Segunda 29 de Abril de 2024

Por um Partido Revolucionário dos Trabalhadores

11 Oct 2003 | A nova situação aberta com a eleição de Lula está marcada pela possibilidade real de uma experiência ampla das massas trabalhadoras com suas principais direções históricas.

Os planos do governo Lula para a educação

11 Oct 2003 | A política para a Educação, imple-mentada nesses dez meses pelo governo segue a mesma linha dos ataques gerais à população. De conjunto, se baseia no aprofundamento das políticas neoliberais de FHC.

Pela liberdade imediata de todos os sem terra

Cadeia aos assassinos dos trabalhadores do campo

11 Oct 2003 | É notório que nos últimos meses a luta pela terra se intensificou. E nos últimos três meses houve um recrudescer ainda maior da luta no campo, com uma série de ocupações e marchas por todo o território nacional.

Governo Lula perdoa dívida da AES-Eletropaulo para o povo pagar

11 Oct 2003 | Na última semana assistimos a mais um assalto imperialista aos cofres públicos do país com a cumplicidade do próprio governo nacional, pois a maior companhia elétrica do Brasil, a Eletropaulo, privatizada durante o governo FHC – diga-se de passagem a preço de banana e com o (...)

A Revolta do Buzu

Rua, rua, rua, a luta continua

11 Oct 2003 | Mais um ataque às condições já miseráveis de vida da juventude e da classe trabalhadora era preparado. A bola da vez: a tarifa de ônibus em Salvador. O já absurdo R$ 1,30 não bastava para a burguesia, essa minoria rica com o suor da classe trabalhadora. Quiseram aumentar para R$ (...)

Uma nova estratégia para enfrentar o governo e a patronal

A situação política exige novos métodos e novos organismos de luta

11 Oct 2003 | Os servidores públicos federais realizaram a primeira luta nacional contra as medidas do governo Lula-Alencar. Contra a reforma da previdência – que era o primeiro teste do governo para confirmar a confiança definitiva da burguesia e do imperialismo –, em quase 40 dias, mais de (...)

Governo Lula negocia novo acordo com o FMI

Trabalhadores pagam a crise gerada pelos patrões

11 Oct 2003 | O avanço das contra-reformas dos banqueiros e dos grandes capitalistas impulsionadas por Lula, que significam um duro golpe contra os trabalhadores, continuam mostrando, com suas medidas antipopulares, a verdadeira face deste governo a serviço da grande (...)

Um balanço necessário

A experiência das correntes no PT

04 Aug 2003 | Ao iniciar o imperioso debate sobre a construção do novo partido, é necessário discutir a trajetória das distintas correntes, no longo período que se estende da fundação do Partido dos Trabalhadores até o momento atual. Isto porque esta trajetória não pode deixar de ser examinada com (...)

A necessidade da construção do partido revolucionário

04 Aug 2003 | A necessidade da construção de um partido revolucionário se transforma numa tarefa imperiosa hoje mais do que nunca, para preparar e organizar os trabalhadores frente aos novos acontecimentos que começam a se desenvolver.

Pelo direito à autodefesa dos camponeses sem-terra

04 Aug 2003 | Como resposta da reacionária burguesia latifundiária brasileira às lutas no campo, surgem bandos armados e contratados por estes para defender sua propriedade privada. A violência contra os trabalhadores sem-terra cresce dia a dia: neste primeiro semestre já houve 25 (...)

Os sem terra ocupam terras e enfrentam o latifundiário

04 Aug 2003 | As lutas no campo têm se intensificado desde o início do ano. Nos últimos dois meses houve uma "onda" de ocupações e atos em diversas regiões do país protagonizados pelos camponeses pobres, onde ocuparam terras em todo o território nacional aumentando em 62% o número de ocupações em (...)

A luta por uma moradia digna

04 Aug 2003 | Multiplicam-se as ocupações de terrenos e prédios abandonados nas cidades, como resposta do povo pobre aos brutais ataques às condições de vida, produto das crises econômicas capitalistas que preservam os lucros patronais e lançam milhões no desemprego e na (...)

Esquerda petista e PCdoB votam a favor da reforma

04 Aug 2003 | A votação da reforma da previdência também desmascarou o discurso pseudo-radical da esquerda petista que nas bases e nas manifestações dos servidores defendia a "reforma da reforma".

Servidores públicos definem continuar e ampliar a greve

04 Aug 2003 | No dia 8 de agosto a Plenária Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPFs) definiu os rumos da greve que comemorava 30 dias. Com euforia e por unanimidade 319 representantes das entidades dos servidores aprovaram a continuidade da greve, reafirmando a posição de ampliar a (...)

Governo Lula com suas medidas se enfrenta com os trabalhadores

04 Aug 2003 | No curto período de sete meses do governo Lula, uma profunda crise social cruza o país, crise que se expressa no meio milhão de desempregados gerados pelas próprias medidas antipopulares do governo que se somam aos milhões de desempregados que há muito tempo perderam sua fonte de (...)

48º Congresso da UNE

UNE governista e mais burocrática

06 Jul 2003 | O 48º Congresso da UNE, encerrado no dia 22 de junho, no ginásio do Serra Dourada em Goiânia, a exemplo do que já havia acontecido na CUT semanas antes, foi palco, como já era previsto, de mais uma vitória do governo Lula, que procura reafirmar seu controle sobre as entidades do (...)

A luta pela independência de classe

Uma discussão com a esquerda do PT

06 Jul 2003 | O forte giro à direita no governo de Lula, com profundas medidas monetaristas e fiscais, de intensidade similar ao período do governo anterior, e o avanço nas reformas capitalistas não completadas por FHC, têm levado a que uma série de parlamentares da chamada "ala esquerda" do PT (...)

Todo apoio à greve nacional do funcionalismo

06 Jul 2003 | Unir e coordenar milhares de trabalhadores e ativistas, transformando os sindicatos e entidades em comitês de apoio e preparação da greve nacional do funcionalismo público contra a reforma da Previdência, em 8 de julho.

Balanço do VIII Concut

Venceu a estratégia governista na CUT

06 Jul 2003 | Desde a abertura, a direção majoritária da CUT controlou o Congresso para impor sua estratégia de defesa do governo e do programa em aliança com a burguesia nacional e setores do imperialismo, que exige a aplicação das reformas pendentes (principalmente as que atacam os (...)

Contra as medidas do governo Lula - Alencar

Os trabalhadores começam a lutar

06 Jul 2003 | O descontentamento de setores das classes oprimidas do país começa a se manifestar frente à nova situação gerada pela orientação à direita do governo, e o não cumprimento das mudanças esperadas pelo povo.

Submissão ao FMI aprofunda recessão e desemprego

06 Jul 2003 | Em 11 de junho, os trabalhadores do setor público realizaram uma importante manifestação em Brasília, com mais de 25 mil trabalhadores. Ameaçam fazer uma greve geral da categoria no dia 8 de julho e até discutem a criação de uma nova central sindical por fora da CUT. Intelectuais (...)

Anistia negociada com a ditadura deixou os torturadores livres

Alckmin nomeia torturador para chefiar departamento de polícia civil

11 May 2003 | Hoje tem tomado notoriedade pública o caso do “Capitão Ubirajara”. O governo Geraldo Alckmin, do supostamente democrático PSDB, acaba de nomear um ex-torturador –(ex?)- da ditadura militar, agora conhecido como Delegado Aparecido Laertes Calandra, para o comando do Departamento de (...)

Congressos estaduais da CUT indicam divisão

Congresso da CUT prepara braço sindical do governo

11 May 2003 | A CUT – Central Única dos Trabalhadores – já está em plena atividade preparatória para o VIII Congresso Nacional em junho. Na última semana de abril e primeira de maio se realizaram 13 Congressos Estaduais, incluindo as principais regiões cutistas de São Paulo, Bahia e Rio de (...)

Chega de repressão e assassinatos no campo

Pelo direito de autodefesa dos sem terra e dos trabalhadores do campo

11 May 2003 | Nos últimos meses, os camponeses sem terra vêm intensificando suas lutas. Só no primeiro trimestre de2003, foram cerca de 45 ocupações, em estados como o Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro entre outros. São 22 novos acampamentos contra 19 registrados no mesmo período de 2002, no (...)

Neste Primeiro de Maio..

Reforma da Previdência: mais um ataque aos trabalhadores

11 May 2003 | Como se não bastasse conceder ao funcionalismo público federal míseros 1% de reajuste salarial, depois de oito anos sem nenhum reajuste e com a inflação corroendo mensalmente os salários, neste 1º de maio o governo Lula-Alencar impõe um ataque maior: a Reforma da Previdência, cujo (...)

Mais publicações: