Sábado 20 de Abril de 2024

O significado do triunfo eleitoral do Syriza na Grécia

03 Feb 2015 | O triunfo do Syriza, que muitos consideram “histórico”, representa um fato político de primeira ordem na Europa. A esquerda internacional não fica fora dessa influência. No Brasil, o PSOL fez ecoar estas expectativas.

A opção política do Syriza e o debate com a esquerda

03 Feb 2015 | Dentro de setores da esquerda, há uma operação para eximir a opção política do Syriza de responsabilidade. Mesmo os mais entusiastas em disfarçarem o real significado das alianças do Syriza e suas correspondentes iniciativas, agora encontram subitamente “contradições” das quais não (...)

A marcha do Podemos, da praça às urnas

03 Feb 2015 | A marcha da mudança convocada pelo Podemos transbordou as expectativas e encheu as ruas de Madri. Pablo Iglesias e o Podemos conseguiram uma demonstração de forças, com um ato que se transformou no lançamento de sua campanha eleitoral. Da praça às urnas, uma estratégia reformista (...)

Christian Castillo frente a vitória do Syriza nas eleições gregas

02 Feb 2015 | Declaração de Christian Castillo, dirigente nacional do PTS (organização-irmã da LER-QI na Argentina) e deputado estadual da província de Buenos Aires pela Frente de Esquerda e dos Trabalhadores, frente a vitória do Syriza nas eleições (...)

O novo ministro do Interior do governo do Syriza e a “obediência devida” da Polícia

02 Feb 2015 | O novo ministro do Interior grego, Nikos Voutsis, disse nesta quarta que o Governo do Syriza não será “revanchista” com a Polícia, senão que "respeitará" seu trabalho. "A confrontação de vocês com as pessoas nas manifestações criou uma impressão de autoritarismo. Eram ordens políticas (...)

“É um dever da classe operária brasileira apoiar a organização de nossos irmãos haitianos”

02 Feb 2015 | No último domingo dia 01/02, no Auditório da APEOESP, foi lançada a União Social dos Imigrantes Haitianos (USIH) no Brasil. Com o apoio da CSP-Conlutas, mais de 50 imigrantes haitianos, em sua maioria trabalhadores, deram um grande passo de organização na luta pelos seus direitos (...)

Syriza e o acordo com a direita nacionalista: o pragmatismo no poder

29 Jan 2015 | A vitória do Syriza, contra a campanha da Troika e do governo de Samarás-PASOK mostrou a profunda insatisfação de amplos setores da população com os partidos do regime, assim como as grandes expectativas de acabar com os planos de ajuste, o desemprego e a crise social. Isto após 6 (...)

Syriza, o discurso econômico e a nova homofobia

29 Jan 2015 | Quem pensa que o moderado êxito do Syriza (não conseguiu a maioria absoluta apesar da desesperadora situação do país heleno) é uma vitória em si, sofre de uma ingenuidade ou perversidade sem limites. Syriza foi cedendo cada passo que conquistou até acabar compactuando com a extrema (...)

Sobre o aniversário da libertação de Auschwitz

28 Jan 2015 | Em 27 de janeiro se comemora o 65º aniversario da libertação do campo de concentração de Auschwitz-Birkenau pelas tropas do Exército Vermelho, um dos capítulos mais horrorosos da história da humanidade como símbolo do genocídio perpetrado pelos (...)

O povo grego dá a vitória ao Syriza

26 Jan 2015 | O triunfo do Syriza, que muitos consideram “histórico”, representa um fato político de primeira ordem na Europa. Desde 2008, o continente vive uma profunda crise econômica, à qual os governos responderam aplicando duras políticas de austeridade ditadas pela “Troika” (Banco Central (...)

Syriza pactua com os nacionalistas de direita para formar governo na Grécia

26 Jan 2015 | O líder do partido de direita nacionalista, Gregos Independentes (Anel) anunciou nessa segunda-feira que havia concordado em que seu partido apoie com seus votos o Syriza

Syriza ganha as eleições na Grécia e poderia alcançar maioria absoluta, segundo pesquisas de boca de urna

25 Jan 2015 | Na Grécia, seguidores do Syriza celebram os primeiros resultados de boca de urna.Foto: EFE/EPA/MICHAEL KAPPLELER

Quais são e o que defendem os principais partidos que disputam as eleições na Grécia

25 Jan 2015 | Neste domingo, 25 de janeiro, a Grécia viverá suas eleições gerais antecipadas. O Syriza, partido liderado por Alexis Tsipras, lidera as últimas pesquisas, seguido do partido conservador governante, o Nova Democracia.

Frente às eleições de 25 de Janeiro: Com os trabalhadores e o povo grego, contra os capitalistas e a Troika.

22 Jan 2015 | Neste 25 de janeiro se realizarão as eleições parlamentares antecipadas na Grécia, acompanhadas com grande expectativa em toda a Europa. Estas eleições acontecem no marco da profunda crise politica, econômica e social que sacode os alicerces da Grécia há mais de 6 anos, em que o (...)

CUBA

Primeira visita oficial do alto escalão do governo norteamericano a Cuba

21 Jan 2015 | Esta semana acontecerá um novo fato histórico no restabelecimento das relações entre os EUA e Cuba.

BÉLGICA, BERLIM E FRANÇA

Europa: das operações “antiterroristas” à ofensiva repressiva

19 Jan 2015 | Nos últimos dias foram realizadas várias operações “antiterroristas” em países como Bélgica, França, Berlim ou Estado espanhol.

MÉXICO

Massificar a luta contra Peña Nieto e a democracia assassina do PRI-PAN-PRD*

19 Jan 2015 | Depois das ações multitudinária de outubro e novembro de 2014, o movimento realizou novas ações pelo aparecimento com vida dos normalistas.

Os valores reais da “união nacional” e sua funcionalidade ao imperialismo

17 Jan 2015 | A campanha pela “união sagrada”, tingida de racismo e ódio aos imigrantes, desatada pelo governo Hollande depois do atentado (que junto ao ataque antissemita ao supermercado Kosher em Paris causou 17 mortos), adotada por todo o arco político francês, seus meios de comunicação e (...)

A União Européia contra o “terrorismo islâmico”: um novo cárcere dos povos

17 Jan 2015 | Os noticiários mundiais amanheceram nesta última sexta-feira repletos de “operações contra o jihadismo” em diversos países da Europa. Segundo France Info, 12 pessoas foram presas em vários pontos da região de Paris, e 13 “suspeitos de cometer atentado iminente” foram encarcerados na (...)

Europa após o atentado

Governos europeus preparam seu “Patriotic Act” para restringir ainda mais as liberdades democráticas

14 Jan 2015 | Em meio ao clima reacionário após os atentados de Paris que na semana passada causaram 17 mortes, os governos dos principais países da Europa se apressam em tomar medidas para restringir as liberdades democráticas, a livre circulação dentro da “União” e o fluxo migratório. O (...)

ATENTADOS NA FRANÇA

França faz uso de dez mil soldados após atentados em Paris

13 Jan 2015 | A França lançou mão de dez mil soldados no território nacional desde terça-feira, que se somam aos cinco mil policiais adicionais destinados a custodiar locais judaicos, após os dois atentados feitos em Paris, nos quais dezessete pessoas morreram. A Europa discute a implementação (...)

DEPOIS DAS MARCHAS MASSIVAS EM PARIS E TODA A FRANÇA

Um forte balão de oxigênio para Hollande

13 Jan 2015 | A ação presidencial contra os ataques a Charlie Hebdo e o sequestro de reféns em um supermercado judeu, cuja coroação foi a grande marcha republicana com a participação de todos os líderes europeus e outros dignitários, deu um forte impulso para Hollande como nunca desde que assumiu (...)

FRANÇA

Unidade reacionária na marcha de Paris com novos “convidados” que fortalecem a direita

12 Jan 2015 | Sem dúvida, o que motivou a população foi o sentimento de repúdio aos atentados. Mas nada disso interessa de fato aos chefes de Estado dos países imperialistas

Utilizando o clima de terror deixado pelo atentado

Unidade reacionária europeia: Merkel, Cameron, Rajoy e Renzi marcham no domingo em Paris

11 Jan 2015 | Os chefes de Estado da Alemanha (Angela Merkel), Reino Unido (David Cameron), Estado Espanhol (Mariano Rajoy) e Itália (Matteo Renzi) confirmaram sua participação neste domingo na manifestação convocada pelo governo de Hollande com todos os partidos do regime francês após o (...)

Mais publicações: