petróleo e a teoria da renda da terra de Marx

06 Mar 2015 | Este artigo tem a pequena pretensão de se inserir no debate sobre as determinações mais estruturais que levam a formação do preço do petróleo, partindo dos elementos colocados por Marx no livro III do Capital, sua teoria da renda da terra. Fica claro que num pequeno texto como esse (...)

CONTAGEM

Curso sobre a Revolução Russa para Trabalhadores em MG

12 Feb 2015 | No último domingo aconteceu em Contagem (MG) o curso sobre a Revolução Russa para trabalhadores. FOTO: Lenin discursa para trabalhadores e soldados, na foto também está Trotski.

Curso aberto sobre a Revolução Russa de 1917!

02 Feb 2015 | Neste próximo final de semana (dias 07 e 08 de fevereiro) realizaremos um curso sobre a Revolução Russa de 1917

Economia de guerra, produção armamentista e a atual crise mundial do capitalismo

28 Dec 2014 | A indústria bélica constitui um setor importante historicamente para a economia americana, sendo os EUA o país que mais investe nesse setor historicamente. Como e por que isso ocorre?

Perry Anderson: “Podemos e Syriza têm posições muito menos radicais que a direita antissistema”

28 Dec 2014 | Esta quinta-feira se apresentou em Madri a edição em castelhano da revista New Left Review. A apresentação se fez no seminário “Invenção da politica, crise do capitalismo e novos sujeitos políticos na Europa”, organizado pela editora Traficantes de (...)

China: de Giovanni Arrighi ao General norteamericano Clark

29 Oct 2014 | Há alguns poucos anos o já falecido economista e sociólogo italiano Arrighi publicava seu célebre trabalho Adam Smith em Pequim. Em uma reinterpretação explícita da teoria de Adam Smith, o trabalho supunha que o economista escocês não haveria, na realidade, teorizado sobre o (...)

ENTREVISTA

Saúde, capitalismo e revolução

13 Oct 2014 | Gilson Dantas, médico e sociólogo, a partir da experiência da recente greve da USP, reflete sobre como os trabalhadores podem dar uma saída de fundo para a crise do sistema de saúde no país.

Erro de execução squelettes/cuadro_multimedia_individual.html

"Marx Voltou"

06 Oct 2014 | Websérie de ficção sobre "O Manifesto Comunista". LEGENDADO EM PORTUGUÊS

Homenagem a Leon Trotski no 74º aniversário de sua morte

Sobre uma vida plena de sentido

07 Sep 2014 | Encarar a vida de olhos abertos é enxergar, em primeiro lugar, as tristezas, explorações e opressões que nos rodeiam no dia-a-dia. Num mundo com capacidade produtiva cada vez maior, vemos cada vez mais fome, mais miséria social, mais desigualdade. E aos que podem ter um pouco (...)

Trotski e a tradição revolucionária

07 Sep 2014 | Em seus mais de 150 anos de História, a classe operária mundial tem em León Trotski um de seus mais importantes dirigentes e uma de suas mais importantes tradições. A transformação do mundo pelas mãos do proletariado anunciada por Marx e Engels no Manifesto Comunista, foi a tarefa (...)

A Juventude do PTS no acampamento juvenil do SU

25 Aug 2014 | Entre 3 e 10 de agosto se realizou na região de Auvergn, França, o acampamento que reúne as juventudes das distintas sessões que fazem parte do Secretariado Unificado (SU), organização do movimento trotskista fundada pelo dirigente Ernest Mandel. A juventude do PTS foi convidada a (...)

MARX VOLTOU

Em meio à greve trabalhadores da USP debatem o Manifesto Comunista

30 Jul 2014 | Depois de 60 dias de uma dura greve realizou-se uma grande atividade de formação política para trabalhadores organizada pelo Movimento Nossa Classe USP. A partir da exibição da minissérie “Marx Voltou” e da exposição de Brandão, diretor do Sintusp, dezenas de trabalhadores da USP e de (...)

TEORIA: UM GUIA PARA AÇÃO REVOLUCIONÁRIA

Da crítica à "democracia dos ricos" à luta pela democracia dos trabalhadores

29 Jul 2014 | Nessa época de eleições volta à cena uma grande fase de promessas: na televisão, nos jornais, em cada folheto que recebemos, vemos uma infinidade de ideias e promessas de que, dessa vez, a nossa condição de vida irá (...)

WENDY GOLDMAN NO BRASIL!

“Mulher, Estado e revolução” de Wendy Goldman, chega ao Brasil em pleno maio operário

22 May 2014 | Não haveria momento melhor pra lançar o livro “Mulher, Estado e revolução” no Brasil. Em meio a greves operárias e manifestações, trazer a tona os debates mais profundos que os revolucionários e a classe operária russa levaram adiante será fonte inesgotável de lições para a classe (...)

EDIÇÕES ISKRA

Lançamento de "A revolução Espanhola reúne 150 pessoas na USP!

11 May 2014 | Na última quarta-feira, 07 de maio, cerca de 150 pessoas participaram do lançamento da compilação de escritos de Leon Trotski sobre a Revolução Espanhola no auditório da Geografia da USP. A mesa contou com a participação de Antonio Quiozini pelas Edições Iskra e Elisabeth Yang pelo (...)

LANÇAMENTO MULHER, ESTADO E REVOLUÇÃO

As lições de 1917 na luta pela emancipação das mulheres

17 Apr 2014 | Nos dias 19, 20 e 21 de maio, em Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro respectivamente ocorrerão as conferências de lançamento do livro “Mulher, Estado e revolução” com a presença da autora, a historiadora norte-americana Wendy Goldman. A publicação, uma coedição da Boitempo Editorial (...)

GRANDE SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO EM MG

Trabalhadores e estudantes discutem em MG as concepções da Teoria da Revolução Permanente de Leon Trotsky

17 Feb 2014 | Durante dois finais de semana, cerca de vinte trabalhadores (professores e operários industriais) e estudantes (da UFMG e da PUC) se reuniram em Contagem-MG para discutir uma das principais contribuições teóricas de Leon Trotsky ao marxismo, a Teoria da Revolução (...)

GRANDE SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO

Duzentos trabalhadores e estudantes discutem a atualidade da Teoria da Revolução Permanente de Leon Trotski

17 Feb 2014 | Duzentos trabalhadores e estudantes se reuniram em dois finais de semana de janeiro e fevereiro para retomar a atualidade do legado de Leon Trotski.

PTS ARGENTINA

O partido leninista como instrumento de combate

13 Feb 2014 | Na história dos partidos que conseguiram influência significativa como representantes da classe operária (deixando de lado as seitas estéreis que não conquistam inserção real alguma) têm existido duas tendências predominantes: partidos “de massas”, ou partidos que agrupam a vanguarda (...)

CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA TRABALHADORES

"O marxismo revolucionário nos dá as ferramentas para enfrentar a burguesia no Brasil e no mundo"

05 Feb 2014 | Entrevistamos Claudionor Brandão e Pablito Santos, diretores do Sintusp e militantes da LER-QI sobre o curso de formação política para trabalhadores “Desvendado a exploração capitalista” que ocorrerá nos próximos dias 15 e 16 de fevereiro em São (...)

QUESTÃO NEGRA

Edições Iskra lançam "Questão Negra, Marxismo e Classe Operária no Brasil"

11 Dec 2013 | Neste mês de novembro a Liga Estratégia Revolucionária – Quarta Internacional, lançou o livro Questão Negra, Marxismo e Classe operária no Brasil

NOVA PUBLICAÇÃO DAS EDIÇÕES ISKRA

Questão Negra, marxismo e classe operária no Brasil

13 Nov 2013 | Nos próximos dias as edições Iskra publicará o primeiro livro da Liga Estratégia Revolucionária sobre a questão negra no Brasil. Conheça!

73 ANOS DA MORTE DE LEON TROTSKY

Ideias irredutíveis na etapa em que “tudo que é sólido desmancha no ar”

07 Sep 2013 | Já se completaram dois meses desde que no Brasil a juventude abarrotou as ruas em centenas de cidades de diversos Estados - chegando à cifra dos milhões - carregando o grito de indignação entalado na garganta há tempos contra o mar de angústias, tormentas e misérias que o (...)

Mais publicações: