Sexta 29 de Março de 2024

Teoria

CONTAGEM

Curso sobre a Revolução Russa para Trabalhadores em MG

12 Feb 2015   |   comentários

No último domingo aconteceu em Contagem (MG) o curso sobre a Revolução Russa para trabalhadores. FOTO: Lenin discursa para trabalhadores e soldados, na foto também está Trotski.

No último domingo, 08 de fevereiro, aconteceu também em Contagem (MG) o curso sobre a Revolução Russa para trabalhadores. O curso contou com a presença de trabalhadores e jovens estudantes de Contagem e Belo Horizonte.

O curso teve como bibliografia um texto de apoio, elaborado pela Liga Estratégia Revolucionária especialmente para trabalhadores, além do sensível e profundo texto clássico de Leon Trotski, "O Grande Sonho".

A partir destes textos foram discutidas profundamente todas as principais lições deixadas pela maior revolução que a humanidade já viu. Estas grandes lições são acessíveis e compreensíveis a toda a classe trabalhadora e por isso foram apresentadas com uma linguagem simples e acessível.

Essa foi uma iniciativa da LER-QI MG porque acreditamos que é preciso mostrar para o conjunto de nossa classe que essa obra foi fruto da união de milhões de mulheres e homens trabalhadores. E que a propaganda de que esse grande sonho foi um pesadelo ditatorial na verdade é uma falsificação ideológica feita pela burguesia, interessada em reproduzir na consciência dos trabalhadores a ideia de que a exploração, opressão e violência do nosso cotidiano tem que ser aceita.

Por isso, o curso é uma semente plantada para que as trabalhadoras e as trabalhadores que participaram se formem como uma prova viva - em suas vidas, em seus locais de trabalho e estudo, nos seus bairros, nos seus relacionamentos familiares e pessoais, nos seus momentos de lazer, no campo ou na quadra, nas confraternizações, em suas culturas, e onde mais for, pois o céu é o limite - de que são estes mesmos explorados e humilhados todos os dias pela burguesia e seu Estado os que são capazes de formar a classe mais revolucionária que já existiu na história. A única classe que foi, e segue sendo, capaz de se unir em um partido revolucionário da classe trabalhadora e de construir uma força poderosa para levar a frente a emancipação humana, não apenas livrar a sociedade da escravidão moderna assalariada, mas também construir uma sociedade livre de toda exploração e opressão, o comunismo.

Artigos relacionados: Teoria , História , Belo Horizonte









  • Não há comentários para este artigo