Quinta 28 de Março de 2024

MARXISMO NO MOVIMENTO OPERÁRIO

O Programa de Transição para trabalhadores: o marxismo de nosso tempo para uma época de crises

06 Sep 2012 | Neste mês de setembro daremos início, como parte do Ciclo “Porque Trotsky?”, a uma série de atividades e grupos de discussão para trabalhadores que tem como objetivo fundamental apresentar as ideias do revolucionário Leon Trotsky. Queremos apresentar a vida e as ideias de Trotsky e (...)

VIDEO

Trotsky e a Revolução

29 Aug 2012 |

BOLÍVIA | ATO OPERÁRIO E INTERNACIONALISTA EM HOMENAGEM A TROTSKY

Apresentação do livro “Stalin o grande organizador de derrotas” na Bolívia

24 Aug 2012 |

COMEÇARAM OS ATOS DE HOMENAGEM A LEON TROTSKY

México: lançamento das “Obras Escolhidas” na Casa Museu León Trotsky com Esteban Volkov

24 Aug 2012 |

LEON TROTSKY

Os problemas da Guerra Civil (1924)

24 Aug 2012 |

1940-2012: A 72 ANOS DO ASSASSINATO DE LEON TROTSKY

Minha vida*: traços biográficos de uma vida revolucionária

23 Aug 2012 |

LEON TROTSKY

Bolchevismo e stalinismo*

23 Aug 2012 |

LEON TROTSKY

ABC da dialética materialista

23 Aug 2012 |

TEORIA - MOVIMENTO OPERÁRIO

Mais uma importante atividade como parte do curso de formação para trabalhadores sobre o Manifesto Comunista. Participe!

14 Aug 2012 | No curso de formação sobre o Manifesto Comunista realizado pela LER-QI estiveram presentesdezenas de trabalhadores da USP, terceirizados das lutas da Dima, União e BKM (as três principais lutas de terceirizados dos últimos anos na USP), carteiros, metroviários, professores, (...)

FORMAÇÃO POLÍTICA

O Manifesto Comunista para trabalhadores e trabalhadoras

08 Jul 2012 | Nos dias atuais, em que uma grave crise de econômica, similar à aberta em 1929, vem evidenciar o aprofundamento da total e irreconciliável contradição existente entre o modo de produção capitalista, em franca decadência, e as forças produtivas despertadas desde a época do (...)

SAIU A SEGUNDA EDIÇÃO PELA CENTELHA CULTURAL

Natureza atormentada: marxismo e classe trabalhadora

18 Jun 2012 | Lançamento da segunda edição - ampliada - deste livro de Gilson Dantas. Leia aqui o prefácio e sumário.

TEORIA

A 71 anos do assassinato de Leon Trotsky

01 Jun 2012 | O assassinato de Leon Trotsky foi um frio cálculo político de Stalin, baseado na previsão de que a Segunda Guerra mundial engendraria novamente a revolução, tal como havia ocorrido na primeira guerra com a revolução russa em 1917. Trotsky encarnava a experiência viva da revolução (...)

DEBATE

Hoje na UEM: debate "O Capitalismo em Ritmo de Barbárie: A Precarização das Relações de Trabalho" com a presença de Diana Assunção

24 May 2012 | Debate organizado pelo Centro Acadêmico Florestan Fernandes (Ciências Sociais/UEM) sobre a precarização do trabalho no dia 24 de maio, às 19hr30min, com a presença do professor Givaldo Alves da Faculdade Estadual de Educação, Ciência e Letras de Paranavaí (FAFIPA) e Diana Assunção, (...)

DEBATE

Dia 06/06: debate “Concepção marxista de partido e a necessidade histórica do partido revolucionário”, com Simone Ishibashi, Valério Arcary e Antonio Carlos Mazzeo.

18 May 2012 | Debates na PUC-SP nos dias 30/05 e 06/06 a partir das 19h. Nessa quarta, dia 06 de junho, na sala 333, debate com Simone Ishibashi, Valério Arcary e Antonio Carlos Mazzeo.

TEORIA

Alemanha, Eurozona e a possibilidade de uma saída keynesiana para a atual crise econômica

17 May 2012 | O tema a ser aqui examinado, nos marcos da crise europeia, trata da perspectiva ou não de uma saída da crise econômica pela via dos métodos keynesianos. A tese aqui sugerida é a de que políticas de perfil keynesiano não alcançam o fundo e as raízes dessa crise econômica (...)

ARGENTINA

Apresentaram-se as Obras Escolhidas de Leon Trotsky

17 May 2012 | No dia 29 de abril, na sala Jorge Luis Borges da Feira Internacional do Livro e Buenos Aires, ante um público de mais de 400 pessoas, realizou-se a apresentação do livro “Stalin, o grande organizador de derrotas”, o primeiro tomo das Obras Escolhidas de Leon Trotsky que serão (...)

EM BREVE:

Lançamento do livro Aonde Vai a França

12 May 2012 | Publicamos este livro na expectativa de que seja uma fonte de ensinamentos vivos: examinando o debate estratégico daqueles anos “quentes” do pré-II Guerra, reatualizaremos nosso foco para a construção, hoje, da força política revolucionária que, fundida ao proletariado, à medida em (...)

SEMINÁRIO “O MARXISMO DE LEÓN TROTSKY”

A democracia soviética e o socialismo

10 Apr 2012 | Síntese do terceiro encontro do seminário “O marxismo de Leon Trotsky”, organizado pela Juventude do PTS e ditado por Christian Castillo, dirigente nacional do PTS, organização irmã da LER-QI na Argentina.

LETRAS USP

Construa conosco o Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo!

03 Apr 2012 | O Grupo de Estudos de Cultura e Marxismo na Letras USP, impulsionado pela Juventude às Ruas e estudantes independentes, voltou a se reunir neste ano a partir da reflexão sobre o teatro inserido na luta de classes em defesa da classe (...)

SEMINÁRIO “O MARXISMO DE LEÓN TROTSKY”

A Revolução Permanente

20 Mar 2012 | Síntese do segundo encontro do seminário “O marxismo de Leon Trotsky”, organizado pela Juventude do PTS, organização irmã da LER-QI na Argentina, ditado por Christian Castillo, dirigente nacional do PTS. – Leia também: PORQUE (...)

TEORIA | SEMINÁRIO "O MARXISMO DE LEON TROTSKY"

Por que Trotsky?

14 Mar 2012 | Síntese do primeiro encontro do seminário “O marxismo de Leon Trotsky”, organizado pela juventude do PTS e ministrado por Christian Castillo, dirigente nacional do PTS.

ENTREVISTA COM EMILIO ALBAMONTE

Seminário sobre a tática e a estratégia na época imperialista

07 Mar 2012 | Nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro realizou-se no salão principal do Hotel Bauen (Buenos Aires, Argentina) o seminário “A concepção de estratégia no marxismo de Leon Trotsky”, coordenado por Emilio Albamonte, do qual participaram mais de 200 dos principais dirigentes e quadros (...)

Mais publicações: