Sábado 4 de Maio de 2024

Nacional

Transformar a greve das estaduais paulistas num bastião da luta de todo o funcionalismo público!

07 Jun 2007   |   comentários

Nos últimos meses vem ocorrendo no país vários processos de luta de distintos setores. Porém, o movimento de massas ainda não conseguiu impor uma derrota importante à burguesia suficiente para mudar a correlação de forças a nosso favor, mas a greve das estaduais paulistas coloca essa possibilidade. Por isso, todas as direções que se localizam no campo da esquerda têm o dever de colocar todos os esforços necessários para que essa luta seja vitoriosa, para que se transforme num bastião, num estopim, num exemplo para o movimento de massas em todo o país.

A Conlutas e a Intersindical, organizações que reúnem sindicatos e movimentos sociais anti-governistas em todo o país, dirigidas majoritariamente pelo PSTU e pelo PSOL, respectivamente, organizaram no dia 25/03 um Encontro Nacional com mais de 600 sindicatos e 6 mil trabalhadores de todo o país contra os ataques dos governos. Pois bem, os discursos do dia 25 devem se transformar em ação concreta, impulsionando, como mínimo, um Comitê de Solidariedade à greve das estaduais paulistas, que parta de organizar a campanha contra a repressão e um fundo de greve para não deixar que o provável não pagamento de salários divida os trabalhadores e nos vençam pela fome.

O segundo passo, tendo em vista que a luta das universidades contra os decretos de Serra é uma luta de todo o funcionalismo estadual, seria se apoiar na greve das universidades para organizar a greve geral do funcionalismo público de São Paulo. Para concretizar essa perspectiva, a Conlutas poderia tomar a iniciativa de convocar uma plenária estadual do funcionalismo a partir das oposições e sindicatos que dirige e a partir da luta das universidades exigir à direção da CUT, e da Apeoesp, por exemplo, que encampem essa iniciativa.

Artigos relacionados: Nacional , Juventude









  • Não há comentários para este artigo