Sexta 29 de Março de 2024

Gênero e Sexualidade

DEBATES

Lei do feminicídio: Avanços e limites

23 Mar 2015 | No dia 9 de março foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a lei que tipifica o feminicídio como crime hediondo. O que isso significa de avanços e limites?

BEIJO LÉSBICO NA NOVELA

Mais um beijo gay, mais uma enxurrada de homofobia

23 Mar 2015 | O beijo entre duas senhoras na novela Babilônia gerou muita repercussão. Porque a visibilidade lésbicas, contrária a heteronormatividade, assusta tanto os setores conservadores?

HOMOFOBIA

Engenheiro é esfaqueado por homofobia dentro de seu prédio no ABC

23 Mar 2015 | Rodrigo Mariano Miguel, 33 anos, engenheiro elétrico foi esfaqueado no corredor de seu prédio por ser homossexual.

“Geiza não é a primeira, exigimos que seja a última”

23 Mar 2015 | Na última sexta-feira a imprensa noticiou o assassinato de Geiza Aparecida Medeiros Martinez, 44. Ela era funcionária da Seção de Alunos do curso de Letras da USP, e tinha uma filha de 15 anos. No mesmo dia, a Secretaria de Mulheres do Sintusp publicou uma declaração repudiando (...)

Estudantes e trabalhadores da USP organizam dia de mobilização pelas creches

20 Mar 2015 | Nessa terça feira, 17 de março, aconteceu o dia de mobilização pelas creches na Universidade de São Paulo. Organizado pela Frente Feminista da USP, com o apoio de mães, pais e funcionários das creches e da Secretaria de Mulheres do Sintusp, o dia contou com diversos atos debates, (...)

CRÔNICA

Eles podem até dormir bem, mas não sonham

17 Mar 2015 | Debate organizado pelo D.A. do Instituto de Geociências da UFMG, dia 11 de março, para o qual foram convidadas Flavia Vale, pelo Pão e Rosas e Maria da Consolação (Consola) pelo PSOL , na UFMG, sobre mulher, gênero e (...)

Entre a opressão e a exploração das mulheres negras

Mulheres negras: Raça, Gênero e Classe

13 Mar 2015 | Ao discutirmos a questão das mulheres, é importante que se perceba que existem vários fatores que se relacionam com a questão de gênero, como é o caso da classe, da sexualidade e a questão de raça. Nesse texto especificamente, quero iniciar a reflexão de como raça, gênero e classe (...)

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Em São Paulo, 3 mil pessoas marcharam pelas mulheres no 8 de Março

11 Mar 2015 | Com dezenas de faixas e cartazes, homens e mulheres marchavam, mesmo sob chuva, se enfrentando com as declarações de Eduardo Cunha e os ajustes do Governo Dilma.

Colégio do Rio tem aula inaugural sobre diversidade sexual e gênero

11 Mar 2015 | No dia 3 de março, cinco dias antes do Dia Internacional das Mulheres, a aula magna do Colégio Pedro II foi sobre “diversidade sexual e gênero”.

Dia Internacional das Mulheres

No RJ, mulheres pelo direito ao aborto legal, seguro e gratuito

10 Mar 2015 |

Dia Internacional das Mulheres

Em Minas Gerais, façamos também como as professoras do Paraná!

10 Mar 2015 |

ESPECIAL 8 DE MARÇO

Debate sobre o aborto: legalizar ou seguir na clandestinidade?

09 Mar 2015 | A prática do aborto é uma realidade traumática na vida de milhares de mulheres de diferentes idades em nosso país, mas, ainda assim, é realizada cotidianamente. Abortar é crime no Código Penal brasileiro, com graduação da pena de acordo com cada caso, chegando a até 3 anos de prisão (...)

Sintusp realiza 1ª exibição pública do filme PRIDE no Brasil

09 Mar 2015 | Em uma fantástica demonstração de sensibilidade e interesse da categoria, mais de 50 pessoas encheram a sede do Sindicato na ultima sexta-feira, 06/03, em uma noite chuvosa, para assistir à primeira exibição pública do filme “PRIDE: gays e lésbicas apoiam os mineiros” no Brasil, (...)

A crise da água como um fardo às mulheres

09 Mar 2015 | É fácil perceber que, apesar de toda população sofrer e passar pelas situações causadas pela crise de abastecimento gerada pelo governo, são as mulheres que acabam com as maiores demandas para responder com a falta d´água

Jyoti, a filha da Índia

06 Mar 2015 | O documentário India's Daughter retrata a história do estupro e assassinato de Jyoti. Ele foi banido pelo governo indiano e tem sido criticado por ativistas de direitos humanos por dar voz aos assassinos de Jyoti.

“Eu não vou me responsabilizar pelas crianças”

04 Mar 2015 | Com a frase acima, o Reitor da USP, Marco Antônio Zago, evidencia a sua posição quanto à proposta das trabalhadoras da creche de se organizarem para receber as 141 crianças que foram impedidas de se matricular.

Neste 8 de março, Dilma mostra mais uma vez que está com os patrões

03 Mar 2015 | Mais um 8 de março se aproxima, dia internacional de luta das mulheres, e em um Brasil governado pela primeira vez por uma mulher, a grande maioria das mulheres brasileiras vive em condições de pobreza, com os piores postos de trabalho, convivendo com mais de 50 mil estupros (...)

A beleza real pelos traços de Negahamburguer

02 Mar 2015 | Os desenhos de Negahamburguer, de forma simples, passaram a dar força para que mulheres aceitem seu corpo.

Organizações de mulheres realizam ato contra a criminalização do aborto no ABC

01 Mar 2015 | Na tarde dessa sexta-feira, 27, movimentos e organizações de mulheres realizaram uma manifestação em frente do Hospital São Bernardo pela descriminalização do aborto.

Rumo ao Encontro de Mulheres para organizar as metroviárias!

26 Feb 2015 | Dentre os dias 27 de fevereiro e 1º de março ocorrerá o IX Encontro de Mulheres Metroviárias de São Paulo. O Encontro está sendo organizado pela Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Metroviários de SP e acontecerá durante o fim de semana em (...)

Nova publicação traz texto inédito de Trotsky sobre a luta das mulheres

26 Feb 2015 | Neste 8 de março virá a público a compilação de textos "Trotsky e a luta das mulheres" da Centelha Cultural em parceria com as Edições ISKRA

Mães e crianças ocupam Reitoria da USP pela abertura de vagas nas creches

26 Feb 2015 | No último dia 25 de fevereiro ocorreu o ato "Creche das crianças sem-creche na Reitoria da USP" que reuniu mães, pais e crianças sem creche, além de trabalhadoras e trabalhadores das Creches da USP e vários ativistas e diretores do (...)

Bolsonaro diz ser “injusto” salário igual para mulheres e homens

23 Feb 2015 | Mais uma vez o reacionarismo de Jair Bolsonaro, deputado do PP-RJ, da base aliada do governo Dilma, o coloca na linha de frente contra os setores oprimidos.

Estupro e violência às mulheres: uma triste realidade no Brasil

22 Feb 2015 | No Brasil no mínimo 527 mil pessoas são estupradas. Cerca de 89% são do sexo feminino e do total, 70% são crianças e adolescentes.

Mais publicações: