Quinta 28 de Março de 2024

Movimento Operário

200 ESTUDANTES NA FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

Grande apresentação das teses "A classe operária na luta contra a Ditadura [1964-1980]" no ABC Paulista

19 Sep 2008   |   comentários

A segunda quinzena de agosto foi preenchida por duas importantes atividades no ABC com o lançamento do Caderno Estratégia Internacional Brasil: A luta da classe operária contra a ditadura, nova publicação de Edições Iskra.

No dia 22 foi realizado na livraria Alpharrabio em Santo André um coquetel de pré lançamento do caderno de teses elaborado pela Liga Estratégia Revolucionária no marco de um esforço coletivo com o objetivo de conhecer profundamente a história da classe operária em nosso país e extrair as lições fundamentais dos processos da luta de classes.

A mesa da atividade foi composta por Maíra Viscaya, Edison Salles e Mara Onijá, todos dirigentes da LER-QI. No coquetel estiveram presentes algumas personalidades da região, como Ricardo Alvarez, do PSOL, candidato a prefeito de Santo André pela Frente de Esquerda.

Maíra Viscaya abriu a atividade apresentando a editora Iskra e suas publicações, apresentando também alguns projetos políticos que a LER-QI está impulsionando no ABC como a Pesquisa Operária. Edison Salles fez uma breve exposição sobre a publicação, ressaltando a importância do seu conteúdo e das suas conclusões para a compreensão da história nacional e do balanço da esquerda naquele período crucial. Ressaltou, em particular o significado dessas teses para a classe trabalhadora do ABC.

Mara Onijá encerrou a atividade recuperando alguns momentos importantes da atividade da organização em âmbito regional, e enfatizou a importância de desenvolver a discussão marxista sobre a questão negra e a necessidade da organização revolucionária do povo negro e da classe trabalhadora.

No dia 28 foi a vez de lançar o Caderno de Teses na Fundação Santo André com a presença de mais de 200 pessoas. A mesa foi composta pelo Professor Doutor Antonio Rago Filho e Val Lisboa, que participou ativamente da luta contra a ditadura no fim dos anos 70, foi fundador do PT e hoje é dirigente da LER-QI.

Rago fez uma explanação sobre o período que antecedeu aos anos de asecenso, mostrando o que era a ditadura no Brasil e como a classe operária começou a se organizar em lutas por melhores condições de emprego, que nos anos de chumbo eram lutas que entravam em choque direto com o regime militar.

Val Lisboa mostrou que em 1978 existiam elementos pré revolucionários na luta operária. Colocou o conteúdo expresso nessa publicação buscando aprofundar essencialmente na organização e atuação dos trabalhadores na luta contra a ditadura e a formação do PT. Val mostrou, em sua intervenção o papel nefasto que cumpriu desde o início a burocracia petista, que se apoiou no sentimento mais avançado da classe operária atuando como freio direto para o avanço da luta dos trabalhadores, dirigindo a luta para colocar a ditadura abaixo para o desvio na esperança da democracia burguesa.

O lançamento do Caderno Estratégia Internacional Brasil no ABC tem uma grande importância por ter sido essa região palco das grandes greves dos anos 70 e 80. Além disso, foi no ABC também que começou a se gestar o embrião do que mais tarde veio a ser o PT. Para nós, é de grande importância que ambas atividades contaram com trabalhadores que viveram essa experiência, mas também por muitos jovens, filhos do último ascenso. Desmistificar a história propagada pelo petismo é um dos objetivos do nosso estudo, na perspectiva de construir uma corrente classista e revolucionária, rompendo até o final com o corporativismo e combatendo todas as políticas de conciliação de classes.

Artigos relacionados: Movimento Operário , Teoria









  • Não há comentários para este artigo