Sexta 26 de Abril de 2024

A invenção da psicanálise

20 Dec 2014 | O documentário "A invenção da psicanálise" ” (1997), de Elisabeth Roudinesco e Elisabeth Kapnist, fornece um rico panorama do percurso histórico da teoria psicanalítica, desde sua origem até suas questões contemporâneas.

Ataques ao site da Sony

Disparem contra Hollywood

18 Dec 2014 | Durante as últimas semanas uma das companhias mais importantes de Hollywood, a Sony Pictures Entertainment, foi atacada por hackers que publicaram informação confidencial da empresa, divulgaram filmes inéditos e bloquearam sistemas que representam perdas (...)

London Calling – 35 anos do melhor do punk

16 Dec 2014 | Quando a febre do punk rock inglês começa chegar a um ponto limite, após seu auge em 1977, uma de suas principais bandas, The Clash, provou que sua música era mais profunda e consistente que uma mera moda feita para dar uma “vazão controlada” à rebeldia juvenil em forma de um nicho (...)

O caminho escolhido pelo Racionais MCs em 12 anos de hiato

16 Dec 2014 | Desde 2002 deixando um grande público a esperar, finalmente o Racionais MCs lançou seu novo álbum de estúdio no dia 25 de novembro. Certamente esse trabalho não era somente aguardado pelos fãs do grupo ou do Rap em geral, mas por quem esperava ver e ouvir nas composições de Mano (...)

Os concursos de beleza e os padrões de beleza que a sociedade capitalista impõe as mulheres

15 Dec 2014 | Mulheres lindas, altas, com cabelos perfeitos, corpo esbelto e curvilíneo, rosto encantador, vestidas em longos vestidos de gala. O imaginário dos concursos de belezas está muito presente na vida das mulheres em nossa (...)

Balanço da 31ª Bienal de arte de SP – parte 1

15 Dec 2014 | Terminou a 31ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo e o saldo político foi: protestos à verba doada pelo estado de Israel, críticas de igrejas às obras expostas, censura à alguns trabalhos e alguns outros elementos que serão destacados (...)

Tchekhov e os esquecidos que fariam história

14 Dec 2014 | Talvez como em nenhum outro país, os escritores russos foram muito influenciados – e isso aparecia em praticamente toda a constelação das obras criadas na segunda metade do século XIX – pelos resultados econômicos e sociais da invasão cada vez maior de volumes imensos de capitais (...)

“Carne Osso” – Um retrato da carne mais barata do mercado

10 Dec 2014 | O documentário Carne Osso retrata, na voz dos próprios trabalhadores e de especialistas, o nível absurdo de exploração que existe hoje nos frigoríficos brasileiros. Uma verdadeira máquina de moer gente.

O poeta operário da Foxconn e a voz de uma geração

10 Dec 2014 | Recentemente vieram à tona os poemas de Xu Lizhi, um jovem operário chinês que trabalhava na fábrica onde são montados produtos da Apple, tristemente famosa pelos suicídios de seus operários.

Jogos Vorazes. A revolução será embalada e televisionada

08 Dec 2014 | O filme recentemente estreado da trilogia de livros "Jogos Vorazes" coloca a ideia de revolução mais clara e explicitamente do que as entregas anteriores. E não é fato a desconsiderar que uma história que trata abertamente a relação antagônica entre opressores e oprimidos consiga (...)

Kurt Cobain, poeta de um mundo caduco

07 Dec 2014 | Há vinte anos Kurt Cobain encerrava sua vida com um tiro. Sua música permanece como o testemunho e o grito contra um mundo de miséria e sofrimento, a poesia de uma época de dor.

O grito sufocado de Sylvia Plath

04 Dec 2014 | Em 1963 a escritora americana Sylvia Plath lançava seu primeiro e único romance, "A redoma de vidro", no qual, por meio de seu alter ego Esther Greenwood, conta sobre o doloroso processo de uma profunda depressão.

O “México Insurgente” de John Reed cem anos depois

02 Dec 2014 | Há cem anos o jovem jornalista americano John Reed lançava seu primeiro livro, "México Insurgente", sobre a revolução camponesa no México. Sua obra segue sendo um dos mais importantes relatos dessa importante luta.

NOVO CD

“Cores e valores”: Racionais MC’s voltam à cena

29 Nov 2014 | Depois de doze anos de espera, os Racionais MC’s lançaram no final de novembro o novo CD, intitulado “cores e valores”. Mais do que um álbum, o significado do lançamento do mais importante grupo de rap ainda está por se construir nos shows e na influência que ele (...)

Jogos Vorazes: a revolução como “golpe de efeito”

26 Nov 2014 | O novo filme "Jogos Vorazes - A Esperança" trás o tema da revolução em seu centro, mas sem deixar de lado todo o ranço com o qual a ideologia da classe dominante quer cobrir essa ideia.

O segredo por trás da casca: a mordacidade contra a escravidão em Machado de Assis

24 Nov 2014 | Acreditamos que a tese de um suposto Machado como “observador do sofrimento alheio”, contentando-se com críticas às injustiças aos negros dentro dos limites aceitáveis de uma sociedade da qual dependiam seus privilégios, não se sustenta sob nenhum ponto de (...)

Machado de Assis e o racismo no Brasil

22 Nov 2014 | A literatura de Machado de Assis é conhecida por sua crítica mordaz. Autor negro, ele deixou ao racismo um espaço bastante dúbio em sua produção.

ENTREVISTA

Cinema de Pernambuco: Gabriel Mascaro fala sobre seus filmes

17 Nov 2014 | Entrevistamos Gabriel Mascaro, jovem cineasta de Pernambuco, diretor de “um lugar ao Sol” e “Doméstica” e, recentemente, estreou o longa “Ventos de Agosto”.

Resenha sobre Convoque seu Buda, de Criolo

16 Nov 2014 | Na noite de segunda-feira, dia 3 de Novembro, sem alarde ou aviso prévio, Criolo lançou seu terceiro disco de estúdio, Convoque seu Buda, e finalmente acalmou os ânimos daqueles que esperavam por isso há um bom tempo, desde o estouro do Nó na orelha de (...)

O movimento Manguebeat e os vinte anos de “Da lama ao caos”

16 Nov 2014 | Há vinte anos era lançado o álbum "Da lama ao caos", de Chico Science e Nação Zumbi, um marco no movimento Manguebeat e na música brasileira.

RESENHA CRÍTICA

O capitalismo e suas grades

17 Oct 2014 | Todo preso é um preso político. Essa ideia, que pode parecer estranha a princípio, é demonstrada de formas diferentes por dois ótimos filmes que estão em cartaz em pouquíssimas (não à toa) salas de cinema no país.

O CALDO CULTURAL DE SANGUE NEGRO

Uma reflexão sobre Obama, Django e Lincoln

08 Feb 2013 | Há anos se usou o termo melting pot (ou caldo cultural) para dizer que os EUA eram o país da homogeinedade cultural e da liberdade para se viver qualquer diferença. O momento em que Obama, o exaltado presidente negro, se reelege é talvez o momento onde não é possível esconder que (...)

CINEMA

“O Som ao Redor”, uma estética para captar as contradições de classe no interior do lulismo

03 Feb 2013 | Num mar de filmes e novelas de apologia desavergonhada ao lulismo, à ideia do “Brasil potência” e do “país da classe média”, O Som ao Redor parece ter dado mais ouvidos à poesia dos trabalhadores brasileiros do que ao canto de sereia da ideologia dominante no lulismo em nosso (...)

ARTE

John Heartfield e a fotomontagem como arma

03 Feb 2013 | Encontra-se em cartaz no Museu Lasar Segall (São Paulo), a mostra John Heartfield: Fotomontagens, em exposição até o dia 24 de fevereiro. John Heartfield, um dos membros-fundadores e líderes do Dadaísmo de Berlim (ao lado de George Grosz e Raoul Hausmann), ingressou no Partido (...)

Mais publicações: