Segunda 29 de Abril de 2024

Nem o PSTU e nem o PCO lutam consequentemente

Apoiar as lutas em curso e se preparar

10 Sep 2006 | Não existe um muro que separa a luta sindical da luta política. Por isso nossa batalha no processo eleitoral foi para que a vanguarda de trabalhadores que travou importantes lutas ao longo do governo Lula, que em sua maioria está organizada na Conlutas, se expressasse (...)

Eleições

Lula: o “pai dos pobres” que governa para as elites

10 Sep 2006 | A grande maioria dos trabalhadores vai votar em Lula, o ex-operário, que se apresenta como defensor dos pobres e vítima de injustiças por parte da “elite que sempre governou o país”. Mas Lula merece essa confiança por parte dos (...)

Uma crítica ao Manifesto da Frente de Esquerda

28 Aug 2006 | No dia 25 de julho a Frente de Esquerda formada entre o PSOL, o PSTU e o PCB publicaram um Manifesto chamado “Por uma alternativa para o Brasil”, no qual expõem as bases do acordo que possibilitaram o bloco eleitoral entre estes três (...)

Varig

Nota sobre ato dos trabalhadores da Varig

15 Aug 2006 | Hoje foi realizado um importante ato que contou com cerca de 300 trabalhadores da Varig nos arredores e dentro do aeroporto de Congonhas, SP. Dada a situação da categoria, pouca divulgação e dificuldade de locomoção – greve dos metroviários - , contou com um bom número de (...)

Varig

Lutemos em defesa dos trabalhadores da Varig

15 Aug 2006 | Como já era de se esperar, a venda da Varig se transformou em um verdadeiro drama para os trabalhadores e suas famílias. Tanto para a maioria dos 6 mil que foram sumariamente demitidos, quanto para os cerca de 2 mil que continuam tirando as aeronaves do solo, e que vivem da (...)

O Movimento Estudantil combativo frente às Eleições

10 Aug 2006 | Milhões de trabalhadores e estudantes estão recebendo em suas casas doses cavalares de campanha. A grande mídia publica diariamente notícias a respeito da corrida eleitoral.

Varig

Manifesto dos Trabalhadores da Varig em defesa do emprego e dos direitos

10 Aug 2006 | Durante mais de três meses acreditando em uma falsa promessa de que tudo se resolveria a partir da venda da empresa, nos submetemos aos maiores sacrifícios, trabalhamos sem salários, sem benefícios, e sob imensa pressão...

Alguns efeitos da privatização da Linha 4 do Metrô

10 Aug 2006 | O governo do Estado investirá mais de US$ 922 milhões, ou acima de 73% dos recursos. A iniciativa privada investirá menos de US$ 340 milhões, ou abaixo de 27% do total.

Greve do Metrô contra a privatização da Linha 4

Uma greve política que pára a cidade e faz a patronal tremer

10 Aug 2006 | Em protesto contra a privatização da Linha 4, metroviários de São Paulo paralisam o metrô deixando a cidade congestionada de automóveis e sem alternativas para aliviar o transporte, o que mostra a falência do modelo de transporte privatizado e a falta e investimentos dos governos (...)

O fenômeno Heloísa Helena

10 Aug 2006 | Com mais de 10% das intenções voto, Heloísa Helena está se colocando como a terceira candidata “real” na disputa pela presidência da república. Não tem chances de ganhar, porém é significativo que num estado tão importante como o Rio de Janeiro esteja acima do candidato tucano nas (...)

A “democracia” dos mensaleiros e dos sanguessugas

10 Aug 2006 | Manchete em todos os jornais, a corrupção se alastra pelo país e mostra a única face da democracia existente sob o capitalismo. Enquanto o conjunto dos trabalhadores e o povo pobre do país padecem com o desemprego estrutural, com saúde, educação e transporte precários, do Congresso (...)

Assembléia Constituinte Exclusiva: uma manobra de Lula para lavar as mãos

10 Aug 2006 | Quando Lula afirmou, no dia 02/08, que vê com simpatia a instalação de uma Assembléia Nacional Constituinte Exclusiva para a votação da tão discutida “reforma política”, não fez menos que assumir o tamanho da crise política que afeta as instituições do regime brasileiro, em especial o (...)

Frente à guerra do Oriente Médio

Mais uma vez Lula faz de tudo para não desagradar seu “patrão” EUA

10 Aug 2006 | A ofensiva criminosa que o estado terrorista de Israel executou no último mês sobre o Líbano com o patrocínio do imperialismo norte-americano, custou a vida de 1,1 mil libaneses, dentre os quais 1 mil civis.

Contra sanguessugas, demagogia eleitoral e demissões em massa

Os trabalhadores precisam responder à altura

10 Aug 2006 | A crise política nacional é grave. Num estado, Rondônia, chegou a tal ponto que dos 24 deputados, 23 estão sendo cassados, além das acusações que envolvem o poder executivo e poder judiciário.

O mais do mesmo: migalhas aos trabalhadores e lucro para a burguesia

17 Jul 2006 | Assim como 2002, o ano de 2006 se mostra decisivo para a classe trabalhadora. Em 2002 o voto de mais de 50 milhões de trabalhadores em Lula/PT expressava por um lado à insatisfação e intolerância com os oito anos de mandato FHC e com sua política que significou todo o processo de (...)

Crise da Varig

Demissão em massa ou uma saída de fundo a favor dos trabalhadores e da população

05 Jul 2006 | A companhia aérea que já teve o monopólio dos vôos comerciais para o exterior, concedido na época da ditadura militar, e que conta com 11.000 postos de trabalho diretos e mais alguns milhares de empregos indiretos ligados às prestadoras de serviços passa nas últimas semanas pelo (...)

Ainda há tempo para barrar as demissões na VW e na GM

05 Jul 2006 | Os sindicatos devem se unificar com um plano de guerra para fazer dobrar os patrões, com uma campanha massiva em todos os meios e a preparação de paralisações e greves que parem a produção.

Um programa para conformar uma ala classista na Frente de Esquerda

05 Jul 2006 | Como política econômica “alternativa”, Heloísa Helena defende que para se contrapor aos interesses dos bancos e reduzir a dívida publica seria necessário reduzir os juros pela metade. Em sua opinião isso tornaria possível um crescimento da economia brasileira, com o conseqüente (...)

Chamado ao PSTU para conformar uma “ala classista” na Frente de Esquerda

05 Jul 2006 | Mesmo depois do escândalo do mensalão os trabalhadores brasileiros não perderam suas ilusões na democracia burguesa, nas eleições.

Quatro anos de governo Lula

Migalhas para os trabalhadores e grandes lucros para a burguesia

05 Jul 2006 | As vésperas da eleição presidencial de 2006, a classe trabalhadora é bombardeada a todo o momento pelos jornais, rádio e TV, com a propaganda dos candidatos, seus balanços e suas promessas.

Liberdade imediata aos presos políticos do MLST

06 Jun 2006 | Na última quarta-feira, dia 6 de junho, cerca de 500 militantes do MLST (Movimento pela Libertação dos Sem Terra) ocuparam a câmara dos deputados em Brasília num protesto político em defesa da reforma agrária.

Brasil: a falácia dos “fundamentos sólidos” da economia

05 Jun 2006 | O mais simples anúncio de possibilidade de mudança na tendência da economia mundial desnudou a debilidade estratégica da economia nacional, que apesar de ter crescido a índices mais modestos se comparada a de outros países da América Latina, manteve ao longo dos últimos anos uma (...)

O governismo avança nas eleições estudantis

Um primeiro balanço para retomar o espaço

05 Jun 2006 | Há dois anos, o DCE da UFRJ convocava o “I Encontro Nacional Contra a Reforma Universitária”, a partir de então, começava a construção de uma Coordenação Nacional de Lutas dos Estudantes.

A esquerda e as eleições

É necessário um combate por uma verdadeira frente classista

05 Jun 2006 | O cenário eleitoral começa a se fechar e se colocam desafios cada vez maiores para a esquerda. O acordo entre o PSOL, PSTU e PCB foi somente um primeiro importante passo para a constituição de uma verdadeira frente classista nas (...)

As contradições da democracia dos ricos e os desafios da vanguarda

05 Jun 2006 | A campanha eleitoral se inicia no Brasil (ainda que não oficialmente) num momento marcado por fortíssimas contradições no cenário político. Por um lado um governo fortalecido, Lula com chances concretas de se eleger em primeiro turno e com apoio de um amplo setor das (...)

Mais publicações: