Quinta 25 de Abril de 2024

Nacional

Acidente da Supervia no RJ

20 Sep 2007   |   comentários

Conforme já denunciamos em nosso site, a “SuperVia” , concessionária privada responsável pela linha Central do Brasil do Rio de Janeiro, puniu com demissão por justa causa dois trabalhadores envolvidos no acidente da estação Austin em Nova Iguaçu que em 30/8 deixou 8 mortos e uma centena de feridos.

Com uma comissão composta apenas por técnicos da própria empresa, o laudo do último dia 10/9 apontou como culpados do acidente o maquinista do trem, que possui 27 anos de experiência, e o controlador de via da estação Japeri, há 12 anos na função, alegando excesso de velocidade do maquinista e falta de comunicação do operador. Já alertávamos que essa comissão tinha um único interesse: livrar a cara dos patrões, os verdadeiros culpados, e responsabilizar o lado mais fraco da corda, os trabalhadores.

Todos os dias nós trabalhadores nos sujeitamos aos mais diversos tipos de pressão por parte dos patrões burgueses. Somos obrigados a trabalhar cada vez mais, com os mesmos salários de fome de todos os dias. Sujeitamos-nos a condições precárias de trabalho, falta de equipamentos de segurança, assédio moral, carga horária exaustiva, isso quando temos no final do mês algum direito trabalhista, hora extra ou descanso semanal remunerado. Nós trabalhadores não podemos mais aceitar esse tipo de chantagem da burguesia. Trabalhamos sob condições precárias diariamente, sob a pressão de uma burguesia parasita, ameaçados com a demissão cada vez que levantamos a voz para exigir nossos mínimos direitos e ainda pagamos o preço pelas suas tragédias, sem poder reclamar. Agora, o governo Lula até greve quer proibir! O único instrumento que faz a burguesia parar e ouvir os apelos dos trabalhadores!

Basta de perseguição, assédio moral e exploração. Pelo Livre direito de greve dos trabalhadores. Convocamos o Sindicato dos Ferroviários do RJ, os partidos e organizações de esquerda a organizarmos paralisações, abaixo-assinados e uma greve caso seja necessário, pela readmissão imediata dos companheiros demitidos, e por uma comissão independente dos trabalhadores e usuários para apurar e punir os verdadeiros culpados.

Artigos relacionados: Nacional









  • Não há comentários para este artigo