Sábado 27 de Abril de 2024

DEFORMAS

Sessão dupla com Ricardo Antunes e Diana Assunção encerra ciclo “Precarização Apartheid Desmanche” na USP

06 Dec 2010 | Com uma sessão dupla que contou com as apresentações de Diana Assunção, trabalhadora da USP e membro da Secretaria de Mulheres do Sintusp, e do prof. Ricardo Antunes, especialista em sociologia do trabalho da Unicamp, encerrou-se na sexta-feira 19.11 o seminário “Precarização (...)

LULISMO

Para onde vai o proletariado brasileiro? Reflexões sobre os ombros dos intelectuais governistas

26 Nov 2010 | A correta apreensão das mudanças e continuidades operadas por Lula e que contradições se acumulam no proletariado por trás dos discursos exitistas dos governistas e do pessimismo e falta de perspectiva da maioria dos intelectuais da esquerda é o grande desafio da esquerda (...)

TEORIA

Engels e a anti-dialética de seus detratores

28 Oct 2010 | Os processos e a dinâmica da natureza e também da história humana, adotam um desenvolvimento dialético, mesmo que a dialética adote formas diferentes em cada uma destas esferas.

TEORIA

Seminário na USP discute precarização do trabalho, opressão racial e neoliberalismo

18 Sep 2010 | A partir do Centro DESFORMAS, constituído por investigadores docentes e estudantes de pós-graduação após a histórica ocupação da Reitoria da USP em 2007, ao qual nos juntamos em 2009, estamos organizando o Seminário “Precarização, Apartheid e (...)

IDEOLOGIA

Seminários, cursos e debates buscam resgatar o pensamento e o legado revolucionário de Trotsky

12 Aug 2010 | Em tempos em que o capitalismo se encontra ameaçado por uma crise devido a suas próprias contradições internas, e quando a disparidade entre as condições objetivas e subjetivas para a revolução social alcança o paroxismo, a atividade teórica e prática dirigida pelo revolucionário (...)

A PROPÓSITO DO NOVO LIVRO: O CASO LEON TROTSKY

Verdade histórica e política revolucionária

12 Aug 2010 | Como parte das homenagens a Leon Trotsky aos 70 anos de seu assassinato a mando de Stalin, reproduzimos nota acerca do lançamento recente do livro “El caso León Trotsky: Informe das audiências sobre as acusações recebidas nos Processos de Moscou”. Publicada originalmente no jornal (...)

CAMPANHA EM HOMENAGEM À LEON TROTSKY, HÁ 70 ANOS DE SUA MORTE

Trotsky e a Revolução Espanhola - Próximo lançamento das Edições Iskra

12 Aug 2010 | Lançaremos em breve um novo livro dedicado às análises de Trotsky sobra a Guerra Civil Espanhola (1931-1939). Seus escritos são pouco conhecidos no Brasil, já que a única edição dedicada à Espanha foi publicada em 1931 pela Liga Comunista e expressava apenas o primeiro capítulo da (...)

DEBATE COM PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO JR

Caio Prado Jr. e os Dilemas da Revolução Brasileira

28 May 2010 | Neste último dia 19/5, a Revista Iskra convocou um debate sobre um dos autores mais reivindicados pela ala do marxismo acadêmico: Caio Prado Jr., vinculando o historiador paulista aos dilemas da revolução brasileira, com a presença de Plínio de Arruda Sampaio Jr., e Daniel (...)

DEBATE SOBRE CHINA

Debate sobre a classe trabalhadora e as contradições da China no V Fórum Capital Trabalho na Universidade Federal de Sergipe

26 May 2010 | Nos dias 24 e 25 de maio aconteceu na Universidade Federal de Sergipe o V Fórum Capital Trabalho promovido pelo Grupo de Pesquisa Estado, Capital X Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais. O debate teve como tema as contradições entre o capital e os trabalhadores (...)

TEORIA

Estudo preliminar sobre os pobres urbanos

09 Apr 2010 | A pobreza urbana tem sido uma condição estrutural do capitalismo e não um produto original do neoliberalismo do final do século. Entretanto, a acumulação de riqueza de um lado e a miséria do lado da classe que produz seu produto na forma de capital, nos dizeres de Marx, se foi (...)

HISTÓRIA DA IV INTERNACIONAL NO BRASIL

Introdução sobre o trotskismo brasileiro

24 Mar 2010 | Publicado originalmente em espanhol no boletim no. 13, março/abril de 2010, do CEIP Leon Trotsky (Argentina), juntamente com uma seleção de documentos inéditos em espanhol.

TEORIA

Realizou-se importante Seminário sobre a Teoria da Revolução Permanente promovido pela LER-QI

24 Feb 2010 | Durante a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro realizou-se o Seminário sobre a Teoria da Revolução Permanente, promovido pela LER-QI e ministrado por Simone Ishibashi, Edison Salles e Luis Siebel.

Lançamento da revista Iskra nº2!

09 Nov 2009 | Pouco mais de um ano nos separa da publicação do primeiro número da revista Iskra. De lá para cá, desenvolveu-se a crise, adquirindo esse caráter perturbador que se explicita atualmente, ao desdobrar seus efeitos de maneira tão diversa nos distintos países. Tiveram lugar novos (...)

GRUPO DE ESTUDOS: MARXISMO NA AMÉRICA LATINA

Como se desenvolveu o capitalismo na América Latina, as classes sociais e o caráter da revolução?

10 Sep 2009 | Próxima sessão 11/09 (sex) às 18h na sala 429 – IFCS | UFRJ

GRUPO DE ESTUDOS

Marxismo na América Latina

04 Sep 2009 | Toda sexta-feira às 18h IFCS | UFRJ Qual caráter deveria ter a revolução em nosso continente – seria ela burguesa e teria como sujeito a própria burguesia? Sob a tutela da burguesia conseguiriam os povos latino-americanos resolver suas questões da terra e da libertação do jugo (...)

LEIA O

20 Aug 2009 | Como uma iniciativa de jovens estudantes marxistas que protagonizaram a luta no conjunto das universidades estaduais paulistas, este boletim vem contribuir com um marxismo que fuja da adaptação à esterilidade acadêmica, que combata os preconceitos de uma esquerda "cult" e (...)

IDEOLOGIA

Trotsky e a Quarta Internacional

11 Aug 2009 | O importante escritor Victor Serge afirmava que a própria idéia de uma nova internacional de trabalhadores era ainda prematura; via que o fracasso da Segunda e da Terceira Internacional era mais fruto da impossibilidade orgânica da classe operária de se libertar das amarras da (...)

Acerca da Semana de Ciências Sociais da USP

“Que (crítica à) democracia é essa?”

16 Jun 2009 | Entre os dias 11 e 15 de maio passado ocorreu a Semana de Ciência Sociais da USP, organizada pelo CEUPES (Centro Acadêmico de C.S.) com o tema “Que democracia é essa?”. A Semana, que contou com a suspensão das aulas e uma significativa participação dos estudantes, consistiu numa (...)

DEBATE

Seminário discute atualidade do Programa de Transição frente à crise

26 Apr 2009 | Entre os dias 19, 20 e 21 de abril, mais de trinta companheiros entre dirigentes e quadros da LER-QI reuniram-se na sede do SINTUSP para debater em profundidade o significado do Programa de Transição, escrito por Leon Trotsky em 1938, e sua renovada atualidade diante da crise (...)

DEBATE

O pensamento de Caio Prado Júnior

26 Apr 2009 | No dia 31 de março foi realizado o debate O PENSAMENTO DE CAIO PRADO JÚNIOR, como atividade de lançamento da revista Iskra na Universidade de São Paulo. O debate contou com a presença dos professores da USP Lincoln Secco, Bernardo Ricupero e Rodrigo Ricupero, além de Daniel A. (...)

Atividade de lançamento da Revista ISKRA

Debate na USP com Lincoln Secco, Bernardo Ricupero, Rodrigo Ricupero e Daniel Alfonso: O pensamento de Caio Prado Júnior

13 Apr 2009 | No dia 31 de março foi realizado o debate O PENSAMENTO DE CAIO PRADO JÚNIOR, como atividade de lançamento da revista Iskra na Universidade de São Paulo

LANÇAMENTO DA REVISTA ISKRA NA UNESP DE MARÍLIA

DEBATE: LUKÁCS E O STALINISMO

28 Mar 2009 | No dia 24 de março, na UNESP – Marília, ocorreu o debate “Lukács e o stalinismo”, como parte dos eventos de lançamento da revista Iskra nº 1. O debate reuniu o camarada Edison Salles (LER-QI) e Antônio Carlos Mazzeo, docente do câmpus e da direção do PCB. Discutindo o legado de (...)

GRANDE ATIVIDADE DAS EDIÇÕES ISKRA E DO GRUPO PÃO E ROSAS

Mais de 150 pessoas no lançamento do livro “Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história” na PUC-SP

25 Mar 2009 | Na última quinta-feira, dia 19, mais de 150 estudantes e trabalhadoras (es) participaram da atividade de lançamento da edição brasileira do livro “Lutadoras. Histórias de mulheres que fizeram história”, segunda publicação da Coleção Mulher das Edições (...)

LANÇAMENTO DA REVISTA ISKRA NA USP DIA 31/03

Debate sobre o pensamento de Caio Prado Júnior com Lincoln Secco, Rodrigo Ricupero, Bernardo Ricupero e Daniel Alfonso

24 Mar 2009 | Dia 31 de março, terça-feira, às 18h no Anfiteatro da Geografia. Lançamento da Revista Iskra de teoria e política marxista, órgão teórico da Liga Estratégia Revolucionária – Quarta Internacional.

Mais publicações: