Sexta 19 de Abril de 2024

Solidariedade à Grécia na França, pela anulação da dívida

20 Feb 2015 | Após uma série de atos e reuniões nas semanas anteriores, no último domingo foram organizadas nas principais cidades da França manifestações de solidariedade com os trabalhadores e o povo grego e em rechaço à chantagem da Troika. A maior aconteceu em Paris e reuniu a aproximadamente (...)

Ações pela anulação da dívida grega na Inglaterra

20 Feb 2015 | Desde a formação do governo do Syriza, vieram-se destacando distintas ações e comícios solidários com o povo grego. Sob as consignas “Cancelamento da dívida!”, “Deixem respirar a Grécia!”, 2000 pessoas se congregaram na famosa Trafalgar Square em Londres neste domingo, 15/2, para (...)

Trégua na Ucrânia desaparece diante de duros combates

19 Feb 2015 | Os rebeldes pró-russos bombardearam nesta terça as tropas do governo empurrando o frágil acordo de paz mais próximo do colapso.

O Estado Islâmico estende suas operações à Líbia

19 Feb 2015 | No último domingo, o agudo aparato de propaganda do Estado Islâmico divulgou mais um vídeo-execução. Desta vez, o cenário não é um deserto no Iraque ou na Síria, mas uma praia. Uma fileira de homens ajoelhados, utilizando um uniforme laranja que lembra os presos de Guantánamo, serão (...)

Mais que nunca, com o povo grego pela anulação da dívida

18 Feb 2015 | A “Troika”, conformada pelo FMI, a UE, e o Banco Central Europeu, aprofunda a chantagem sobre o governo grego para que aceite continuar com o ajuste e utilize os recursos para o pagamento da dívida pública. A solidariedade com os trabalhadores e o povo grego é mais necessária do (...)

Grécia rechaça proposta de ajuste do Eurogrupo

17 Feb 2015 | A reunião dos ministros da Economia e Finanças do Eurogrupo na segunda-feira terminou em desacordo entre a Grécia e o restante dos sócios do euro sobre o futuro da ajuda financeira ao país, depois que a Grécia rechaçou a proposta de continuar com o plano atual de (...)

G7 ameaça quem não respeitar o cessar-fogo na Ucrânia

17 Feb 2015 | Os países membros do G7 mostraram na sexta-feira (13) seu respaldo ao acordo de paz assinado em Minsk para conseguir um cessar-fogo na Ucrânia e ameaçaram com novas sanções a quem não o respeite, segundo um comunicado conjunto revelado pela Presidência (...)

Acordo de Minsk: uma nova pausa em um longo conflito

17 Feb 2015 | O acordo é um alívio para o povo de Donestsk e Lugansk que sofrem cotidianamente o fogo da artilharia do regíme ucraniano. Enquanto a Rússia e os rebeldes pró-Russia avançam um pouco, o cessar-fogo não resolve as principais questões. A diplomacia europeia sai circunstancialmente (...)

Manifestação em Berlim em solidariedade à Grécia

13 Feb 2015 | Na quarta-feira desta semana se manifestaram centenas de pessoas diante da embaixada da União Europeia em Berlim. Ao mesmo tempo em que na Grécia 15000 pessoas se manifestavam na praça Syntagma em Atenas, em Berlim protestaram contra a chantagem da Troika encabeçada pela (...)

Se estende a greve em refinarias dos Estados Unidos

13 Feb 2015 | É a maior greve dos petroleiros norteamericanos em 25 anos. A greve começou à meia-noite de 1º de fevereiro em nove refinarias da Califórnia, Texas, Washington e Kentucky, e neste domingo se uniram fábricas em Indiana e Ohio, chegando a um total de onze refinarias (...)

Ucrânia: anunciado acordo de cessar-fogo após cúpula em Minsk

13 Feb 2015 | O presidente russo, Vladímir Putin, anunciou hoje que foi acordado um cessar-fogo no leste da Ucrânia a partir do dia 15 de fevereiro. A cúpula de Minsk, com a presença de Angela Merkel, François Hollande, Petró Proroshenko e Vladímir Pútin, acordou um plano de paz que foi (...)

Dezenas de milhares voltam às ruas da Grécia

12 Feb 2015 | Como na semana passada, em que o povo grego acudiu aos milhares à praça Syntagma diante do Parlamento em rechaço ao anúncio do Banco Central Europeu de deixar de aceitar os títulos gregos como garantia de financiamento dos bancos desse país, 15.000 gregos se manifestaram contra as (...)

O Syriza poderia acelerar a fase “política” da crise mundial?

12 Feb 2015 | Depois das conversas entre o Executivo grego e o Eurogrupo, a reunião de seis horas não foi capaz de levar as negociações adiante e acabou sem acordo.

Milhares de metalúrgicos em greve na China

12 Feb 2015 | Milhares de trabalhadores metalúrgicos da cidade de Wugang (no centro da China) entraram em greve neste fim de semana por melhores salários. Mais de 10000 trabalhadores de uma das principais produtoras de aço chinês, a estatal Wuyang Steel and Iron Co. na província de Henan, (...)

Ucrânia: acordo de cessar-fogo antes da cúpula de Minsk

11 Feb 2015 | A Ucrânia e os separatistas pró-russos fecharam durante a noite de terça-feira (10) um acordo de cessar-fogo provisório e um mecanismo para sua supervisão no conflito no leste, antes das negociações que acontecerão em Minsk nesta quarta. Na cúpula participarão mandatários da (...)

A crise ucraniana e a possibilidade de deslocamento da Aliança Transatlântica

11 Feb 2015 | A política ucraniana de Merkel está caindo em um fracasso retumbante. Seu alinhamento por trás da política de sanções promovida pelos Estados Unidos na segunda fase deste conflito, depois da duvidosa queda do avião do Malaysia Airlines, está fracassando (...)

III Congresso do NPA: um passo adiante, mas ainda sem orientação ou direção alternativas

10 Feb 2015 | Extraído do jornal da Plataforma 3 do NPA (composta pela Corrente Comunista Revolucionária-CCR, seção francesa da FT, e a agrupação Anticapitalismo e Revolução, ala esquerda do Secretariado Unificado). O III Congresso do NPA confirmou a decisão dos congressos locais de colocar fim à (...)

O governo grego diz que está pronto para aplicar reformas, mas sem ultimato

10 Feb 2015 | O governo grego está pronto para aplicar um grande programa de reformas mas não está disposto a negociar sob a ameaça de “nenhum ultimato”, assegurou hoje seu porta-voz, Gavriil Sakelaridis.

Merkel e Hollande pressionam Putin para fechar acordo de plano de paz na Ucrânia

10 Feb 2015 | A chanceler alemã, Ângela Merkel, e o presidente francês, Francois Hollande, estiveram na sexta-feira (6) em Moscou em uma visita de urgência para negociar com Putin um plano de paz para o conflito na Ucrânia. Os Estados Unidos pressionam por medidas mais duras contra a Rússia e (...)

Pela anulação da dívida e contra os planos de austeridade

10 Feb 2015 | A 25 de janeiro a grande maioria do povo grego votou pelo Syriza, expressando dessa maneira sua vontade de não seguir pagando com desemprego e miséria o “resgate” do capitalismo grego e dos grandes bancos imperialistas, através dos “memorandums” impostos pela tristemente celebra (...)

Grécia: a chantagem do BCE e a necessidade de retomar a mobilização operária e popular

06 Feb 2015 | A decisão do Banco Central Europeu (BCE) de cortar financiamento aos bancos gregos aparece como uma posição de "marcar terreno" na negociação e para obrigar o governo grego a aceitar piores condições. A praça Syntagma em Atenas reuniu ontem milhares de manifestantes ao grito de "não (...)

Milhares de gregos se mobilizam na praça Syntagma contra a decisão do BCE

06 Feb 2015 | A decisão do Banco Central Europeu (BCE) de não aceitar os títulos gregos como garantia em suas operações de refinanciamento e os infrutíferos resultados que conseguiram o primeiro ministro, Alexis Tsipras, e o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, em seu giro europeu, foram os (...)

O giro europeu de Tsipras para renegociar a dívida: os limites do Syriza?

05 Feb 2015 | Em sua primeira semana no Governo, o Syriza tratou de colocar em prática, à sua maneira, a parte do discurso que sustentou seu triunfo eleitoral: o fim da austeridade. As contradições entre as posições do imperialismo e a inflexibilidade da Alemanha deixam em aberto a questão: as (...)

O curso à direita do Syriza para governar com os capitalistas

03 Feb 2015 | A lógica pragmática de que “vale tudo” para chegar ao governo levou o Syriza não só a moderar sua resistência às instituições européias (já que sempre se mostrou favorável a acordos que possibilitassem a permanência da Grécia ao conglomerado imperialista da União Européia), mas também a (...)

Mais publicações: