Segunda 29 de Abril de 2024

A Revolução Russa e o Brasil – Parte III

Teses sobre o anarquismo (1906 -1914)*

09 Nov 2007 | Em nosso último artigo dessa sessão especial do Palavra Operária sobre os impactos da Revolução Russa no Brasil, que indicava algumas das tentativas da social-democracia em organizar partidos operários no país, assim como as dificuldades encontradas, utilizamos uma definição (...)

I Congresso da LER-QI

Teses sobre a situação nacional

09 Nov 2007 | No Brasil, ainda predomina em linhas gerais uma situação não-revolucionária, no marco da ofensiva neoliberal que o governo Lula se esforça em dar continuidade para terminar a obra inacabada de FHC.

Governador do Rio “surfa” na onda fascistizante do “Tropa de Elite”

09 Nov 2007 | Recentemente o governador Sérgio Cabral Filho (PMDB) declarou: "Não tenho a menor dúvida de que o aborto [como política pública] pode conter a violência".

A ideologia que se esconde por trás do BOPE como "herói nacional"

"Tropa de Elite" da burguesia contra os trabalhadores e os negros

09 Nov 2007 | É impressionante como se criam "heróis" nesse país. Na verdade, poucos lugares hoje seriam mais férteis para o surgimento de um "Salvador da Pátria" do que o Brasil, que vive uma situação marcada pela frustração crescente das massas com os partidos e políticos (...)

Basta de repressão aos trabalhadores sem terra!

09 Nov 2007 | A violência contra os trabalhadores rurais parece não ter fim. Nesse ano, em que completam dez anos do massacre de Eldorado dos Carajás, onde 19 trabalhadores foram assassinados pela polícia do Pará sem que ninguém tenha sido punido, os casos de violência, repressão e (...)

CPMF: Sobra cinismo em Lula e na oposição

09 Nov 2007 | O “imposto do cheque”, forma como ficou conhecida a CPMF, já rendeu, desde sua criação em 1995, por volta de R$200 bilhões, e supostamente deveria ter sido utilizado nesses anos para a saúde pública.

Mais Privatizações em São Paulo

Serra aprofunda os ataques contra a classe trabalhadora

09 Nov 2007 | Recentemente o governador José Serra/PSDB anunciou que pretende jogar no colo dos mega-empresários nacionais e internacionais 18 empresas públicas do Estado de São Paulo, através da retomada do PED (Plano do Estado de desestatização) iniciado na década de 90 por Mário (...)

Abaixo os ataques do governo Lula aos direitos dos trabalhadores

Expulsemos as direções traidoras dos sindicatos para preparar a luta por vitórias

09 Nov 2007 | O governo não tem conseguido fechar acordos nos fóruns que criou para negociar com sindicalistas e empresários as reformas “estruturais” que permitam votar no Congresso novos ataques, inclusive impedindo o direito de (...)

Editorial

O Brasil de Lula: Concentração de renda e mais exploração

09 Nov 2007 | Lula e o PT se gabam, perante os trabalhadores e o povo pobre, de estarem promovendo “pela primeira vez na história do país” crescimento econômico com distribuição de renda, de estar diminuindo a desigualdade social e a pobreza no (...)

Uma política operária para responder à podridão do regime

23 Oct 2007 | Apesar do apoio de Lula, do PT e da coalizão governista, Renan finalmente teve que tomar uma licença. Os esforços feitos não foram por seus “colegas” não foram suficientes e Renan teve que se colocar de lado. Agora começou outro escândalo no Congresso, desta vez pela sucessão, por (...)

Contra os ataques do governo apoiados pela CUT e o PCdoB

É preciso preparar um verdadeiro plano de luta com uma pauta de reivindicações unificada

23 Oct 2007 | O governo de Lula e do PT se mostra a cada dia como continuidade do governo neoliberal de FHC. Os números não enganam. O economista Marcio Pochmann demonstra que apenas 5.000 famílias ricas – 0,01% do total de famílias do país, com renda superior a R$ 10.982,00 – se apoderam de (...)

Pela revogação da Lei de Anistia "Ampla, Geral e Irrestrita"!

20 Sep 2007 | Há duas semanas o Governo do ex-preso político da ditadura militar, Luís Inácio Lula da Silva, se viu frente a novo desentendimento com a alta cúpula das Forças Armadas, ao anunciar a publicação de “Direito à Memória e a Verdade”, livro-relatório oficial sobre os mortos e desaparecidos (...)

Acidente da Supervia no RJ

20 Sep 2007 | Conforme já denunciamos em nosso site, a “SuperVia”, concessionária privada responsável pela linha Central do Brasil do Rio de Janeiro, puniu com demissão por justa causa dois trabalhadores envolvidos no acidente da estação Austin em Nova Iguaçu que em 30/8 deixou 8 mortos e uma (...)

Santo André: Um “novo modelo de gestão” à serviço da burguesia

20 Sep 2007 | O hospital municipal de Santo André, principal hospital público das sete cidades do ABC, vem passando por uma situação crônica nos últimos anos.

O "apagão da saúde" de Lula: morte e descaso aos trabalhadores

20 Sep 2007 | Desde o começo do ano os governos estaduais e o federal enfrentam uma onda de greves dos servidores públicos em virtude do completo descaso em relação às condições salariais de amplos setores do funcionalismo, e também em razão dos projetos de sucateamento e privatização dos chamados (...)

PT apóia o plebiscito pela anulação do leilão da Companhia Vale do Rio Doce

20 Sep 2007 | No seu III Congresso o PT aprovou o apoio ao plebiscito pela anulação do leilão da Vale. O interesse do PT em apoiar uma política que contradiz tudo o que o seu governo tem feito é clara. Justamente quando se iniciam as discussões sobre as próximas eleições, o PT quer “aparecer (...)

III Congresso do PT

Demagogia “socialista” para esconder crise com sua base social

20 Sep 2007 | No dia 2 de setembro o PT encerrou seu III Congresso. Segundo Jorge Viana, ex-governador do Acre pelo PT, o desafio deste congresso era “fazer o PT se reencontrar com a sua história e com o povo brasileiro”.

Salvam Renan Calheiros

São todos picaretas

20 Sep 2007 | A podridão da democracia dos ricos no país não tem fim. Em mais um episódio do mar de corrupção que todos os dias inunda as páginas dos jornais e as telas de TV, o presidente do senado, Renan Calheiros (PMDB), após meses de manobras foi absolvido da primeira série de (...)

“Acidente” em Nova Iguaçu-RJ: Mais um crime cometido pela burguesia e seu capitalismo "neoliberal"

07 Sep 2007 | Após o acidente nas linhas de trem de Nova Iguaçu no Rio de Janeiro em 30/8, que deixou oito vítimas fatais (6 homens e 2 mulheres), e mais de uma centena de feridos; a Supervia, concessionária privada que administra a linha Central do Brasil, já quer apontar que houve falha (...)

A economia brasileira e a crise financeira internacional

Absoluta normalidade?

17 Aug 2007 | Enquanto a crise financeira iniciada no mercado imobiliário norte-americano se estende, obrigando os BC’s da Europa a liberar seus recursos para garantir liquidez, o presidente do Banco Central brasileiro Henrique Meirelles se apressou em garantir que esta crise não afetaria o (...)

Frente às ocupações militares nos bairros cariocas

Basta de repressão ao povo pobre e negro!

08 Aug 2007 | Desde antes do início dos jogos do Pan, o governador do Rio, Sérgio Cabral, vem lançando uma nova ofensiva de ocupação militar dos morros e favelas da cidade, em especial no Complexo do Alemão e na Rocinha.

Um primeiro debate sobre

O "Plebiscito Popular pela anulação da Vale"

08 Aug 2007 | A privatização da Companhia Vale do Rio Doce em 1997 foi um símbolo do ataque neoliberal e da entrega dos recursos naturais do país ao imperialismo e ao grande capital. Foi vendida por 3,3 bilhões de reais, sendo que na época seu patrimônio era avaliado em cerca de 92 (...)

Lula quer aprofundar a política privatista

08 Aug 2007 | A saída anunciada pelo governo Lula é de aprofundar o curso privatista iniciado por FHC, criando ainda mais vantagens para as grandes companhias aéreas e para os capitalistas.

Crise aérea

Mais uma tragédia causada pela ganância capitalista

08 Aug 2007 | O que assistimos hoje na aviação civil brasileira é a substituição do velho modelo “glamouroso” que acompanhava os ares na época de ouro de empresas como Varig, Vasp e Transbrasil, de caráter semi-estatal, pelo modelo calcado no duopólio de duas novas empresas muito maiores e mais (...)

Mais publicações: