Sexta 26 de Abril de 2024

Vitória da campanha internacional da juventude pelos trabalhadores da LEAR!

16 Dec 2014 | Jéssica, da Juventude ÀS RUAS saúda a vitória, após 6 meses de luta, dos "indomáveis" trabalhadores e trabalhadoras demitidos da multinacional LEAR, que conseguiram hoje ordem cautelar da justiça pela reincorporação!

Matérias-primas, emergentes: a China será a próxima a cair?

16 Dec 2014 | Em março, nos perguntávamos se estava se abrindo uma nova fase da crise mundial. Na semana passada houve uma aceleração da tendência à queda das matérias-primas, acompanhado por um importante enfraquecimento das divisas, o que aconteceu não somente com o rublo russo e em países como (...)

Grande vitória dos indomáveis de Lear

16 Dec 2014 | Há instantes na Sala 10 da Câmara do Trabalho, se aceitou os recursos apresentados pelo advogado Edgardo Moyano do Centro de Profissionais pelos Direitos Humanos (CeProDH) e que foi aprovada por dois amicus curae, um deles apresentado pelo Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez (...)

Trabalhadores e jovens em ato contra o desaparecimento dos 43 estudantes mexicanos

16 Dec 2014 | Os jovens e trabalhadores cortaram a Av. Paulista e com as fotos dos estudantes desaparecidos nas mãos, contaram até 43 e exigiram “Vivos os levaram, vivos os queremos!”.

As vidas dos negros importam: noite histórica em Nova Iorque

15 Dec 2014 | No sábado milhares tomaram as ruas em Nova Iorque exigindo justiça aos negros vítimas da brutalidade da polícia. O Washington Post fala em 25mil presentes, enquanto isto os organizadores da manifestação falam em 50mil. Estes milhares foram acompanhados por outros milhares em (...)

A propósito do escândalo dos interrogatórios psicológicos da CIA

12 Dec 2014 | Ainda que o escândalo estourasse agora, a cumplicidade da American Psychological Association (APA) com a CIA e outras agências de segurança nacional se conhece há anos. Em 2005, a entidade encomendou a um grupo especial fazer um informe sobre Ética Psicológica e Segurança (...)

A trajetória infernal da imigração

11 Dec 2014 | As imagens chocantes de 7 mulheres grávidas, imigrantes da África subsaariana, sendo resgatadas junto a outras 21 pessoas num pequeno barco artesanal próximo à Andaluzia, no Estado Espanhol, dão um panorama da questão migratória no mundo atravessado pela profunda crise (...)

O poeta operário da Foxconn e a voz de uma geração

10 Dec 2014 | Recentemente vieram à tona os poemas de Xu Lizhi, um jovem operário chinês que trabalhava na fábrica onde são montados produtos da Apple, tristemente famosa pelos suicídios de seus operários.

Para uma Europa dos extremos? Quando o impensável se torna possível

10 Dec 2014 | A Europa está submersa em um estancamento persistente com deflação. Os temores de uma terceira recessão crescem, depois de um período com crescimento zero e ante a perda de impulso da economia alemã.

Continuam as manifestações nos EUA: nossa cobertura dos atos de Providence e Filadélfia

09 Dec 2014 | A insatisfação vai tomando as ruas e com sua força vai se expressando através dos mais diferentes atores

"O estratégico para quebrar o poder dos capitalistas é construir uma grande força militante"

08 Dec 2014 | Leon Trotski afirmou que "A hora do desaparecimento dos programas nacionais soou definitivamente em 4 de agosto de 1914", com o início da Primeira Guerra Mundial. Colocava que "O partido revolucionário do proletariado não pode se basear senão que em um programa internacional que (...)

Com o estádio repleto, o PTS fechou um ano com mais força militante

08 Dec 2014 | O estádio Malvinas do Argentinos Juniors estava repleto, às 18 horas, quando milhares de cartazes foram levantados dos assentos. O grito foi um só: "vivos os levaram/vivos os queremos". Eram os rostos dos normalistas mexicanos, assassinados e desaparecidos. Depois veio a (...)

Qual o lugar da luta de classes em meio a queda dos preços do petróleo?

06 Dec 2014 | Os grandes jornais e noticiários financeiros internacionais vêm se debruçando sobre o tema da queda do preço do petróleo e seu impacto sobre a economia mundial. Para a maioria dos especialistas as conseqüências não atravessam os limiares da política econômica e da produção interna (...)

Um inverno egípcio

05 Dec 2014 | Ao contrário de mais liberdade de organização política do povo e dos trabalhadores, o que existe é uma perseguição implacável da casta política atual contra todos os setores que possam se opor ao atual governo, e não apenas contra a Irmandade Muçulmana, como querem fazer (...)

Podemos, Izquierda Unida e a utopia de reformar o capitalismo

04 Dec 2014 | Após meses de indefinição, há duas semanas Pablo Iglesias apresentou seu programa econômico em um documento redatado pelos economistas Vicenç Navarro e Juan Torres, com o qual pretende disputar a presidência nas eleições gerais de 2015. As propostas não tardaram em receber os ataques (...)

México: avançam na criminalização do protesto social

04 Dec 2014 | Os legisladores do Partido Revolucionário Institucional (PRI), Partido Ação Nacional (PAN) e Partido Verde Ecologista do México (PVEM) incluíram na ordem do dia da segunda-feira na Câmara dos Deputados um ditame de reforma constitucional que define o direito à “mobilidade (...)

México: a barbárie capitalista é resultado da maldita recolonização

30 Nov 2014 | A militarização da luta contra o narcotráfico desde os governos do PRI dos anos 1970 – quando se realizaram as queimadas das colheitas no marco da “Operação Condor” – respondeu aos ditames de Washington, que colocou o tráfico de drogas como um de seus grandes “inimigos públicos”. Com (...)

20N mexicano: um ponto de inflexão para o governo

30 Nov 2014 | O massivo grito de "Fora Peña Nieto!" que ecoou nas ruas e praças do país fazem perceber a magnitude da crise que enfrenta o governo; fazia lembrar o "Fora Collor!" no Brasil, em 1992, e "Fora todos!" na Argentina, em (...)

A “adesão papal” de Pablo Iglesias

28 Nov 2014 | O Papa Francisco falou antes dos eurodeputados sobre a crise econômica e defendendo recuperar os “valores” da Europa, com palavras sobre os direitos humanos e a favor dos imigrantes. Também defendeu a relação “histórica” entre o cristianismo e a Europa, onde se cometeram “alguns (...)

Manifestações em todo os Estados Unidos pedem justiça para Mike Brown

27 Nov 2014 | O periódico Washington Post é ilustrativo ao publicar a seguinte estatística: “os advogados nos Estados Unidos tiveram 162.000 casos federais no ano de 2010. Os grão-jurados rechaçaram a acusação em 11 desses 162.000 casos”. Darren Wilson não foi processado porque é um oficial branco (...)

Nova onda de resistência dos estudantes da Califórnia

27 Nov 2014 | Uma dura série de incrementos no valor das mensalidades propostas pela Universidade da Califórnia incendiou o ressurgimento de um massivo e radicalizado movimento estudantil na Califórnia. O aumento no valor das faturas universitárias foi proposta pelo reitorado do sistema das (...)

Podemos, Gramsci e o populismo

27 Nov 2014 | Um começo que é toda uma confissão de parte: em um gesto muito pouco “populista” e bastante “liberal”, a referência colocada por Iglesias e depois bendita por Errejón é a política do PC italiano depois da Segunda Guerra Mundial. Para os referentes de PODEMOS, que consideram superada a (...)

Michael Brown

Mão pra cima, não disparem!

27 Nov 2014 | O título dessa nota é o grito que sacudiu as ruas dos Estados Unidos, desde Ferguson (Missouri) até Nova York, Chicago, Los Angeles, Whashington DC, Okland e outras grandes cidades do país.

Questões relevantes sobre a luta nacional curda

26 Nov 2014 | A questão nacional curda é indubitavelmente um ponto importante a ser debatido. É evidente que se trata de uma causa justa e progressista, que deve ser apoiada. Trata-se de uma questão que hoje se dá em meio à guerra civil síria, mas que é anterior a (...)

Frente à resistência curda em Kobane: uma polêmica com a LIT-PSTU

26 Nov 2014 | Os enfrentamentos com os destacamentos das reacionárias organizações do Estado Islâmico e do Levante (ou Daesh em árabe) na região de Kobane, localizada na fronteira turco-síria, têm recolocado uma série de debates para os (...)

Mais publicações: