Sexta 29 de Março de 2024

Como era o jornal Charlie Hebdo?

11 Jan 2015 | Charlie Hebdo ainda era um jornal verdadeiramente satírico, pós-68, radicalmente irreverente ? Ou foi um jornal que foi mudando com os anos?

FRANÇA

Cem mil marcharam na França

10 Jan 2015 | Na noite da última quarta-feira , 7 de janeiro, mais de 100 mil pessoas invadiram espontaneamente as praças de dezenas de grandes cidades da França. Era a expressão concreta da comoção provocada pelo assassinato de 12 (...)

Um governo Syriza é uma ameaça ao imperialismo alemão?

10 Jan 2015 | Junto à queda vertiginosa das ações gregas nas principais Bolsas de Valores, tanto o governo de Samarás quanto a União Européia reiniciaram a campanha de um cenário catastrófico de “caos” e “descontrole” para a população e o país se o Syriza chega a ser governo em (...)

ATENTADO NA FRANÇA

Um flashback senil da "frente republicana" imperialista francesa

09 Jan 2015 | A brutalidade do atentado ao semanário Charlie Hebdo está revivendo pela primeira vez em anos a "frente republicana" que estava praticamente morta e enterrada como consequência da crise do bipartidarismo francês dos últimos anos. Um flashback da "frente republicana" imperialista (...)

MOBILIZAÇÕES NA FRANÇA’

#CharlieHebdo: manifestações massivas em Paris e capitais europeias repudiam o atentado

08 Jan 2015 | Milhares de pessoas se concentraram em Paris e em outras capitais europeias para repudiar o assassinato dos jornalistas do Hebdo. Foto: Twitter @Fanetin

NOSSA CONDENAÇÃO AO ATENTADO EM PARIS

Contra a loucura reacionária e obscurantista, contra a união sagrada e islamofóbica

07 Jan 2015 | Com dor e assombro tomamos conhecimento do atentado ocorrido esta manhã contra a redação do Charlie Hebdo, reconhecido semanário humorístico progressista.

Comunicado do Novo Partido Anticapitalista (NPA) da França

Uma loucura selvagem e reacionária

07 Jan 2015 | O NPA se solidariza com os familiares e amigos das vítimas, com os jornalistas e os trabalhadores do jornal Charlie Hebdo. Porém, não participamos de nenhuma união nacional com os aprendizes de feiticeiro que jogam com o racismo, que estimulam o ódio contra os muçulmanos e os (...)

ÚLTIMO MOMENTO

Doze mortos em tiroteio contra o jornal de humor “Charlie Hebdo” em Paris

07 Jan 2015 | A sede do jornal humorístico francês “Charlie Hebdo” em Paris, que havia recebido ameaças por publicar caricaturas de Maomé, sofreu atentado a tiros que causou 12 vítimas fatais até o momento, como informa a EFE. “France Info” relata que o tiroteio provocou a morte de doze pessoas e (...)

ISLAMOFOBIA NA ALEMANHA

Marchas islamofóbicas e contramanifestações na Alemanha

06 Jan 2015 | Na segunda-feira, 5, a Alemanha viveu uma intensa jornada de manifestações díspares. Enquanto o movimento “Patriotas Europeus contra a islamização do Ocidente” (Pegida) marchava novamente pelas ruas de Dresden, se organizavam contramanifestações em todo o país contra a (...)

O giro à direita em Nova Iorque é um tiro que saiu pela culatra?

30 Dec 2014 | No dia 29 de dezembro o conselho editorial do New York Times publicou um editorial que se chamava “Desperdiçado o respeito à polícia nos ataques feitos a De Blasio". Esta crítica pública do mais importante jornal burguês norte-americano ocorre em momento de crescente polarização (...)

Economia de guerra, produção armamentista e a atual crise mundial do capitalismo

28 Dec 2014 | A indústria bélica constitui um setor importante historicamente para a economia americana, sendo os EUA o país que mais investe nesse setor historicamente. Como e por que isso ocorre?

Perry Anderson: “Podemos e Syriza têm posições muito menos radicais que a direita antissistema”

28 Dec 2014 | Esta quinta-feira se apresentou em Madri a edição em castelhano da revista New Left Review. A apresentação se fez no seminário “Invenção da politica, crise do capitalismo e novos sujeitos políticos na Europa”, organizado pela editora Traficantes de (...)

Declaração Política da Fração Trotskista – Quarta Internacional

Diante do restabelecimento de relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos

24 Dec 2014 | Declaração política da Fração Trotskista - Quarta Internacional, frente ao reestabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e EUA.

Uma grande batalha de classe: como os indomáveis da Lear fizeram para triunfar

23 Dec 2014 | Ganharam. Depois de 7 meses os “indomáveis” da Lear, os que lutaram até o final rodeados de um enorme apoio popular, os que enfrentaram a repressão, os que resistiram durante mais de meio ano sem receber seu salário, rechaçando indenizações de centenas de milhares de pesos, foram (...)

ARGENTINA

Grande vitória dos indomáveis da Lear

23 Dec 2014 | Há alguns instantes saiu uma medida da Sala 10 da Câmara do Trabalho ordenando a reincorporação dos demitidos da Lear. É uma grande vitória dos indomáveis, dos que apostam na luta até o final, e de um conflito levado adiante com um enorme apoio popular em todo o país. Também é um (...)

HAITI

Tropas da ONU não são de “paz”, são de repressão!

21 Dec 2014 | Na última semana mais vídeos foram ao ar onde mostra-se mais uma vez como o papel desta missão vergonha que o Brasil faz parte é de atirar nos haitianos, reprimir.

Rússia: a queda do rublo coloca Putin em rota de colisão

20 Dec 2014 | O presidente russo Vladimir Putin defendeu, em sua conferência anual em Moscou, a atuação do Governo e do Banco Central frente às turbulências econômicas que fizeram o rublo despencar, perdendo 25% de seu valor em dois dias (num acumulado de 50% de queda frente ao dólar (...)

Grande greve dos trabalhadores da Amazon na Alemanha

20 Dec 2014 | 2.500 trabalhadores da Amazon, uma empresa de comércio via internet na Alemanha, entraram em greve essa semana. Reivindicam um contrato coletivo, mas a multinacional norte-americana rechaça qualquer negociação.

EUA e Cuba: da emenda Platt ao restabelecimento de relações

20 Dec 2014 | “É um dever meu evitar, através da independência de Cuba, que os Estados Unidos se estendam (…) sobre outras terras de nossa América. Tudo o que fiz até agora e todo o que faça de agora em diante tem essa finalidade (…) Conheço o monstro porque já vivi em suas (...)

O que querem os EUA com a reaproximação de Cuba? Duas estratégias capitalistas em questão

20 Dec 2014 | Nesta quarta feira, uma enxurrada de notícias inundou os jornais mais importantes do mundo com o anúncio de um dia histórico: Se dava, após 53 anos, a reaproximação diplomática, com pinceladas de medidas econômicas, entre EUA e (...)

BASTA DE RACISMO

Em Mauá jovens realizam intervenção por Eric Garner

19 Dec 2014 | Nesta quarta-feira (17), cerca de 25 jovens realizaram em Mauá, no ABC Paulista, uma intervenção com duas faixas onde diziam "Eu não consigo respirar" em referência à Eric Garner, homem negro de 43 anos assassinato pela polícia nos EUA por suspeita vender cigarros de maneira (...)

Após 53 anos, Estados Unidos recomeça relações diplomáticas com Cuba

18 Dec 2014 | Em um discurso nacional, o presidente norte-americano Barack Obama anunciou pessoalmente o fim da política que Washington manteve em relação a Cuba durante os últimos 50 anos, baseada na intenção de desestabilizar o regime castrista por meio do embargo econômico e isolamento (...)

Syriza, “nova” política midiática para uma velha estratégia reformista

16 Dec 2014 | Em alguns dias, o Parlamento grego deve votar a favor ou contra o candidato a presidente proposto pelo primeiro ministro da Grécia, Antoni Samarás. Se em dezembro não consegue reunir suficientes votos a favor, deverá convocar imediatamente eleições gerais, no mais tardar para o (...)

Nicolás Del Caño: A única luta que se perde é a que se abandona

16 Dec 2014 | No marco do tratamento da lei de Parlamentares do Mercosul, o deputado federal do PTS na FIT, Nicolás Del Caño, anunciou no recinto da Câmara dos Deputados a sentença judicial que ordena a imediata reincorporação dos trabalhadores demitidos de (...)

Mais publicações: