Segunda 29 de Abril de 2024

A classe operária precisa dar uma resposta à crise política

08 Aug 2007 | Até o acidente com o Airbus da TAM, que deixou o saldo de 200 mortos entre passageiros e trabalhadores, o caos do aeroporto pouco afetava o governo Lula. Agora, o sinistro acidente em Congonhas está catalisando um dos desgastes mais importantes de (...)

Crise aérea no Brasil

Mais uma vez a ganância capitalista é a causa de tragédias e mortes

25 Jul 2007 | O acidente com o Airbus 320 da TAM, na última terça-feira, que matou mais de 200, dentre trabalhadores e usuários, em pleno aeroporto de Congonhas em São Paulo - o mais movimentado da América Latina – é o segundo acidente de proporções trágicas que ocorreram este ano na cidade de São (...)

ACM morreu, mas sua política continua viva na democracia dos ricos

21 Jul 2007 | Antonio Carlos Magalhães, ou Toninho Malvadeza como também era conhecido, era um fiel defensor da sua classe e dedicou sua vida a fazer fortuna roubando e reprimindo os trabalhadores.

Os trabalhadores e o acidente em Congonhas: uma noite no local da tragédia

17 Jul 2007 | Estivemos ontem no local do acidente com o Airbus da TAM, no aeroporto de Congonhas. Por volta das 22 horas uma coluna gigantesca de fumaça escura ainda tomava o céu da região e o fogo ainda ardia no prédio do terminal de carga da própria TAM, onde o avião bateu matando não só (...)

Basta de mortes pela sede de lucro!

Transformar a comoção em protesto!

17 Jul 2007 | Contra a ganância capitalista das empresas e dos governos federal e estadual, que estão a serviço delas, mobilizemos trabalhadores e usuários por uma saída dos trabalhadores e do povo para resolver a crise aérea! O governo deve demitir o presidente da Infraero e o comandante da (...)

Lula considera o massacre do Complexo do Alemão um exemplo

Os trabalhadores e a juventude precisam se levantar e dizer BASTA!

16 Jul 2007 | A questão da violência e da repressão policial no Brasil é um problema inerente ao capitalismo. Em momentos em que a luta de classes se mostra presente e para a manutenção da ordem burguesa, a burguesia é obrigada a recorrer à polícia militar e ao exército para poder conter as (...)

Universidades estaduais paulistas

A greve na encruzilhada

07 Jun 2007 | Os sucessivos escândalos de corrupção, a perda de legitimidade do PT, que passou a ser visto como um partido igual aos outros, tudo isso fortalece e aprofunda uma crise de legitimidade que atinge as principais instituições do (...)

Transformar a greve das estaduais paulistas num bastião da luta de todo o funcionalismo público!

07 Jun 2007 | Nos últimos meses vem ocorrendo no país vários processos de luta de distintos setores. Porém, o movimento de massas ainda não conseguiu impor uma derrota importante à burguesia suficiente para mudar a correlação de forças a nosso favor, mas a greve das estaduais paulistas coloca essa (...)

Exigir da CUT e da Força Sindical

Organizar uma greve nacional do funcionalismo público para derrotar os ataques do governo

07 Jun 2007 | Há um processo de greves em vários estados do país, concentrados no funcionalismo público. Ibama, Incra, Minc, DataSus e mais de 30 universidades federais estão paradas em todo o país. Além dos federais, professores estaduais do Ceará, Acre, Bahia, entre outros, servidores do (...)

Dissolução da polícia, uma questão vital para os trabalhadores!

07 Jun 2007 | Em meio ao ressurgir da luta de setores importantes do proletariado brasileiro, à exemplo dos funcionários públicos, desde a greve das universidades federais e de órgãos públicos, como o IBAMA, surge uma questão importantíssima para as organizações que se colocam no campo da (...)

Não ao PAC da segurança!

Abaixo a violência contra negros e pobres!

07 Jun 2007 | A questão da violência urbana segue com tudo dentre aqueles problemas de maior destaque no país. O governo federal, e os estaduais, tentam resolver da maneira mais reacionária como não poderiam deixar de fazer, de acordo com os interesses de classe da (...)

A greve do Incra na mira de Lula

07 Jun 2007 | No último dia 21 de maio teve início uma greve nacional dos trabalhadores do INCRA. Esse instituto é um órgão sui generis do Estado brasileiro, que só foi criado e existe até hoje porque no Brasil, desde a década de 50 existiu um forte movimento de luta pela reforma agrária, que (...)

Uma estratégia revolucionária para o campo brasileiro

07 Jun 2007 | A luta pela reforma agrária no Brasil, que teve seus primeiros contornos a partir da década de cinqüenta, com o surgimento das Ligas Camponesas, tem hoje como expoente mais conhecido o MST (Movimento dos Trabalhadores (...)

A “missão”do Papa no Brasil

11 May 2007 | Flashes e holofotes marcam a visita do Papa Bento XVI às terras brasileiras, causando um furor midiático, parando o trânsito da cidade de São Paulo, retirando os mendigos das ruas que estavam no trajeto da comitiva (...)

Virada Cultural: Repressão e racismo na Praça da Sé, SP

09 May 2007 | Não nos surpreende que mais um show dos Racionais MC's - no evento de 5 e 6/5 da prefeitura paulistana - tenha sido interrompido pelas brutalidades da polícia.

O 1º de Maio e a luta contra as reformas e os ataques de Lula e da patronal

02 May 2007 | Neste 1º de Maio, a CUT e a Força Sindical transformaram o que deveria ser uma jornada de mobilização e protesto dos trabalhadores brasileiros contra os ataques do governo Lula e da patronal, numa festa de defesa do (...)

Nos levantemos contra a polícia reacionária da burguesia

Contra a redução da maioridade penal e a militarização das cidades

29 Apr 2007 | O Governador Sergio Cabral pediu socorro a Lula para tentar conter a explosão do crime e do tráfico na Cidade Maravilhosa. A polícia, o Governo Estadual e também Lula parecem ter chegado ao acordo reacionário de que é preciso militarizar as ruas da cidade. Depois de “inovar” com o (...)

Na repressão aos camponeses e na pseudo-reforma agrária do Estado

A ditadura vive no campo brasileiro

29 Apr 2007 | No dia 17 de abril completaram-se 11 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, em que policiais militares, subornados por um latifundiário da região, reprimiram com um verdadeiro banho de sangue uma manifestação de cerca de 1500 trabalhadores (...)

Os ataques do governo Lula e as mobilizações dos trabalhadores

29 Apr 2007 | Desde a reeleição de Lula remarcávamos que o 2º mandato seria mais instável. Apesar da enxurrada de votos que levaram Lula a reeleição, iniciou-se neste ano um tortuoso segundo mandato para a classe trabalhadora.

Viva a luta dos controladores de vôo!

"Não confiamos em nossos equipamentos e não confiamos em nossos comandos!"

03 Apr 2007 | Com essa afirmação categórica os controladores de vôo cruzaram os braços na última sexta-feira. Resultado imediato: Paralisação completa dos aeroportos brasileiros.

É necessário dar uma saída classista para a questão da violência urbana!

24 Mar 2007 | Recentemente o caso da morte do menino João Hélio gerou um grande debate nacional em torno da questão da violência urbana. Os setores mais reacionários da burguesia com apoio da grande mídia se apressaram em utilizar a comoção para propagar suas propostas como a redução para 16 anos (...)

A receita do segundo mandato

Mais ataques ao conjunto dos trabalhadores

24 Mar 2007 | Como já escrevemos “o fato de Lula ter recebido Bush de braços abertos e ter anunciado seus planos de desferir ataques de proporções históricas aos trabalhadores brasileiros não é mera coincidência”.

Bush na América Latina: mãos vazias e repúdio das massas

24 Mar 2007 | Em meio ao crescente repúdio ao seu governo, tanto internamente como no mundo, Bush esteve na América Latina, região que após o Oriente Médio tem sido um bastião do rechaço ao imperialismo.

Super Receita

Lula e os políticos capitalistas avançam contra os trabalhadores

14 Mar 2007 | Com os votos do PFL, PSDB, PMDB, PPS, PP, PR, PTB, PSC, PV, PDT, PSB e até do PT (deputados federais José Genoino e José Eduardo Cardoso) e o apoio do ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo, dirigente do PCdoB, o governo Lula e os patrões aprovaram a Lei da “Super (...)

Polícia mata trabalhadora da USP

A ditadura da burguesia faz mais uma vítima

24 Feb 2007 | No dia 21/2, a mídia burguesa paulistana noticiou que a polícia matou mais uma trabalhadora. Na São Remo, favela vizinha à USP, a polícia ficou intimidada com os ovos que as crianças jogavam numa brincadeira de carnaval e que acertavam o carro de polícia, e matou uma mulher (...)

Mais publicações: