Quinta 28 de Março de 2024

MÉXICO

Crise política após o massacre Iguala

14 Oct 2014 | O fuzilamento de 22 supostos delinquentes em Tlataya, Estado do México, pelas mãos do exército em junho passado e o massacre de estudantes "normalistas" em Iguala, Guerrero, abriram uma crise institucional no México.

ARGENTINA

As batalhas de nossa esquerda

14 Oct 2014 | Neste fim de ciclo a esquerda é um fator atuante. Nas eleições de 2013, atraiu a vontade de quase um milhão e meio de votos que, sem dúvida, foram a expressão de uma camada de trabalhadores e estudantes à esquerda do kirchnerismo, onde supostamente havia uma (...)

ENTREVISTA

O ebola e os riscos que o povo brasileiro corre

13 Oct 2014 | Gilson Dantas, médico e militante da LER-QI, explica porque o sistema de saúde brasileiro não está preparado para enfrentar uma chegada do vírus ao país.

Frente ao brutal assassinato e desaparecimento dos estudantes normalistas do Ayotzinapa (México)

08 Oct 2014 | Entre a noite de sexta-feira, 26 de setembro, e a madrugada de sábado, 27, estudantes da escola normalista rural “Raúl Isidro Burgos”, no Ayotzinapa, no México, que saiam da cidade de Iguala foram perseguidos e baleados por policiais municipais e membros das organizações (...)

As tensões entre Obama e Erdogan em meio aos protestos contra o governo turco

08 Oct 2014 | Depois de dois meses de bombardeios da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o Estado Islâmico na Síria e no Iraque, a operação idealizada por Washington tropeça em suas próprias contradições

Rumo ao segundo turno

Projeções regionais da disjuntiva brasileira

08 Oct 2014 | A menos de 20 dias da disputa pelo segundo turno, é previsível que a última parte da corrida eleitoral vai ser dura. Dado o peso econômico e a importância política do Brasil, a briga entre Dilma Rousseff e Aécio Neves pela presidência vai aumentar o interesse externo por uma (...)

Entrevista com Christian Castillo sobre a Frente de Esquerda e dos Trabalhadores da Argentina

06 Oct 2014 | Republicamos, por ocasião das eleições brasileiras, excertos deste debate de como a esquerda revolucionária deve atuar no parlamento com as melhores tradições da classe trabalhadora mundial.

Parlamento turco permite Exército cruzar a fronteira com a Síria

06 Oct 2014 | O Parlamento turco aprovou dar “permissão a seu Exército para combater grupos terroristas” nos territórios da Síria e do Iraque. Isto implica também que outras potências estrangeiras poderão utilizar bases militares turcas na luta contra o Estado (...)

Erro de execução squelettes/cuadro_multimedia_individual.html

Assista cobertura especial das eleições brasileiras para o "LaIzquierdaDiario"

05 Oct 2014 | Diário digital argentino faz análises das eleições brasileiras sob o ponto de vista dos trabalhadores, com a colaboração especial de correspondentes do site Palavra Operária.

La Izquierda Diario e o combate leninista

30 Sep 2014 | Nosso objetivo não é fazer um “portal” de esquerda mais, senão um verdadeiro diário de informação e opinião, com a perspectiva e o ponto de vista da esquerda, sobre os mais variados temas (política, economia, mundo operário, gênero&sexualidades, juventude, cultura, esportes, ideias (...)

A “desunião coordenada” de Obama e os equívocos estratégicos em tempos de declínio hegemônico

30 Sep 2014 | Em meio à acentuação da crise de refugiados curdos na fronteira da Síria com a Turquia, e as crescentes evidências de que sem a intervenção militar com destacamento de tropas terrestres, os bombardeios aéreos contra o Estado Islâmico na Síria acabam por ajudar o regime de Bashar (...)

Uma “nova Tiannamen” em Hong Kong?

30 Sep 2014 | Hong Kong está sendo sacudida por protestos, que já estão sendo comparados com as manifestações de Tiannamen em 1989. Já contam três meses desde que uma ampla mobilização estudantil se organizou, e há diversas semanas ocupou a praça em frente à sede do governo local. A sua principal (...)

De volta à “Guerra ao Terror”

24 Sep 2014 | Estamos nesse momento diante de uma tentativa de repetição de um fato histórico, que já na primeira vez irrompeu como farsa. E agora “renasce”, portanto, duplamente farsesco, ainda que com outra roupagem. Trata-se dos novos bombardeios protagonizados pelo imperialismo (...)

Podemos: ser ou não ser de ‘esquerdas’

24 Sep 2014 | Há poucos dias ocorreu em Londres uma apresentação de Podemos. Nela estiveram, entre outros, o cineasta Ken Loach, o escritor Owen Jones, a eurodeputada de Podemos Tania González e Iñigo Errejón. O evento, que durou cerca de cinco horas, teve um momento destacado no final da (...)

Escócia: o dia depois do Referendo

23 Sep 2014 | Apesar de que o “Não” ganhou com una margem de 10%, o futuro do Reino Unido não está livre de tormentas. O resultado do referendo que deixou muitos políticos em claro durante toda a noite, foi uma notícia tranquilizadora para o primeiro-ministro, David Cameron, cuja continuidade no (...)

MENDOZA – ARGENTINA

Lei da FIT: salário mínimo a $ 9 mil pesos

22 Sep 2014 | Após os anúncios da presidente da Nação, a Frente de Izquierda y de los Trabajadores (FIT) – composta pelo PTS, PO e Izquierda Socialista – apresentou na Assembleia Legislativa de Mendoza um projeto de lei que estabelece aumento de emergência de $ 3 mil pesos (aproximadamente R$ (...)

GUERRA DO IRAQUE

Obama: um presidente débil para tempos turbulentos

22 Sep 2014 | Obama acaba de dar um passo decisivo para a intervenção na guerra civil na Síria, um complexo quebra-cabeças tecido por rivalidades e alianças regionais, para o qual nenhum analista sério prevê uma resolução rápida. Provavelmente, esta decisão comprometerá não somente o que resta da (...)

Donnelley: Conquistaram a aprovação da cooperativa MadyGraf

19 Sep 2014 | Os trabalhadores de Donnelley que estão gerindo a fábrica conseguiram, graças à luta, a aprovação da cooperativa MadyGraf pelo INAES.

Uma ordem mundial em disputa na Ucrânia

17 Sep 2014 | Como resposta à crescente implicação militar russa no conflito ucraniano, a Aliança do Atlântico (OTAN) se prepara para acelerar seus planos de criar uma força de reação rápida, com equipamentos leves e composta por “vários milhares” de soldados, capazes de serem destacados em pouco (...)

Os bombardeios no Iraque e as incertezas da nova guerra dos EUA

17 Sep 2014 | Nesta segunda-feira (15/9) realizou-se em Paris a reunião de países para orquestrar a coalizão de ataque contra o grupo jihadista sunita Estado Islâmico (EI) no Iraque. Trinta países participantes da “Conferência Internacional sobre a Paz e a Segurança no Iraque” se comprometeram a (...)

Onde está o NPA?

17 Sep 2014 | O texto abaixo, retoma na forma de um resumo da introdução e conclusão de Daniela Cobet para a CCR em meio ao debate organizado pelo Comitê Executivo do NPA quando de sua universidade de verão de 2014 (acampamento de (...)

Nasce La Izquierda Diario, primeiro diário digital da esquerda argentina e latino-americana

16 Sep 2014 | No dia 16 de setembro será publicado La Izquierda Diario, o primeiro diário digital da esquerda argentina e latino-americana, que informará sobre a política, a economia, a cultura, a arte, os esportes, a ciência e a vida cotidiana, e também sobre a realidade da classe trabalhadora (...)

Argentina

Donnelley: pela expropriação e estatização sob controle operário

07 Sep 2014 | Depois da ocupação, segue a luta dos trabalhadores da gráfica Donnelley, na Argentina, pela estatização sob controle operário.

Debate com o PSTU (Brasil e Argentina) sobre Zanon

13 anos de uma fábrica militante, produzindo sob controle operário

05 Sep 2014 | O PSTU publicou um artigo na página de seu grupo irmão argentino, também chamado PSTU, sobre a experiência de Zanon, fábrica argentina ocupada e que produz sob controle operário desde 2001. Segue a nossa resposta.

Qual a estratégia para a libertação nacional da Palestina?

29 Aug 2014 | Estamos diante da ruptura da frágil trégua e da continuidade dos bombardeios sionistas a Faixa de Gaza. A trégua que durou dez dias, pactuada pelo governo egípcio de Abdel Fatah-al Sissi, com o colaboracionista Al Fatah, chegou ao fim devido à política de Benjamin Netanyahu que (...)

Mais publicações: