Terça 30 de Abril de 2024

Teoria

HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE SUA FUNDAÇÃO

O Programa de Transição, documentos da IV Internacional

17 Oct 2008 | “A tarefa urgente do momento consiste em reconstituir as fileiras da vanguarda do proletariado internacional. Para isso, são necessários uma bandeira e um programa que não podem ser outros que a bandeira e o programa da Quarta Internacional”. Carta Aberta ao proletariado mundial, 25 de maio de 1935.   |   comentários

Neste mês de outubro a Editora ISKRA lançará uma nova publicação do Programa de Transição, o mais conhecido e importante documento da IV Internacional.

Acreditamos que este é mais um passo, por certo que muito pequeno, da inserção de nosso trabalho editorial no campo da reconstrução do marxismo em nosso contexto e, particularmente, da recuperação da tradição revolucionária de Trotsky. Assim, ofereceremos aos leitores uma edição do texto cotejada com outras traduções consagradas, além de documentos inéditos dos anos de formação da IV Internacional.

Não acreditamos que esta publicação possa passar despercebida, justamente em um momento no qual a atual crise do capitalismo mundial prepara novamente grandiosos enfrentamentos da luta de classes e os seus efeitos já se fazem sentir em todos os cantos do mundo. Não será tampouco menor o intenso esforço que nós marxistas revolucionários teremos que fazer para reconstruir uma perspectiva estratégica que ao longo da história se manteve sob débeis fios de continuidade.

Com a publicação do Programa de Transição podemos começar a refletir para os tempos atuais a discordância de tempos entre as condições objetivas e subjetivas para a revolução proletária. Não acreditamos, contudo, que as “velhas fórmulas” possam nos trazer verdades acabadas e mortas, pois se trata precisamente de desenvolver o marxismo como um guia para a ação revolucionária das massas; assim o fazemos defendendo que as idéias do trotskismo serão referências fundamentais na linguagem da revolução e que as consignas do Programa de Transição viverão novamente na voz da classe trabalhadora de todo o mundo.

Textos suplementares publicados que oferecerão uma maior visão sobre o texto principal são: Os 90 anos do Manifesto Comunista de Trotsky, que metodologicamente aponta a mesma perspectiva que devemos ter para o legado da IV Internacional, e a entrevista com os coordenadores do Seminário sobre o Programa, realizado recentemente por nossa corrente internacional a partir do PTS e que busca colocar em prática as firmes bases do marxismo revolucionário para entender e transformar o mundo hoje.

Destacamos ainda as traduções inéditas de documentos como: É necessário construir partidos comunistas e uma nova internacional, de 1933, marco fundamental da Oposição de Esquerda Internacional; a Carta aberta pela IV Internacional, de 1935, que teve edições prévias publicadas pelos trotskistas brasileiros da LCI; o texto de Trotsky A IV Internacional e a URSS, de 1936, documento para uma das conferências prévias a sua fundação; e a Carta aos operários da URSS, de 1940.

Artigos relacionados: Teoria









  • Não há comentários para este artigo