Quinta 25 de Abril de 2024

Simone Ishibashi





TODAS AS PUBLICAÇÕES

Milhares nas ruas de Israel contra o governo de Netanyahu

09 Mar 2015 | O Oriente Médio segue sendo um grande caldeirão de instabilidades e incertezas. De um lado,está o Estado Islâmico que ocupou diversas regiões da Síria e Iraque, onde não contente em matar e oprimir os povos que ali vivem, ainda destroem relíquias das civilizações antigas (...)

O significado da proposta militar dos EUA contra o Estado Islâmico

07 Mar 2015 | Desde finais de 2014 os Estados Unidos vem protagonizando uma série de bombardeios ao Iraque e à Síria, alegando combater o Estado Islâmico. A brutalidade, o terror, as ações e ideologia fascista daquela organização possibilitaram o acordo geral da opinião pública doméstica e (...)

O que houve com a primavera árabe?

24 Feb 2015 | Há quatro anos desde que o vendedor de frutas tunisiano Mohamed Bouazizi imolou-se, tem se dado uma transformação radical do panorama dos processos que levaram o nome “primavera árabe”. Quais os rumos desse processo?

Manifestação contra o aumento tarifa é brutalmente reprimida em São Paulo

09 Jan 2015 | No dia 09 de janeiro, o centro de São Paulo reuniu cerca de 10 mil pessoas, para se manifestar contra o absurdo aumento da tarifa do transporte. Diversas organizações da esquerda, sindicais, e da juventude estiveram (...)

O que a esquerda brasileira tem a aprender da vitória da luta de LEAR na Argentina?

22 Dec 2014 | Uma grande vitória da classe trabalhadora na Argentina marcou o final de 2014. Trata-se da conquista dos operários e operárias da Lear, empresa multinacional norte-americana.

Um inverno egípcio

05 Dec 2014 | Ao contrário de mais liberdade de organização política do povo e dos trabalhadores, o que existe é uma perseguição implacável da casta política atual contra todos os setores que possam se opor ao atual governo, e não apenas contra a Irmandade Muçulmana, como querem fazer (...)

Questões relevantes sobre a luta nacional curda

26 Nov 2014 | A questão nacional curda é indubitavelmente um ponto importante a ser debatido. É evidente que se trata de uma causa justa e progressista, que deve ser apoiada. Trata-se de uma questão que hoje se dá em meio à guerra civil síria, mas que é anterior a (...)

Frente à resistência curda em Kobane: uma polêmica com a LIT-PSTU

26 Nov 2014 | Os enfrentamentos com os destacamentos das reacionárias organizações do Estado Islâmico e do Levante (ou Daesh em árabe) na região de Kobane, localizada na fronteira turco-síria, têm recolocado uma série de debates para os (...)

A 80 anos da histórica Batalha da Sé

A revoada dos Galinhas Verdes

06 Oct 2014 | A Praça da Sé é o marco zero da cidade de São Paulo, e já foi o palco de diversos momentos marcantes da história do movimento operário. Mas quiçá o mais emblemático de todos, tenha sido a Revoada dos Galinhas Verdes, ou Batalha da Sé, ocorrida em 7 de outubro de (...)

Uma “nova Tiannamen” em Hong Kong?

30 Sep 2014 | Hong Kong está sendo sacudida por protestos, que já estão sendo comparados com as manifestações de Tiannamen em 1989. Já contam três meses desde que uma ampla mobilização estudantil se organizou, e há diversas semanas ocupou a praça em frente à sede do governo local. A sua principal (...)

De volta à “Guerra ao Terror”

24 Sep 2014 | Estamos nesse momento diante de uma tentativa de repetição de um fato histórico, que já na primeira vez irrompeu como farsa. E agora “renasce”, portanto, duplamente farsesco, ainda que com outra roupagem. Trata-se dos novos bombardeios protagonizados pelo imperialismo (...)

Debate com o PSTU (Brasil e Argentina) sobre Zanon

13 anos de uma fábrica militante, produzindo sob controle operário

05 Sep 2014 | O PSTU publicou um artigo na página de seu grupo irmão argentino, também chamado PSTU, sobre a experiência de Zanon, fábrica argentina ocupada e que produz sob controle operário desde 2001. Segue a nossa resposta.

Qual a estratégia para a libertação nacional da Palestina?

29 Aug 2014 | Estamos diante da ruptura da frágil trégua e da continuidade dos bombardeios sionistas a Faixa de Gaza. A trégua que durou dez dias, pactuada pelo governo egípcio de Abdel Fatah-al Sissi, com o colaboracionista Al Fatah, chegou ao fim devido à política de Benjamin Netanyahu que (...)

BASTA DE MASSACRE AO POVO PALESTINO!

Romper as relações diplomáticas e acabar com os acordos entre o Brasil e Israel!

29 Jul 2014 | Nos últimos dias as páginas dos principais jornais do país foram tomadas pelas declarações do porta-voz da chancelaria israelense, Yigal Palmor, de que o Brasil seria um “anão diplomático” e de que “desproporcional seria 7 x 1”, em alusão ao jogo da (...)

ESQUERDA

O PSOL e a posição escandalosa de sua candidata Solange Pacheco

29 Jul 2014 | Está circulando pelas redes sociais um vídeo e textos da candidata pelo PSOL a deputada federal do Rio de Janeiro, Solange Pacheco, que é uma verdadeira afronta a todos os que se consideram de esquerda. No vídeo, Solange Pacheco, se apresenta como candidata do PSOL, e afirma ter (...)

NÃO AO MASSACRE DO POVO PALESTINO!

O “pogrom ” palestino como política de Estado

13 Jul 2014 | A ofensiva israelense sobre Gaza já deixou mais de 121 mortos, e 900 feridos, tendo despejado 800 toneladas de bombas. Somente no dia 11/07 foram assassinadas 22 crianças. Combina-se a isso uma prisão massiva de 400 palestinos, sem qualquer alegação. Simplesmente por serem (...)

FRENTE A CONDENAÇÃO À MORTE DE 529 PESSOAS NO EGITO

É preciso uma política revolucionária no Egito

07 Apr 2014 | A situação aberta no Egito encontra-se marcada por uma grande inflexão. O exército que se apoderou do poder detrás de um governo interino após a queda de Mahmoud Morsi em 2013, até então com o general Abdel Fatah al-Sissi e Adyl Mansour à frente, declarou em março que condenou à (...)

SÍRIA

As guerras de nossa época e a política dos revolucionários

11 Dec 2013 | A guerra é uma instituição a mais (a mais cruenta e sangrenta) das sociedades de classe e muito em particular do sistema capitalista e de seu regime de domínio.

CORRUPÇÃO

A prisão dos mensaleiros expõe a podridão do regime

11 Dec 2013 | Muitos anos antes do PT chegar ao poder Genoíno e Zé Dirceu, bem como Lula e toda a cúpula do partido já atuavam para defender os interesses da burguesia. Uma vez no governo, não hesitaram em adotar as regras do sujo jogo da democracia dos ricos, relegando à classe trabalhadora (...)

OUTRO ASPECTO DO DEBATE COM A LIT-QI

Os marxistas frente à guerra civil e o caso sírio

11 Dec 2013 | É completamente falso, interessado e alheio à toda a tradição do marxismo revolucionário sustentar que frente a toda guerra os revolucionários temos que nos posicionar sim ou sim de um ou outro dos bandos em luta.

NACIONAL

O significado das prisões do Mensalão petista

01 Dec 2013 | Não há qualquer possibilidade de que um verdadeiro combate à corrupção, que é peça inerente do funcionamento da democracia burguesa, venha nem do PT, muito menos do PSDB-DEM, e tampouco de instâncias do próprio regime, como o STF e seus (...)

EGITO

O exército e seus apoiadores contra o processo revolucionário

16 Oct 2013 | O processo revolucionário aberto no Egito desde a queda da ditadura de Mubarak em 2011 é o mais avançado dentre os que compuseram a chamada “primavera árabe”

SÍRIA

A crise Síria e a necessidade de uma política revolucionária

25 Sep 2013 | Nas últimas semanas a guerra civil na Síria se colocou novamente no centro do cenário internacional, tendo sido o alvo de ameaças por parte de Barack Obama de uma criminosa ofensiva imperialista. Porém, os planos assassinos do imperialismo norte-americano foram colocados em (...)

IMPERIALISMO NA SÍRIA

Abaixo a intervenção imperialista na Síria!

03 Sep 2013 | “Eu decidi que os Estados Unidos devem atuar militarmente na Síria”. Com estas palavras o presidente norte-americano, Barack Obama, sublinhou em um comunicado oficial feito à televisão que estaria disposto a derramar mais sangue do povo (...)

Mais publicações: