Sábado 20 de Abril de 2024

OCUPAÇÃO DA CÂMARA DE SP 14/8

Novamente sobre métodos e estratégia no movimento

22 Aug 2013 | Como parte dos novos tempos que se abriram no país, um novo clima de debates também se instaurou na esquerda e entre os ativistas. São várias as discussões no movimento, e grande parte delas versam sobre a questão dos métodos e dos objetivos – nas ações práticas e para o movimento (...)

DA FAÍSCA AO INCÊNDIO

Ciclo de debates “Da Faísca ao Incêndio” leva centenas à discussões sobre a nova etapa de mobilizações no Brasil

07 Aug 2013 | Na última sexta-feira tivemos a terceira sessão do seminário de São Paulo “Da Faísca ao Incêndio” e com isso encerramos um ciclo de três discussões sobre a obra de Leon Trotski “Programa de Transição”.

SOBRE OS BLACK BLOCS

Sobre o fenômeno “Black Bloc”: por que os holofotes se viraram a algumas centenas de jovens?

07 Aug 2013 | Recentemente, tem sido noticiado em cada espaço da mídia e debatido em cada oportunidade qual o significado da ação dos jovens que tem mantido atos nas ruas com algumas centenas em alguns estados do país, os chamados Black (...)

DEBATE

Para avançar na luta do transporte: reflexões sobre programa e estratégia

04 Jul 2013 | Passados quase três meses desde que os primeiros atos pela redução da passagem em Porto Alegre começaram e que vieram a se generalizar por todo o país no mês de junho, ligando-se a outras reivindicações nas ruas como saúde, educação, denúncia dos gastos da Copa do Mundo e luta contra (...)

PARTIDO

Do despertar político da juventude à necessidade de uma organização revolucionária

04 Jul 2013 | Outra boa surpresa trazida pelas manifestações de massa Brasil afora – outra, porque a primeira foram elas mesmas – foi o início de um novo fermentar de uma ideia há muito desgastada e esquecida... a necessidade da organização (...)

RESENHA DO LIVRO “A FAMÍLIA E O COMUNISMO” DE ALEXANDRA KOLLONTAI

O estado operário e a libertação das mulheres

03 Jun 2013 | Este ano veio a público a edição do livro “A família e o comunismo” com texto da revolucionária russa Alexandra Kollontai. Organizado pelas Edições Centelha Cultural e pelas Edições ISKRA, o livro traz introdução de Gilson Dantas, médico e militante setentista, além de anexo com o (...)

CICLO DE DEBATES ESTRATÉGIA INTERNACIONAL BRASIL 6

Debate "Aos 65 anos da Nakba, aos 3 anos da primavera árabe" lota sala da USP

30 May 2013 | No dia 21 de maio de 2013 realizou-se diante de uma ampla plateia que lotou a sala 8 da Ciências Sociais da USP, um debate integrante do ciclo de discussões promovidos pela revista Estratégia Internacional Brasil em frente-única com o (...)

LANÇAMENTO EDITORA CENTELHA

A História do Trotskismo Norte-Americano (de JP Canon)

30 May 2013 |

DISCURSO ANTE A TUMBA DE MARX (ENGELS)

A 130 anos de sua morte

28 Mar 2013 | A seguir publicamos o emotivo discurso que Engels, seu amigo e companheiro de toda a vida, pronunciou ante sua tumba em Highgate, Londres, em 17 de março de 1883. Nele, Engels se referia ao grande revolucionário e a importância de seu (...)

TEORIA

Zizek, Lenin, a “hipótese comunista” e a questão das estratégias

08 Feb 2013 | Escritor fértil, sumamente inquieto, efervescente, com mais de sessenta obras publicadas, Slavoj Zizek não é um pensador que possa facilmente ser definido à primeira vista. Membro conturbado do Partido Comunista da Eslovenia até 1988, ocupante de vários cargos acadêmicos mundo (...)

94 ANOS DO ASSASSINATO DE ROSA

A atualidade de Rosa Luxemburgo frente ao sexto ano da crise econômica Internacional

08 Feb 2013 | Há noventa e quatro anos, no mês de janeiro de 1919, morria uma das mais brilhantes dirigentes revolucionárias do proletariado internacional, Rosa Luxemburgo. Nas séries de batalhas dos trabalhadores alemães iniciadas em 1918, a revolucionária polonesa foi capturada pelos (...)

CICLO "POR QUE TROTSKY?"

A crise capitalista e a necessidade da reconstrução da IV Internacional

07 Dec 2012 | No dia 8 de novembro mais de 120 pessoas dentre estudantes, trabalhadores e militantes de organizações da esquerda compareceram ao debate convocado pela LER-QI para discutir a crise capitalista e a necessidade da reconstrução da IV Internacional hoje. Esta atividade encerrou a (...)

CEIP - LEON TROTSKY

Uma ferramenta que deve estar em nossas mãos

20 Nov 2012 | Apresentamos o novo site do Centro de Estudios Investigaciones y Publicaciones - Leon Trotsky, da Argentina.

TROTSKY SOBRE A ÁFRICA DO SUL

Sobre as Teses Sul-Africanas

20 Nov 2012 |

DISCUSSÃO DE TROTSKY E DELEGAÇÃO DE COMUNISTAS AMERICANOS

A questão negra na América

18 Nov 2012 |

PROFESSORES

Grupos de Estudos impulsionados por Professores Pela Base e Juventude as Ruas discutem teoria marxista e política para armar a luta pela educação a serviço da classe trabalhadora!

02 Nov 2012 | Com o objetivo de fortalecer professores e estudantes com as armas da crítica necessárias para a nossa luta, a corrente Professores pela Base junto à Juventude às Ruas vem impulsionando grupos de estudo sobre educação e (...)

CICLO "POR QUE TROTSKY?"

As ideias de Leon Trotsky à frente

02 Nov 2012 | Em base a esse “terreno fértil” que a bancarrota capitalista tem deixado às ideias revolucionárias é que a Liga Estratégia Revolucionária (LER-QI) - como parte da concretização no Brasil de uma iniciativa que a Fração Trotskista – Quarta Internacional vem desenvolvendo em diversos (...)

CICLO "POR QUE TROTSKY?"

3ª sessão debate a Revolução Espanhola na UNESP de Marília

28 Oct 2012 | Na última terça-feira, 23/10, realizou-se o terceiro debate do ciclo Por que Trotsky? na UNESP de Marília. Com o título Espanha: a vitória era possível, Claudionor Brandão, diretor do Sintusp, demitido político e militante da LER-QI e Antonio Quiozini, também militante da LER-QI (...)

ERIC HOBSBAWM

A propósito do falecimento de Eric Hobsbawn – Um historiador a serviço da classe trabalhadora?

13 Oct 2012 | O historiador Eric Hobsbawn nasceu em 1917 e acaba de morrer, no dia 1 deste mês. Junto a uma série de historiadores britânicos como Maurice Dobb, Rodney Hilton, E. P. Thompson e Christopher Hill, fundou em 1952 a revista “Past and present” e protagonizaram uma importante (...)

CICLO DE DEBATES

"Por que Trotsky?" Reúne 150 pessoas em sua primeira sessão na USP

08 Oct 2012 | Na última quarta-feira (03/10) a sala 14 da Ciências Sociais ficou lotada para o primeiro debate do ciclo “Por que Trotsky?”. Na mesa estavam Edison Salles, dirigente da LER-QI e Claudionor Brandão, membro da LER-QI, dirigente do SINTUSP e demitido político. Leia a cobertura do (...)

Na próxima terça, acompanhe o Seminário "Por que Trotsky?" na Unesp de Marília

03 Oct 2012 | Com auditórios lotados e excelentes discussões em São Paulo e Campinas, mais de 250 pessoas já participaram de nosso seminário que vai agora para sua terceira sessão, na próxima terça-feira, no campus da Unesp de Marília, com o debate "Espanha: a vitória era possível!'', que terá (...)

DEBATES

Sobre o Colóquio A Esquerda na América Latina ocorrido na USP

21 Sep 2012 | Durante os dias 11, 12 e 13 de setembro de 2012 ocorreu na USP o Colóquio “A Esquerda na América Latina: História, Presente e Perspectivas”. O ciclo de debates reuniu os principais nomes da intelectualidade marxista acadêmica, além de alguns da esquerda, para discutir mais variados (...)

SAIU A ESTRATÉGIA INTERNACIONAL No28

A propósito da publicação da revista Estratégia Internacional entrevistamos Emilio Albamonte e Claudia Cinatti.

16 Sep 2012 | Publicamos entrevista com Claudia Cinatti e Emilio Albamonte sobre a nova revista Estratégia Internacional.

1940-2012: A 72 ANOS DO ASSASSINATO DE LEON TROTSKY

Minha vida*: traços biográficos de uma vida revolucionária

14 Sep 2012 | As classes dominantes tentam fazer com que nós, os explorados, não tenhamos história. Sua intenção é que os séculos de luta da classe operária contra o capitalismo, o desenvolvimento do marxismo revolucionário e os grandes homens e mulheres que encarnaram aquelas lutas, fiquem no (...)

Mais publicações: