Sábado 20 de Abril de 2024

Ferguson: "não é um momento, é um movimento"

26 Nov 2014 | A decisão de não apresentar acusações contra o policial Darren Wilson, que assassinou o jovem afroamericano Michael Brown em agosto passado, incendiou a ira dos manifestantes em Ferguson mas também se estendeu como uma onda de repúdio por todo o (...)

Caso Michael Brown, o dia depois

26 Nov 2014 | Na noite em que se ditou o veredito da causa Michael Brown e o oficial Darren Wilson ficou absolvido, milhares saíram às ruas em Ferguson enfrentando a brutal repressão.

A crise econômica mundial se transforma em crise geopolítica

24 Nov 2014 | Nos últimos meses se multiplicaram os rangidos e tremores na desgastada ordem do pós-guerra. A tendência à coordenação das principais potências imperialistas, que primou nos momentos catastróficos de 2008/2009 ("momento Lehman"), está ficando para (...)

No México, marcharam milhares de trabalhadores pelos 43 estudantes desaprecidos

24 Nov 2014 | Na Jornada Global em Solidariedade com Ayotzinapa, que se realizou neste 20 de novembro, sindicatos da União Nacional dos Trabalhadores (UNT) pararam os trabalhos e se somaram às mobilizações no centro da Cidade do (...)

20N: Massiva mobilização por Ayotzinapa

21 Nov 2014 | No marco do novo escândalo da luxuosa “casa branca” de Angélica Rivera, a primeira dama, sem novidade na busca pelos estudantes normalistas, a crise do governo de Peña Nieto se aprofunda.

México: o movimento nas ruas e a luta contra Peña Nieto

21 Nov 2014 | Todo o reacionário do estado capitalista se concentra no acionar mancomunado das instituições estatais, os paramilitares e os narcotraficantes, que atuam como verdadeiras tropas de choque contra os ativistas sociais.

Impunidade e militarização em Ferguson a serviço do racismo

19 Nov 2014 | Na segunda-feira 17 de novembro o governador democrata do Missouri Jay Nixon decretou Estado de Emergência no estado. Trata-se de uma tentativa de esvaziar preventivamente as manifestações no julgamento por júri popular da ação contra o policial Darren Wilson, que atirou em (...)

Greve dos metalúrgicos do Centro-Norte e manifestações em toda a Itália

19 Nov 2014 | Na jornada de luta convergiram na “greve social” lançada pelos sindicatos de base e pelos movimentos sociais e a greve geral da FIOM (categoria dos metalúrgicos da CGIL), convocada no Centro-Norte da Itália.

Repressão e enfrentamentos em Atenas no 41º aniversário da revolta que acabou com a ditadura

19 Nov 2014 | O centro de Atenas foi nesta segunda cenário de violentos enfrentamentos entre manifestantes e polícia, ao fim de uma manifestação em que dezenas de milhares de gregos comemoravam o quadragésimo primeiro aniversário da revolta estudantil que determinou o final da ditadura dos (...)

Geopolítica da crise mundial

18 Nov 2014 | A crise atual ainda não tem dado lugar a uma grande transformação geopolítica como em 1929. Segundo Isaac Johsua, a de 1929 foi "uma crise da emergência americana" (enquanto ocorria a emergência da Alemanha no Velho Continente). Efetivamente, o avanço norte-americano havia sido (...)

Novo assalto massivo de imigrantes na fronteira de Melilla

18 Nov 2014 | Durante a madrugada de segunda-feira se produziram outras tentativas de “saltar a vala”, quando 400 africanos subsaarianos trataram de cruzar a fronteira de Melilla, no Estado Espanhol.

Acordos táticos, rivalidades estratégicas

17 Nov 2014 | Para esta reunião, a primeira de projeção internacional sob a presidência de Xi Jinping, o governo chinês preparou cuidadosamente o cenário: suspendeu as aulas, fechou centenas de fábricas, deu férias aos trabalhadores e inundou as ruas com 30.000 policiais e 800.000 voluntários (...)

Os ataques do Governo alemão à greve dos maquinistas

14 Nov 2014 | Na Alemanha, centro imperialista visto por muitos como o “vencedor” da crise, acontecem poucas greves que tenham se tornado um verdadeiro assunto de Estado. As direções burocráticas dos sindicatos fazem todo o necessário para que as lutas operárias não fiquem fora de (...)

O fim da “Obamania”

06 Nov 2014 |

A luta pelo aumento salarial se liga às eleições norte-americanas

05 Nov 2014 | Junto com as eleições de meio termo, que ocorrerão nesta quarta-feira, dia 4 de novembro nos Estados Unidos, alguns estados incluirão iniciativas para votar um aumento do salário mínimo. É a expressão institucional de uma campanha impulsionada pelos trabalhadores que vem ganhando (...)

Pablo Iglesias e a impossibilidade de superar o capitalismo “sozinhos”

05 Nov 2014 | Nas últimas semanas, a moderação do discurso do líder do Podemos, Pablo Iglesias, tem sido diretamente proporcional ao aumento da intenção de voto nas pesquisas. Uma entrevista realizada no Equador pelo apresentador Jordi Évole, do programa espanhol Salvados, foi o cenário (...)

Uma interpretação marxista do estancamento secular

05 Nov 2014 | Em um artigo recente publicado no jornal britânico Financial Times, o economista Gavyn Davies, ressalta que nos anos posteriores à Grande Recessão de 2008/9, as previsões de crescimento econômico mundial, demostraram ser, de forma recorrente, demasiado elevadas. Esta (...)

ESTADO ESPANHOL

"Podemos" e o direito à autodeterminação: entre as tangentes e a negação

04 Nov 2014 | O partido "Podemos", Pablo Iglesias, vem gerando grande debate na esquerda mundial por seu acenso eleitoral. Leia o debate sobre as posições deste partido em relação ao crucial problema das nacionalidades oprimidas no Estado (...)

Greve dos trabalhadores da Amazon na Alemanha

02 Nov 2014 | Durante toda essa semana 2.000 trabalhadores da multinacional Amazon na Alemanha estão em greve. A Amazon é a maior empresa de comércio pela internet nos EUA, na Alemanha e em outros países. Tem nove grandes armazéns com 9.000 trabalhadores de ponta a ponta do país, e cinco estão (...)

Repressão em Lear na Argentina

Nicolás del Caño denunciou a Polícia Nacional e a Justiça

28 Oct 2014 | Na manhã do dia 27 de outubro o deputado nacional Nicolás del Caño (PTS/FIT) junto aos advogados Myriam Bregman e Matías Aufieri denunciaram a Polícia Nacional Argentina e seu responsável Sergio Berni pelos graves atos repressivos da semana anterior, quando essa força desalojou os (...)

Mobilização massiva no México

23 Oct 2014 | Mais de 100 mil saíram às ruas no México no Dia de Ação Global para Ayotzinapa, estremecendo o país a partir das bases, exigindo a aparição dos 43 normalistas desaparecidos.

Rádio CBN entrevista Simone Ishibashi no consulado do México sobre desaparição dos 43 estudantes

22 Oct 2014 | No dia 22 de outubro ocorreu uma jornada internacional de manifestações, contra o desaparecimento dos estudantes de Guerrero, no México. A principal exigência das mobilizações internacionais é que os 43 estudantes normalistas da escola rural de Ayotzinapa, desaparecidos desde o dia (...)

Resistência curda na Síria altera a postura dos EUA

22 Oct 2014 | A alteração na postura da Turquia e dos EUA, pela primeira vez entregando armas aos milicianos curdos, responde aos temores de que esta guerra reacionária desate forças desestabilizadoras muito além da guerra civil síria no Oriente (...)

MÉXICO

Guerrero é um barril de pólvora com uma forte energia explosiva

20 Oct 2014 | Há 20 dias do massacre de normalistas de Ayotzinapa e desaparecimento de 43 desse jovens, a indignação popular cresce no país, assim como o desprestígio do Presidente Enrique Peña Nieto que há apenas alguns meses era elogiado pela revista Times e pelos organismos financeiros (...)

Crise Global: Por que esta vez pode ser pior?

20 Oct 2014 | Os Fantasmas de outro outubro negro sobrevoam as bolsas mundiais. Mês fatídico para os especuladores e investidores, prelúdio outonal de um largo inverno de crise. Não mais óculos cor de rosa. A atmosfera começa a parecer perigosamente a do pré-crash do verão boreal de (...)

Mais publicações: