Sábado 20 de Abril de 2024

FORMAÇÃO MARXISTA

Seminário discute a atualidade do marxismo revolucionário diante da crise capitalista e dos desafios para os trabalhadores e a esquerda

28 Feb 2012 | Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2012, teve início um seminário de formação marxista da LER-QI, com o objetivo de afiar as armas do marxismo revolucionário para encarar os desafios que a mudança de etapa em escala internacional, da qual estamos vivendo uma fase de (...)

DEBATE

Debate com a esquerda e com o PSTU sobre as “greves” policiais

16 Feb 2012 | Lutamos pela dissolução da polícia e lutamos pela auto-organização, em armas, dos trabalhadores, para que façam sua própria segurança e se eduquem e preparem para combater pelo desmantelamento das forças do Estado burguês. A auto-defesa dos trabalhadores, junto a luta por trabalho, (...)

UMA RESPOSTA À POLÊMICA DA LIT/PSTU

Teoria, tática e estratégia a serviço de justificar aliança com o PSOL ou para a massificação e combatividade do movimento?

14 Dec 2011 | Os estudantes da USP em luta têm uma série de inimigos a enfrentar. Em primeiro lugar a Reitoria e sua burocracia acadêmica, mas também o governo do Estado dirigido por Geraldo Alckmin (PSDB) e a imprensa de direita, que faz um serviço sujo para isolar o movimento da opinião (...)

QUAL “PROJETO DE PAÍS”?

Brasil: Entre o gradualismo reformista e as contradições estruturais do país

05 Nov 2011 | Os êxitos do gradualismo lulista debilitam em grande medida os setores da esquerda, retirando-lhes base social, isolando-os politicamente, ou então os cooptando. Quanto mais forte fica a idéia de que o Brasil pode avançar para uma melhoria gradual das condições de vida, (...)

A PRIMAVERA ÁRABE E A INAUGURAÇÃO DE NOVOS TEMPOS

Um debate sobre os desafios programáticos e teóricos postos para os revolucionários

04 Nov 2011 | O ano de 2011 iniciou-se com a explosão do movimento de massas em uma série de países do mundo árabe e do norte da África. A primavera árabe, nome dado em alusão à primavera dos povos de 1848 que coordenou levantes em diversos países da Europa, segue atuante. Após meses de seu (...)

TERCEIRO ANO DA CRISE ECONÔMICA INTERNACIONAL

As medidas de contenção se tornam elos débeis

03 Nov 2011 | O presente artigo foi publicado na revista Estratégia Internacional Nº 27, em espanhol. Avaliamos que seria importante publicá-lo, com capítulo de atualização que busca contrastar as tendências apontadas no artigo original com o modo como se desenvolveram, considerando que nos (...)

SOBRE A ATUALIDADE DO LEGADO DE LEON TROTSKY E DA IV INTERNACIONAL

Nos limites da restauração burguesa

02 Nov 2011 | Esta contradição entre a reatualização das premissas objetivas para a revolução proletária e a crise de subjetividade que atravessa o movimento operário é o único ponto de partida para uma compreensão profunda das tarefas dos revolucionários hoje. Se a atualidade do marxismo está dada (...)

VI FÓRUM E I ENCONTRO NACIONAL ESTADO, CAPITAL, TRABALHO DA UFS

Debate sobre a crise capitalista e as tarefas postas pela luta de classes internacional

16 Sep 2011 | Entre os dias 29 e 31 de agosto de 2011 aconteceu na Universidade Federal de Sergipe o VI Fórum e I Encontro Nacional Estado, Capital, Trabalho promovido pelo Grupo de Pesquisa Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Re-ordenamento Territoriais. O tema que norteou debates (...)

MOVIMENTO OPERÁRIO

A posição dos revolucionários sobre os “planos de carreira”

16 Sep 2011 | E é neste contexto que os chamados Planos de Carreira tornam-se uma ferramenta extremamente eficaz para os patrões. Neste caso o aumento da produtividade é obtido através do atrelamento dos reajustes salariais às avaliações de desempenho e de produtividade individuais, ou seja, (...)

REVISTA ESTRATÉGIA INTERNACIONAL BRASIL

Saiu o novo número da Revista Estratégia Internacional Brasil

12 Aug 2011 | A revista Estratégia Internacional Brasil chega à sua quinta edição. Com esta nova publicação, esperamos contribuir para os debates estratégicos, teóricos e táticos que as novas condições já estão colocando. Adquira seu exemplar através de [email protected] (...)

UMA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA DISCUSSÃO ESTRATÉGICA A PARTIR DAS "LIÇÕES DE OUTUBRO" DE LEON TROTSKY

Tática e estratégia: a preparação dos revolucionários para grandes viragens históricas

11 Aug 2011 |

CARTAS CONTRA A MEDICINA DO CAPITAL – CARTA N.1

Medicina, medicamentos e médicos: a serviço da vida ou da morte?

15 Jul 2011 | Na verdade, tanto os medicamentos quanto os equipamentos de tratamento e diagnóstico médico são fabricados a partir de uma solene indiferença com relação à vida ou aos seus efeitos sociais e humanos.

TEORIA

Apresentação do livro COMUNA

15 Jul 2011 | Trata-se de textos imperdíveis, tomados – todos eles – por uma coerente e profunda preocupação com a luta por uma república proletária; coerente com os ensinamentos de Marx e Engels nos marcos de uma perspectiva que vinha sendo perdida pela esquerda hegemônica de então – a (...)

RIO DE JANEIRO

Lançamento do livro "A precarização tem rosto de mulher" com Virgínia Fontes na UFRJ

05 Jul 2011 | 07 de julho | 5ªfeira | 18h | IFCS/UFRJ Largo São Francisco de Paula, 01, Centro, Rio de Janeiro Debate com: Diana Assunção - organizadora do livro, diretora do Sintusp e fundadora do Pão e Rosas; Virginia Fontes - Professora da UFF e professora-pesquisadora da EPSJV/Fiocruz; (...)

LANÇAMENTO

Centenas participam da jornada de lançamentos do livro “A precarização tem rosto de mulher”

04 Jun 2011 | Teorizar sobre a classe operária quando esta se coloca como sujeito, reconstruir momentos de uma luta acompanhando o apaixonante processo de avanço da consciência de classe dos trabalhadores, extrair as lições a partir de erros e acertos, mostrar o tortuoso processo de combate à (...)

LANÇAMENTO DO LIVRO "A PRECARIZAÇÃO TEM ROSTO DE MULHER" NA UNICAMP

"Este é um livro militante"

20 May 2011 | "É um livro militante, e essa é a grande qualidade desse livro, é a força que ele tem para intervir num processo de precarização do trabalho tão contundente e tão evidente quanto é esse da USP" (Paula Marcelino) – MAIS DE 150 PARTICIPAM DE DEBATE CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO NO DIREITO DA (...)

DEBATE COM A LIT-QI

Aonde vai a LIT-QI com sua política democratizante?

29 Apr 2011 | A LIT rompeu com o programa trotskista de revolução política. Como decidiu dar como fato consumado há anos o retorno à ordem burguesa, o que é um processo inacabado, não pode propor um programa correto para enfrentar o programa real da burocracia governante, expresso na plataforma (...)

QUE O ESTADO NÃO REGULE NOSSAS VIDAS!

Pela legalização das drogas!

17 Apr 2011 | Os revolucionários temos que desfazer a confusão ideológica que coloca a burguesia, nós não caímos na armadilha que é o moralismo burguês, defendemos a legalização de todos os tipos de droga ou substâncias, para todos os tipos de uso, medicinal, científico e (...)

UM DEBATE ESTRATÉGICO A PARTIR DA PRIMAVERA ÁRABE

Novamente sobre a teoria morenista da “revolução democrática”

29 Mar 2011 | A recente onda de levantamentos de massas no mundo árabe teve, entre outros, o mérito de recolocar o debate sobre a revolução, e todos os problemas teóricos e práticos que ela suscita. Em particular, lança nova luz sobre algumas polêmicas estratégicas que – precisamente na ausência (...)

As confusões da LIT sobre a Líbia

21 Mar 2011 | Queremos apontar algumas nuances deste importante processo partindo de uma polêmica com a visão da LIT, que em seu último artigo sobre o desenvolvimento do processo revolucionário aberto na Líbia, pela mão de Gabriel Massa, monta sua apreciação dos acontecimentos com graves (...)

LANÇAMENTO ISKRA

Sobre o livro “A precarização tem rosto de mulher”

21 Mar 2011 | Neste mês de março, mês do dia internacional das mulheres, a Editora Iskra lança mais uma publicação da Coleção Iskra Mulher. Desta vez, relatamos a luta protagonizada pelos trabalhadores e trabalhadoras terceirizados de uma das empresas de limpeza da Universidade de São Paulo. (...)

HISTÓRIA

Comuna de Paris: 140 anos

17 Mar 2011 | Analisando a época dos acontecimentos históricos da Comuna, E. Albamonte, situa com precisa concisão o seu momento histórico, no qual “anarquistas e marxistas disputam a direção do movimento operário nos seus primórdios, sendo que os primeiros refletem os setores mais artesanais do (...)

TEORIA

Capitalismo e Urbanização

28 Dec 2010 | A urbanização sob o capitalismo desempenha um papel chave porque é o apoio físico para que se desenvolva o ciclo do capital. Os serviços de distribuição de energia elétrica, gás, água, Internet, os sistemas viários, escolares, de saúde, etc, são indispensáveis para a produção, (...)

Mais publicações: