Quinta 25 de Abril de 2024

A guerra no Iraque: primeiro balanço

11 May 2003 | Três semanas bastaram para que as potências imperialistas anglo-norte-americanas conseguissem a queda de Bagdá e, junto com ela, o desmoronamento do velho regime ira-quiano, depois de um intenso fogo de guerra nunca antes realizado contra um país do tamanho de Minas (...)

Mobilizações anti-guerra no mundo

Como avançar para derrotar a guerra imperialista?

05 Mar 2003 | O 15 de fevereiro foi uma jornada histórica e inédita. Mais de 10 milhões de manifestantes em cerca de 600 cidades, em todo o mundo, saíram às ruas para dizer não à guerra imperialista contra o Iraque. A contundência da mobilização impactou os governos, mas, sobretudo, o estado de (...)

As mulheres: vítimas dos conflitos bélicos, combatentes contra a guerra

05 Mar 2003 | Este 8 de março não foi igual ao de outros anos. O iminente ataque imperialista contra o Iraque tingiu as mobilizações do Dia Internacional da Mulher com um grande clamor contra a guerra.

Europa

As mobilizações contra a guerra na Grã Bretanha e a crise do governo de Tony Blair

05 Mar 2003 | Em 15 de fevereiro dois milhões de pessoas saíram às ruas de Londres para manifestar-se contra a guerra, no que foi uma jornada histórica de protesto, porém não foi só Londres que se viu tomada de plaquetas e consignas com o “NÃO À GUERRA!”, 30 mil manifestantes se fizeram presentes (...)

Uma ruptura no equilíbrio capitalista mundial?

05 Mar 2003 | As contradições na situação internacional, que desde o final do ano pas-sado vinham numa tendência crescente ao acirramento, atingiram um pico de tensão nos últimos dias, frente à iminente ofensiva imperialista norte-americana contra o Iraque. Se na última reunião do CS da ONU, o (...)

Bolívia

Temos que dar o golpe de misericórdia com a mobilização nacional!

05 Mar 2003 | A Bolívia foi abalada até os alicerces pelas jornadas de 12 e 13 de fevereiro. Quando nos primeiros dias do mês o Governo anunciou um “impostazo” que afetava praticamente todos os assalariados e as classes médias, esperava resistência, mas não imaginava que poria todo o país em (...)

Argentina

"Contenção social", farsa eleitoral e movimentos de luta

05 Mar 2003 | A um ano e três meses das jornadas que derrubaram a De la Rúa, o governo de Duhalde tem conseguido atuar como uma força de “contenção” dos amplos movimentos sociais que atravessam o país e impor seu cronograma eleitoral. Apesar disto, não pôde mudar a seu favor as relações de força (...)

ARGENTINA: OS TRABALHADORES E O PODER

Sindicatos e conselhos de empresa: A experiência dos ceramistas de Neuquén

12 Nov 2002 | Em Neuquén os operários de Zanon desenvolveram uma experiência original de autodeterminação: o surgimento de uma nova organização de coordenadores da produção, comissão interna e sindicato.

CONTINUA A AMEAÇA DE DESALOJAMENTO

Os operários de Zanon marcharam na Capital Federal

17 Sep 2001 | Muitos companheiros têm uma expropriação transitória por dois anos, levantam a fábrica, e depois se encontram com o mesmo problema sobre seu futuro. Não queremos que nos obriguem a nos endividar. Não tomamos as fábricas para nos endividar, nos explorar ou ficarmos pior", disse Raúl (...)

Mais publicações: