Quarta 8 de Maio de 2024

Teoria

GRUPO DE ESTUDOS: MARXISMO NA AMÉRICA LATINA

Como se desenvolveu o capitalismo na América Latina, as classes sociais e o caráter da revolução?

10 Sep 2009   |   comentários

Próxima sessão

11/09 (sex) às 18h

na sala 429 ’ IFCS | UFRJ

Iniciamos o grupo de estudos Marxismo na América Latina marcando a importância em retomar alguns elementos do marxismo na América Latina não só para pensar nosso continente mas, como fizeram as gerações dos 20 e 30, para transformá-lo radicalmente. Retomamos alguns elementos sobre a discussão de qual o caráter, qual o sujeito da revolução em nosso continente, que é uma discussão que o marxismo russo já havia se enfrentando desde o final do século XIX, e mesmo tendo sido resolvida na revolução russa quando Lênin e Trotsky convergiram na mesma concepção, voltou-se a ser colocada na Revolução Chinesa de 1925-1927 e na própria América Latina. O marxismo na América Latina que tinha começado a se desenvolver sob o impacto da revolução russa também se forjou neste vivo debate internacional e suas inflexões no continente sobre qual seria o caráter da revolução em países como a China, México, Brasil.

Deste ponto marcamos alguns elementos de Mella, Mariátegui, e das poucas conhecidas ligas trotskistas de nosso continente. Retomamos também como Trotsky e as ligas trotskistas em nosso continente travaram uma batalha não só teórica de entender o papel do proletariado na revolução em nosso continente, começando pela luta pela terra e libertação da opressão imperialista, e como também deram passos importantes na prática se enfrentando com a realidade de governos como Cárdenas no México e Vargas no Brasil.

Nas próximas sessões queremos nos aprofundar justamente em como estes marxistas pensaram o desenvolvimento do capitalismo em nosso continente e qual o caráter e o sujeito da revolução.

Textos para o 1º tema (na pasta da xerox do 4º andar do IFCS)

 Liga Comunista Internacionalista do Brasil [1932]: “Projeto de teses sobre a situação nacional”

 Mariátegui [1929]: “Ponto de vista anti-imperialista”

 Trotsky. [1939]: “A indústria nacionalizada e administração operária”

Iniciativa:

LER-QI Liga Estratégia Revolucionária - Quarta Internacional

[email protected]

Apoio:

Edições Iskra

Artigos relacionados: Teoria









  • Não há comentários para este artigo