Terça 30 de Abril de 2024

Nacional

Pelo direito à autodefesa dos camponeses sem-terra

04 Aug 2003   |   comentários

Como resposta da reacionária burguesia latifundiária brasileira às lutas no campo, surgem bandos armados e contratados por estes para defender sua propriedade privada. A violência contra os trabalhadores sem-terra cresce dia a dia: neste primeiro semestre já houve 25 assassinatos de sem-terras oficialmente reconhecidos.

Os latifundiários marcham portando armas e protegidos por seus jagunços, enquanto prestam declarações reacionárias à imprensa, nas quais exaltam o execrável direito "sagrado" a propriedade privada, anunciando que aquele que ousar transgredi-lo, como os camponeses pobres, levará bala.

A criação das milícias armadas para a defesa da propriedade latifundiária foi anunciada aos quatros ventos, explicitando o seu caráter de verdadeiras guardas brancas. O caso mais evidente, propagandeado na grande imprensa é o Primeiro Comando Rural, grupo organizado no Paraná para assassinar sem-terras.

A Policia Federal, sob ordem do governo Lula, declarou publicamente que possui homens infiltrados nos movimentos sociais e que bastaria somente uma ordem da justiça ou do poder executivo para dar início a série de repressões e encarceramentos dos integrantes dos movimentos. Sem dúvida que a ordem para a repressão é aguardada ansiosamente pela burguesia e seus cães de guarda, a polícia, bastando ver as inúmeras desocupações violentas que já ocorreram este ano.

Tendo em vista esta ofensiva no campo, apoiamos o direito dos sem terra a se defender, criando organismos de autodefesa frente os ataques bandos armados dos latifundiários, que tenham condições estruturais de se enfrentar a esses ataques, garantindo sua segurança e de sua família e defender a terra conquista. É fundamental para sua autodefesa buscar a aliança com os operários agrícolas e também urbanos, pois estes podem através de greves e outros recursos, abalar o sistema de produção daqueles que defendem que os sem-terra sejam atacados.

A burguesia possui sim suas frações, mas quando a propriedade privada é questionada esta se une com toda a sua força e interesse de classe. E é isto que a realidade atual do país nos demonstra. É neste sentido que se faz mais necessário defender o direito de autodefesa para os camponeses, e também para fortalecer sua luta devem se unificar com a classe operária.

Liberdade imediata de todos os sem-terras presos por sua luta!

Prisão para todos os assassinos dos sem-terra!

Artigos relacionados: Nacional









  • Não há comentários para este artigo