Sábado 27 de Abril de 2024

PROGRAMA DE TRANSIÇÃO

Discussão dos membros do SWP Trotsky (19 de maio de 1938)

07 Mar 2009 | Publicamos nesta edição uma das inúmeras discussões de Trotsky com os membros do SWP ( Socialists Workers Party ou Partido Socialista dos Trabalhadores, organização da IV Internacional nos EUA.), por ocasião da elaboração do Programa de Transição da IV Internacional. Recentemente, a (...)

HOMENAGEM AOS 90 ANOS DA MORTE DE ROSA LUXEMBURGO E KARL LIEBKNECHT

Rosa Luxemburgo e a IV Internacional

23 Jan 2009 | No dia 15 de Janeiro de 1919 os dirigentes revolucionários do Partido Comunista Alemão (KPD) fundado no dia 1 de Janeiro de 1919, Rosa Luxemburgo e Karl Liebknecht, eram brutalmente assassinados pelo governo da social-democracia de direita, após a derrota do levantamento (...)

PARA SABER MAIS

Grécia: mais uma revolução esmagada com o aval do Stalinismo

16 Dec 2008 | Como vimos, a tradição de luta da classe operária e da juventude grega não vem de hoje. Em plena II Guerra Mundial desenvolveu-se em 1943 uma fortíssima resistência armada operária e camponesa contra a invasão alemã.

REVISTA ISKRA

Uma revista de idéias e cultura para os novos tempos

29 Nov 2008 | Nas décadas mais recentes, de ofensiva do grande capital conta os salários e as conquistas dos trabalhadores, nenhuma rebelião popular e operária chegou a tomar a forma de revolução. O impacto desse refluxo revolucionário na esfera intelectual, da cultura e do pensamento crítico, (...)

CURSO MARXISMO E CLASSE OPERÁRIA - RIO CLARO

160 anos do Manifesto do Partido Comunista e 70 anos do Programa de Transição

27 Nov 2008 | ADIADO Em breve informaremos nova data

SINTUSP

O Manifesto Comunista - Homenagem aos 160 anos de sua publicação

15 Nov 2008 | Publicamos abaixo uma síntese da intervenção de Luís Siebel, dirigente da LER-QI e editor das edições ISKRA, em debate sobre os 160 anos do Manifesto Comunista ocorrido no Sindicato dos Trabalhadores da USP

SINTUSP

Debate sobre os 160 anos do Manifesto Comunista

15 Nov 2008 | Realizou-se no Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) mais um dos debates que é parte das atividades de formação organizado pela Secretaria de formação política do sindicato.

PUC-SP

Participação no lançamento do livro ’Os irredutíveis’ de Daniel Bensaïd dia 6/11 e palestra com Antonio Rago Filho em 11/11

15 Nov 2008 | Cerca de 100 pessoas comparecem à PUC-SP no dia 06/11 o debate de lançamento do livro de Daniel Bensaïd “Os irredutíveis”, com a presença do autor, do prof. Marcelo Ridenti da Unicamp e do companheiro Christian Castillo.

DEBATE NA USP

A crise econômica e as perspectivas da esquerda

15 Nov 2008 | Segunda-feira 10/11, com cerca de 120 pessoas, Christian dividiu a mesa com Ruy Braga, professor de sociologia da USP e Leda Paulani, da FEA, para discutir a crise econômica e as perspectivas da esquerda.

EDITORIAL

Conheça as publicações da LER-QI e das Edições ISKRA

15 Nov 2008 | Revista Estratégia Internacional nº 3, Revista ISKRA, O Programa de Transição, Pão e Rosas, FASINPAT...

TEORIA

Discussões sobre o Programa de Transição

15 Nov 2008 | A seguir, reproduzimos alguns trechos de textos em que Trotsky discute com dirigentes norte-americanos, em 1938, a importância do programa em momentos de crise, assim como a relação dialética entre o programa científico elaborado em base às condições objetivas da realidade e o (...)

DEBATES COM DANIEL BENSAID, MARCELO RIDENTI, RUY BRAGA, LEDA PAULANI E ANTONIO RAGO FILHO

Atividades com Christian Castillo na USP e na PUC-SP

12 Nov 2008 | Na última semana, estudantes e trabalhadores da USP e da PUC-SP puderam acompanhar o ciclo de debates com a presença de Christian Castillo, docente da UBA e militante do PTS, organização irmã da LER-QI na Argentina.

SINDICATO DE TRABALHADORES DA USP

Debate sobre 160 anos do Manifesto Comunista

10 Nov 2008 | Realizou-se no Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) mais um dos debates que é parte das atividades de formação organização pela Secretaria de formação política do sindicato.

EDIÇÕES ISKRA

Conheça nossas publicações

08 Nov 2008 | Promoção de lançamento: Programa de Transição + Revista ISKRA Nº 1 + Revista Estratégia Internacional Brasil Nº 3 por R$ 30,00. Peça por email.

UNIVERSIDADE

A crise mundial e a perplexidade dos intelectuais

01 Nov 2008 | Na semana de 21 a 24 de outubro teve lugar na USP o seminário internacional “Hegemonia às avessas - Economia, Política e Cultura na Era da Servidão Financeira”.

PEÇA SEU EXEMPLAR POR EMAIL

Revista Iskra nº 1

28 Oct 2008 | Entre o final de outubro e o início de novembro próximo virá a público a primeira edição da Revista ISKRA de teoria e política marxista. Trata-se de uma iniciativa encabeçada por uma nova geração de intelectuais militantes, todos com idades entre vinte e trinta anos, que se dispuseram (...)

NÚCLEO CULTURAL FORÇA ATIVA E EDIÇÕES ISKRA

Lançamento do Caderno "A Classe Operária na Luta Contra a Ditadura" na Cidade Tiradentes

17 Oct 2008 | No dia 28 de setembro realizou-se mais uma atividade de lançamento do caderno de teses “A Classe Operária na Luta Contra a Ditadura”, publicada neste ano pela Edições Iskra.

MARXISMO

“Compreender a realidade para transformá-la”

17 Oct 2008 | Inauguramos esta coluna no jornal Palavra Operária para dispor aos leitores os fundamentos básicos da teoria marxista sobre a sociedade capitalista e as condições objetivas e subjetivas para a sua superação revolucionária.

HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O Programa de Transição, documentos da IV Internacional

17 Oct 2008 | Neste mês de outubro a Editora ISKRA lançará uma nova publicação do Programa de Transição, o mais conhecido e importante documento da IV Internacional. Acreditamos que este é mais um passo, por certo que muito pequeno, da inserção de nosso trabalho editorial no campo da reconstrução (...)

Grupo de estudos "Trotsky e a IV Internacional" se reúne hoje na UFRJ

02 Oct 2008 | Revolução socialista na América Latina: desenvolver o capitalismo primeiro ou acabar com o capitalismo pra desenvolver as forças produtivas em prol da humanidade? Às 18h no pátio do IFCS - UFRJ.

NÚCLEO CULTURAL FORÇA ATIVA APRESENTA: HIP HOP MINHA VOZ ESTÁ NO AR

Lançamento do livro “A classe operária na luta contra a ditadura [1964-1980]” na Cidade Tiradentes

28 Sep 2008 | Dia 28/09 a partir das 11h na Cidade Tiradentes, com apresentação de grupos de Rap, Soul e Break.

CICLO DE ESTUDOS

Abolicionismo(s) e Abolição

19 Sep 2008 | No primeiro semestre deste ano, sob a perspectiva de estudar e difundir importantes elaborações sobre o povo negro no Brasil, nós da LER-QI realizamos na Fundação Santo André o curso livre “Sociologia do Negro no Brasil”.

IV INTERNACIONAL, 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O centrismo e a Quarta Internacional

19 Sep 2008 | Em homenagem aos 70 anos de aniversário da IV Intenacional, fundada em 1938, publicamos este pouco conhecido texto de Trotsky, escrito em 1934. Nele, Trotsky discute o conceito de "centrismo" na década de 1930, como subproduto das crises nas II e III Internacionais e do (...)

200 ESTUDANTES NA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Grande apresentação das teses "A classe operária na luta contra a Ditadura [1964-1980]" no ABC Paulista

19 Sep 2008 | A segunda quinzena de agosto foi preenchida por duas importantes atividades no ABC com o lançamento do Caderno Estratégia Internacional Brasil: A luta da classe operária contra a ditadura, nova publicação de Edições (...)

RESENHA DO LIVRO PÃO E ROSAS

Elogiosa crítica de Claudia Mazzei na Margem Esquerda

19 Sep 2008 | Em março desse ano, lançamos o livro "Pão e Rosas. Identidade de gênero e antagonismo de classe no capitalismo" de Andrea D’Atri, publicado pelas Ediçoes Iskra. No debate realizado na PUC, participou Claudia Mazzei Nogueira que depois escreveu uma resenha para a revista Margem (...)

Mais publicações: