Terça 23 de Abril de 2024

O ascenso operário e camponês na década de 50 e a abertura de uma etapa revolucionária em 1961

24 Mar 2007 | Ao longo da década de 50, o Brasil vivencia um crescente recrudescimento da luta entre as classes sociais e suas frações internas.

Os soviets e o "duplo poder" no começo da Revolução Russa

24 Mar 2007 | Depois da “revolução de fevereiro”, o Soviet passou a ser a instituição que concentrava a estendida ação operária e popular. Era a principal referência da emergência de uma organização autônoma das massas operárias e populares que viria a inverter todas as relações sociais tal como haviam (...)

A luta de classes e os marinheiros no pré-1964: uma tentativa de resistir ao golpe*

09 Feb 2007 | Nos anos anteriores a 1964, junto ao ascenso operário e popular, ocorriam fraturas na base das Forças Armadas. Este processo teve um desenvolvimento marcante entre os marinheiros antes do golpe e ficou conhecido pela “Rebelião dos Marinheiros”. Este processo e a rebelião trazem à (...)

A 90 anos da Revolução Russa

09 Feb 2007 | Petrogrado, noite de 25 de Outubro de 1917: são ocupados os pontos mais estratégicos da cidade. Seguindo a resolução tomada no Soviet de Petrogrado, as principais vias de acesso, transportes, comunicações e os prédios públicos são tomados pelos trabalhadores, camponeses e (...)

Casa Socialista e Boitempo lançam na USP o novo número da revista Margem Esquerda

10 Dec 2006 | Na sexta-feira, 24 de novembro, mais de 200 pessoas assistiram ao debate “Oaxaca e a urbanização da luta de classes na América Latina” entre Michael Löwy, Paulo Arantes e Juan Chingo, dirigente do Partido dos Trabalhadores Socialistas da Argentina e da Fração Trotskista – Quarta (...)

Uma discussão com Trotsky sobre a questão negra nos EUA

10 Dec 2006 | Com a série de discussões e debates que estamos realizando queremos colocar a questão negra no exato lugar que ela deve ter para os marxistas revolucionários do Brasil: uma questão crucial para a vitória da revolução social em nosso (...)

Hungria, outubro de 1956

Homenagem aos 50 anos da revolução operária

10 Oct 2006 | A criação do estado operário húngaro está diretamente ligada aos resultados da II Guerra Mundial, ou seja, das perspectivas abertas pela ordem de dominação de Yalta, um acordo do stalinismo e das nações imperialistas para dividir o mundo em duas “zonas de (...)

Sobre as origens do movimento trotskista no Brasil

10 Aug 2006 | Entre os anos de 1929 e 1940, a organização trotskista politicamente mais forte na América Latina é a do Brasil. Os pioneiros do trotskismo no Brasil, apesar de poucos, tinham uma forte capacidade intelectual, audácia política e expressiva inserção na classe (...)

Extrato de texto da Liga Comunista Internacionalista escrito em 1934

Ao Proletariado

10 Aug 2006 | A hora política atual é a da feira eleitoralista mais vergonhosa. Os partidos burgueses se arregimentam; os jornais, o rádio, o clero, tudo é comprado e mobilizado pela burguesia para fazer propaganda dos candidatos burgueses às próximas eleições e mistificar as massas (...)

Extrato de texto da Liga Comunista Internacionalista escrito em 1935

05 Jul 2006 | "O capitalismo só pode viver e desenvolver-se escoando seus produtos nos mercados não capitalistas, isto é, nos mercados dos países atrasados e das camadas populares ainda não proletarizadas."

Formação Marxista

A duração da jornada de trabalho como campo de batalha

05 Jul 2006 | Em notas anteriores explicamos que a mais-valia absoluta consiste no aumento da jornada de trabalho, que permite aos capitalistas se apropriarem de uma quantidade maior de horas não pagas.

Segundo Marx...

O salário e o lucro capitalista

05 Jun 2006 | Em nossa sociedade, a ampla maioria da população não conta com capital para investir, nem meios de produção, nem nada que lhe permita subsistir; a não ser seus braços, seu corpo e seu cérebro. Esta capacidade de trabalhar, no capitalismo chama-se força de trabalho e os trabalhadores (...)

Fragmento de documento nacional da Liga Comunista Internacionalista, 1933

05 Jun 2006 | O processo histórico fundamental do capitalismo caracterizou-se pela expropriação das camadas populares: a acumulação primitiva do capital manifestou-se pela separação violenta do trabalhador dos seus meios de trabalho.

As bases para a construção do Partido Revolucionário no Brasil

05 Jun 2006 | Nossa pequena organização brasileira, que consideramos uma liga marxista de propaganda e ação, a Liga Estratégia Revolucionária – Quarta Internacional, se orgulha de pertencer à Fração Trotskista – Quarta Internacional, uma corrente internacional que conta com partidos e organizações (...)

Leon Trotsky

O que é a revolução permanente?

30 Nov 2005 | A teoria da revolução permanente exige na atualidade a maior atenção da parte de todo o marxista, porque o desenvolvimento da luta ideológica e da luta de classes faz definitivamente sair esta questão dos domínios das recordações de velhas divergências entre marxistas russos, para a (...)

Curso de formação recupera o pensamento de Leon Trotsky a 65 anos de seu assassinato

A vigência da teoria da revolução permanente, do início do século XX aos dias de hoje

25 Aug 2005 | Entre os dias 12 e 21 de julho, realizou-se na Casa Socialista de cultura e política, no Brás, um curso sobre a Teoria da Revolução Permanente.

Polêmica com Nahuel Moreno

A revolução permanente de Trotsky e a "revolução democrática" de Nahuel Moreno

25 Aug 2005 | Este artigo tem o objetivo de confrontar a teoria da revolução permanente de Trotsky a algumas das últimas elaborações teóricas de Nahuel Moreno, fundador e dirigente até sua morte em 1987 da LIT, organização internacional da qual o PSTU faz parte, para tentar buscar aí as profundas (...)

Lançamento da revista Crítica Marxista na Casa Socialista

15 Jun 2005 | No dia 12 de junho, a Casa Socialista de cultura e política organizou uma atividade de lançamento do vigésimo número da revista Crítica Marxista.

Os marxistas revolucionários e a frente única operária

20 Mar 2005 | De acordo com a tradição dos bolcheviques, “é condição indispensável para implementar a tática de frente única que o partido revolucionário mantenha em todo momento sua independência e seu direito de criticar os demais integrantes da frente (...)

Marxismo, populismo e classe operária

20 Jan 2005 | Em todos os lados, hoje, vemos o populismo avançar e ganhar posições, tanto no plano político quanto principalmente no plano ideológico, num terreno que deveria ser (e que deverá ser no futuro) ocupado pelo marxismo revolucionário: o terreno da contestação da ordem de coisas (...)

Ideologia

64 anos do assassinato de Leon Trotsky

10 Sep 2004 |

O Dia da Mulher

20 Mar 2004 | O que é o dia da mulher? É realmente necessário? Não é uma concessão às mulheres da classe burguesa, às feministas e sufragistas? Não é danoso para a unidade do movimento operário? Essas questões, entretanto, se ouvem na Rússia, ainda que não no exterior. A própria vida tem dado uma (...)

Lênin como tipo nacional

15 Feb 2004 | O internacionalismo de Lenin não necessita defesa. Sua característica diferenciada é o rompimento irreconciliável, nos primeiros dias da guerra mundial, com aquela falsificação do internacionalismo que prevaleceu na II (...)

Homenagem a Lênin, aos 80 anos de sua morte

15 Feb 2004 | “O marxismo encontrou sua expressão histórica mais elevada no bolchevismo”. A frase de Trotsky, cunhada no auge do termidor stalinista (1937), é a expressão enfática do significado para o marxismo da experiência prática do proletariado russo na primeira revolução socialista (...)

Homenagem a León Trotsky: 63 anos de seu assassinato

O que é uma situação revolucionária?

04 Aug 2003 | Este breve artigo foi preparado por Trotsky após uma discussão com Albert Glotzer sobre o projeto de teses de F.A. Ridley e Chandu Ram, critica em Tarefas da Oposição de Esquerda na Grã Bretanha e a Índia.

Mais publicações: