Segunda 29 de Abril de 2024

Teoria

Grupo de estudos "Trotsky e a IV Internacional" se reúne hoje na UFRJ

02 Oct 2008 | Quinta-feira 02/10 - Pátio do IFCS/UFRJ 18:00h Largo de São Francisco de Paula, nº 1 – Centro – Rio de Janeiro (próximo à Praça Tiradentes)   |   comentários

Desenvolver o capitalismo primeiro ou acabar com o capitalismo pra desenvolver as forças produtivas em prol da humanidade?

Desde seu surgimento a IV Internacional e seu maior líder, o revolucionário russo Leon Trotsky, desenvolveu uma importante experiência prática e teórica na América Latina. Nos dando até hoje importantes instrumentos para contestar as visões de que em nosso continente haveria que “primeiro desenvolver o capitalismo” em conciliação com a burguesia, para depois pensar a revolução, resgatar os fios de continuidade dessa experiência é tarefa fundamental para armar o proletariado latino-americano em sua luta contra o imperialismo e as distintas burguesias nacionais.

Com estas sessões especiais do grupo de estudos “Trotsky e a IV Internacional” buscaremos resgatar alguns elementos e aportes do movimento trotskista latino-americano em seu início para pensar os dias de hoje, aprendendo com os erros e acertos do passado, nos possibilitando pensar um programa para o proletariado e as massas em nosso continente a partir de uma perspectiva materialista- histórica e dos ensinamentos da vanguarda do movimento operário.

**

Bibliografia

1ª Sessão

O que é a revolução permanente?

http://www.ler- qi.org/spip. php?article656

Projeto de teses sobre a situação nacional ’ elaboração da Liga Comunista Internacionalista (LCI), seção brasileira da Oposição de Esquerda nos anos 30.

http://www.ler- qi.org/spip. php?article396

Teses de Pulacayo ’ teses dos mineiros bolivianos aprovadas em seu congresso em 1946.

http://www.ceip. org.ar/160307/ index.php? option=com_ content&task=view&id=206&Itemid=39

2ª Sessão [09 de outubro]

Revolução Socialista Na América Latina: Nacionalismo, Bonapartismo ou Ditadura do Proletariado? [Bibliografia em breve]

Informações: [email protected]

Artigos relacionados: Teoria









  • Não há comentários para este artigo