Segunda 29 de Abril de 2024

No segundo turno

Voto nulo em defesa da independência de classe

10 Oct 2004 |

Impulsionar um PARTIDO OPERÁRIO INDEPENDENTE controlado pelos Sindicatos

10 Oct 2004 | Nas lutas que se desenvolvem em todo o país mostra-se a influência nefasta de contenção da luta de classes que exerce a burocracia cutista e do PT, ainda que questionada por setores de vanguarda. Ao contrário do que tenta afirmar o PSTU, a CUT vem mostrando que está longe de (...)

Eleições municipais

As greves e o resultado eleitoral reafirmam: A falta de uma alternativa operária independente fortalece a burguesia

10 Oct 2004 | Estas eleições acontecem numa conjuntura nacional marcada por uma série de mobilizações de trabalhadores e de jovens em todo o país. O maior alívio para a burguesia nessas eleições foi ver que esses enfrentamentos de vanguarda e de setores das massas com o governo Lula no âmbito (...)

Um P-SOL que obscurece

10 Oct 2004 | A deputada Luciana Genro, uma das principais figuras públicas do PSOL, diz com todas as letras: "Dentro do partido, temos setores que se declaram revolucionários e outros que se declaram reformistas. Creio que a dicotomia colocada para a esquerda, no momento, não é essa (...) (...)

Reorganizar os bancários numa Oposição antigovernista e antiburocrática

Extrair as lições da greve dos bancários para avançar

10 Oct 2004 | A Oposição Bancária (dirigida pelo PSTU em conjunto com a Articulação de Esquerda) esteve à frente da greve dos bancários e dos piquetes em vários estados. Pelo importante significado desta greve, e o que ela indica como tendência para as próximas mobilizações, os trabalhadores, (...)

Depois de 91 dias de greve, os judiciários paulistas enfrentam punições

10 Oct 2004 | Os trabalhadores judiciários decidiram deflagrar a greve por causa do descumprimento da cúpula do Tribunal de Justiça em pagar o que havia prometido: reajuste salarial de 26,39% a título de reposição salarial baseada no INPC/IBGE. A categoria reivindicava 39,19% baseado na (...)

Mais de um milhão de trabalhadores se mobilizam para recuperar os salários

Onda de greves enfrentam patrões, governo e burocratas

10 Oct 2004 | Metalúrgicos e demais sindicatos da Força Sindical, químicos, metalúrgicos, petroleiros e outras categorias ligadas à CUT perfazem mais de um milhão de trabalhadores que se mobilizam contra o arrocho salarial imposto pelo governo Lula para administrar os negócios dos patrões e do (...)

Luta contra as reformas

10 Oct 2004 | O governo Lula, ao invés de mudança trouxe mais continuidade em relação aos anos de FHC. Depois das eleições, com o fortalecimento do PT, da base governista e da oposição burguesa (PSDB), o governo avançará ainda mais para impor as reformas “neoliberais”. Mesmo que as reformas ainda (...)

Sintusp entra na Conlutas para lutar por um Pólo Antiburocrático nacional

10 Oct 2004 | Assim, democraticamente os trabalhadores da USP puderam se posicionar e decidir em Assembléia Geral da Categoria, no dia 29 de setembro, a entrada do Sintusp na Conlutas para defender a proposta de lutar para que a Conlutas se transforme num Pólo Antiburocrático Nacional, ou (...)

Polêmica com o PSTU

Uma política ultra-esquerdista na "forma" e oportunista no "conteúdo"

10 Sep 2004 | A Conlutas tem reunido sindicatos que se colocam contra a política do governo Lula. Nessa Coordenação convivem sindicatos filiados à CUT e sindicatos que inclusive já saíram da CUT. A Conlutas é um passo muito progressivo que indica a possibilidade de unir e coordenar diversos (...)

O P-SOL não rompe conseqüentemente com o PT

10 Sep 2004 | Romper com o PT e se colocar contra o governo Lula tem sido um passo extremamente progressivo dos setores que hoje se encontram no P-SOL. No entanto, a saída do PT por parte desses setores não tem sido acompanha por um balanço conseqüente do que significou a experiência de 24 (...)

Eleições 2004

Contra o governo Lula, o PT e os partidos da burguesia

10 Sep 2004 | Na atual situação os revolucionários devem ter uma política ativa nas eleições, aproveitando a discussão eleitoral para denunciar a política traidora do petismo e de Lula, assim como a demagogia reacionária dos partidos (...)

É necessário construir um novo partido operário, independente da burguesia e controlado pelos sindicatos

10 Sep 2004 | A perspectiva de que os trabalhadores que historicamente confiaram no PT passem a buscar novos caminhos na luta de classes coloca a necessidade de uma ferramenta política capaz de responder aos anseios não só desses setores mas sim da esmagadora maioria do país, dos quais cerca (...)

Construir um pólo antiburocrático nacional

10 Sep 2004 | Alguns setores da classe trabalhadora têm começado a romper com a burocracia cutista e lutar contra a política do governo Lula. Já fazem parte desse processo a Federação Metalúrgica Democrática de Minas Gerais, que reúne em sua base cerca de 90 mil operários, o Sindicato Metalúrgico (...)

Que a CUT e seus sindicatos rompam com o governo Lula e o PT

10 Sep 2004 | No Brasil se desenvolve um processo de politização do movimento de massas, com importantes fenômenos de reorganização e de lutas em amplos setores da vanguarda, no meio de importantes conflitos que têm se desenvolvido no último período, como foi o caso da greve de 65 dias da USP, (...)

"Radicais" lançam seu novo partido

O PSOL pode ser uma alternativa para os que rompem com o PT?

05 Jul 2004 | Nos dias 5 e 6 de junho, num Encontro Nacional em Brasília, foi lançado um novo partido encabeçado pelos parlamentares expulsos do PT e por intelectuais oriundos desse partido. O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) surge como fruto de um aborto do debate sobre a construção de (...)

Para unificar, fortalecer e estender as lutas em curso

Construir um Congresso Nacional de delegados de base que supere os obstáculos impostos pelas burocracias sindicais

05 Jul 2004 | Atualmente uma importante onda de lutas tem percorrido o país. Os petroleiros paralisaram suas atividades em junho e prometem parar novamente de 13 a 17 de julho. Os estudantes universitários, além de virem travado importantes lutas, como por exemplo as greves das Fatecs e da (...)

Deflagrada a greve dos judiciários paulistas

05 Jul 2004 | Contra o descaso do Tribunal de Justiça de São Paulo, que não encaminhou o projeto de lei ao Governador ou diretamente à Assembléia Legislativa, os trabalhadores do Poder Judiciário decidiram entrar em greve a partir do dia 30/06/2004. O Tribunal de Justiça reconheceu as perdas da (...)

Hip Hop ocupa a USP em apoio à greve

05 Jul 2004 | No dia 25 de junho, sexta-feira, nós da JRS (Juventude pela Revolução Socialista), organizamos com os trabalhadores da USP o Hip Hop Ocupa USP, um festival com arrecadação para o fundo de greve dos funcionários.

Unificar, de fato, a greve de professores, funcionários e estudantes das três universidades

05 Jul 2004 | A unidade dos três setores e das três universidades não pode ser alcançada sem que os setores mais combativos atuem conscientemente por esse objetivo. Não basta falar em unidade e fazer negociações conjuntas no Fórum das Seis quando, na verdade, a greve dos funcionários, professores (...)

Greve das Universidades Paulistas

Abertura imediata da contabilidade das universidades

05 Jul 2004 | Os reitores respondem a exigência dos 16% com sucessivos 0%, sempre com a esfarrapada desculpa de que os “números”, as verbas, não permitem reajustes nem benefícios. Porém, os próprios números apresentados pela Unesp já estão sendo contestados, mostrando que os reitores mentem porque (...)

Greve das Universidades Estaduais Paulistas

05 Jul 2004 | A greve das três universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp), desde 27 de maio, vem enfrentando a intransigência dos reitores e do governo Alckmin, que negam o atendimento das reivindicações em todas as negociações realizadas e, nos últimos dias, aplicam a tática de dividir e (...)

Um ano e meio de governo Lula

05 Jul 2004 | A burguesia e o governo brasileiro entregam todos os anos bilhões para os capitalistas mais ricos do mundo enquanto o povo brasileiro amarga na miséria. No seu primeiro ano de governo, Lula pagou R$ 149 bilhões aos detentores de títulos da dívida interna. “É uma quantia 5 vezes (...)

Um crescimento econômico baseado no aumento da exploração e da opressão da classe trabalhadora

05 Jul 2004 | Para garantir a transferência de riqueza aos capitalistas imperialistas através da remessa de lucros e de juros para o exterior e ao mesmo tempo garantir seus próprios lucros, a burguesia brasileira e o governo Lula lançam mão do aumento da exploração e da opressão da classe (...)

Lula conquista algum crescimento econômico... precário

05 Jul 2004 | Segundo os recentes indicadores do IBGE, o PIB brasileiro apresentou cresicmento de 2,7% no primeiro trimestre de 2004 em relação ao mesmo período do ano passado, e de 1,6% em relação ao trimestre imediatamente anterior. Especificamente em relação à produção industrial, o mês de (...)

Mais publicações: